Carla Ferreira

Carla Ferreira

10 Praias para Conhecer em Portugal

Praia de Almograve – Odemira

A praia de Almograve localiza-se a 500m da localidade de Almograve, a cerca de 20Km de Odemira. Possui um areal extenso, um mar calmo durante a maré vazia, altura em que proporciona banhos em pequenas piscinas naturais, e com alguma ondulação aquando da maré alta, o que também permite a prática de bodyboard.

A praia de Almograve tem como infraestruturas casa de banho, duche, estacionamento e posto de primeiros socorros.

O acesso é super fácil e faz-se através da estrada. É detentora de Bandeira Azul e possui duas praias distintas, uma de rochas e arribas de xisto e outra de areia encostada às dunas.

Mais um pequeno paraíso na imensa costa alentejana.

 

Praia S. Rafael – Albufeira

A praia de S. Rafael em Albufeira é uma das mais bonitas da região algarvia, está localizada a cerca de 6Km de Albufeira e possui um areal de fina areia branca e águas azul turquesa que deliciam os banhistas. Está enquadrada por arribas calcárias de tons quentes, pinhais e grandes arbustos de aroeira. Na zona central dentro do mar encontram-se algumas formações rochosas dispersas e nas pontas das falésias existem dois enormes leixões. As águas transparentes permitem a exploração da vida marítima junto das rochas submersas.

O acesso à praia é feito por uma escada e uma rampa. Na praia existe um restaurante e estacionamento.

De facto trata-se de um local de beleza ímpar à qual ninguém fica indiferente.

 

Praia da Arrifana – Aljezur

Situada no concelho algarvio de Aljezur uma pequena povoação piscatória, a praia da Arrifana, com cerca de 500m de areal e Bandeira Azul, é considerada por muitos como uma das mais bonitas do nosso país. Fica situada no fundo de uma enseada protegida por altas escarpas, está inserida numa zona de elevada importância ecológica e é muita procurada, não só pela sua beleza, mas também para a prática de surf.

Na falésia a norte, junto ás ruínas do antigo forte, pode-se apreciar uma das mais fantásticas vistas da região. Na extremidade sul é possível observar dentro de água uma rocha conhecida como a Pedra da Agulha, por causa da sua forma vertical.

Nas altas arribas xistosas encontram-se diversos habitas de Cistus Palhinhae em charneca marítima, um espécie de flora vulnerável e também espécies de avifauna como a Cegonha-branca.

 

Praia Dona Ana – Lagos

A praia Dona Ana em Lagos no Algarve é sem dúvida uma das mais bonitas de Portugal. Recentemente sofreu obras de requalificação com uma alimentação artificial de areia com vista a aumentar a segurança dos banhistas.

A praia é constituída por falésias estratificadas, muito íngremes e coloridas que fazem uma pequena baía na qual se observam águas cristalinas fantásticas bastante pacíficas. É possivelmente a praia mais abrigada de todas as praias de Lagos, o acesso faz-se por um longo lance de degraus e por ser um pouco pequena facilmente fica lotada de pessoas.

 

Praia do Porto Santo – Porto Santo

Para mim a praia do Porto Santo é também uma das mais bonitas de Portugal. O extenso areal de 9Km de areias finas e douradas são a imagem de marca desta pequena ilha situada no Atlântico, uma ilha apelidada de “ilha dourada”.

Com águas cristalinas, calmas e mornas, azul turquesa fazem desta praia um local único em Portugal, tendo sido eleita a melhor praia de dunas no âmbito do concurso “7 maravilhas – praias”.

Esta longa praia vai desde a Vila Baleira até à Ponta da Calheta e ao longo da mesma encontram-se várias unidades hoteleiras, algumas delas maravilhosas, como é o caso do Resort Pestana Porto Santo.

Um local perfeito para trabalhar o bronze, dar uns mergulhos, brincar, etc, pois como o areal é enorme não há atropelamentos de pessoas, havendo até quem diga que as suas suaves areias têm propriedades terapêuticas para o reumatismo, raquitismo e varizes, que se devem às propriedades físicas, químicas e térmicas das areias carbonatadas biogénicas.

Um verdadeiro paraíso para os vereneantes, simplesmente magnífico.

 

Praia do Carvoeiro – Lagoa

A praia do Carvoeiro, junto à pequena vila com o mesmo nome, insere-se numa pequena baía de águas transparentes, um local, ainda que de dimensões reduzidas, abrigada onde é possível relaxar sem preocupações.

Trata-se de uma lindíssima praia tranquila, detentora da Bandeira Azul na qual é comum a presença de embarcações dos pescadores e dos barcos que se podem alugar para visitar as grutas.

Carvoeiro fica situado numa das faixas costeiras mais interessantes do Algarve, local de imensas grutas e fantásticas falésias rochosas. A zona histórica desta vila localiza-se numa pequena baía pitoresca na qual os hotéis se estendem para ambos os lados da baía, em cima das falésias.

 

Praia da Falésia – Albufeira

A praia da Falésia em Albufeira é uma das minhas eleitas sempre que rumo ao Sul de Portugal.  É uma praia junto de uma enorme falésia que tem início na praia do Barranco das Belharucas e se estende até Vilamoura.

No troço poente a arriba é altiva constituída por areias e argilas com ravinamentos acentuados. Para nascente a arriba vai rebaixando e é o desgaste da arriba que vai alimentando o areal com 5,5Km de extensão. Na base da arriba existem pequenos cones de areia, onde se vão fixando as plantas características das dunas: narciso-das-areias, couve-do-mar, cravo-das-areias, trevo-de-creta e cardo-marítimo.

No topo da arriba, que se eleva a 40 metros de altura, existe um bosque de pinheiros mansos com vários trilhos que permitem grandes caminhadas junto à linha da costa de onde é possível observar uma paisagem simplesmente fantástica.

A praia tem acesso por estrada e possui um parque de estacionamento junto à mesma, com acesso por escadas de madeira.

A praia foi distinguida com bandeira azul e foi considerada a melhor praia de Portugal vencendo os prémios Travellrs`Choice que distinguiram as dez melhores praias de Portugal, de acordo com as opiniões dos utilizadores de TripAdvisor.

 

Praia D´EL Rey – Óbidos

A Praia D´EL Rey é um local alternativo ao turismo de massas e longe das habituais confusões das zonas balneares mais conhecidas. Está localizada no Vale de Janelas, também conhecido localmente como o Sítio dos Belgas (Quintinha dos Belgas). O resort deve o seu nome à Serra D´EL Rey, onde Pedro I de Portugal teve um castelo no qual costumava atender sua amante Dona Inês, história refletida nos nomes de ruas da estância, sendo a rua principal chamada de Avenida D. Pedro e uma rua adjacente chamada Avenida Dona Inês de Castro.

O Praia D´EL Rey Golf & Beach Resort é um empreendimento turístico comercial, golfe e resort de praia residencial no oeste de Portugal situado a cerca de 15 km de Óbidos e de Peniche, abrangendo uma área de 0,97 Km2.

As primeiras propriedades, propriedades exclusivas com vista golfe e vista mar, foram construídas final de 1990, estavam próximas do portão de entrada, seguidas mais tarde, pela construção de um hotel, o Marriott Hotel e várias centenas de Private Villas, moradias e apartamentos, propriedades de cidadãos irlandeses, britânicos e escandinavos. Hoje em dia existem cerca de 800 propriedades, as quais foram construídos ao longo da última década, expandindo desta forma o resort.

Em 1997 foi construído o campo de golfe, desenhado por Cabell B. Robinson, um arquitecto de golfe americano. Este espaço tem 6.625 metros de comprimento e é considerado por muitos jogadores, um dos mais desafiantes em Portugal.

O Praia D’El Rey Golf & Beach Resort inclui ainda campos de futebol UEFA-padrão, 7 campos de ténis e os visitantes e moradores podem também fazer montain bike, passeios a cavalo e surf.

Existe atualmente uma grande oferta de restaurantes, hotéis e apartamentos para umas férias de sonho num local ímpar e muito tranquilo.

 

Praia Nossa Senhora da Rocha – Lagoa

Esta praia localiza-se na freguesia de Porches, no concelho de Lagoa, região do Algarve, em Portugal. Fica junto uma pequena comunidade piscatória que recebeu o nome de Senhora da Rocha em tributo à Virgem Maria devotada numa antiga ermida situada no topo do pontão de uma falésia onde se encontra também os vestígios do Forte de Nossa Senhora da Rocha.

A praia é flanqueada por falésias, com destaque para a falésia a Oeste onde se encontra o Forte e a Capela de Nossa Senhora da Rocha, onde existe um túnel escavado na rocha, que liga a Praia de Nossa Senhora da Rocha com a Praia Nova.

O facto de a Praia de Nossa Senhora da Rocha estar protegida por altas arribas não só traz uma grande vantagem para os pescadores, como também para os turistas em dias de muito vento.

 

Praia de Odeceixe – Aljezur

Classificada como uma das 7 Maravilhas – Praias de Portugal, a praia de Odeceixe, localiza-se no extremo norte do concelho de Aljezur e tem a particularidade de conter uma praia fluvial, pois é limitada a nascente e a norte pela Ribeira de Seixe, que faz fronteira natural com o Alentejo.

A ribeira, que integra a maior bacia hidrográfica deste concelho, condiciona a dinâmica desta praia, não só pela quantidade de sedimentos que a “alimenta”, como também pela energia das cheias, que em períodos muito chuvosos pode condicionar a forma e a dimensão da praia. A Praia de Odeceixe é composta por extensa língua de areia, encaixada entre altaneiras arribas de xisto e grauvaques, característicos desta região. A praia apresenta uma elevada qualidade paisagística e biodiversidade, podendo desfrutar-se de uma paisagem de rara e enorme beleza do topo das arribas. Estas constituem habitat privilegiado para a avifauna, proporcionando excelentes condições para a observação de aves, como a cegonha branca, o falcão-peregrino ou a gralha-de-bico-vermelho. É de facto neste Parque Natural, o único local do mundo onde é possível observar-se as cegonhas que nidificam nos rochedos marítimos.

Share this post

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on google
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email

Sobre

Olá, o meu nome é Carla Ferreira. Vivo em Viseu com a minha família, o marido Leonel e as filhas Sofia e Francisca.

Somos apaixonados pelo mundo, pela Natureza, pelas pessoas, culturas e tradições. Somos inquietos, sempre com uma vontade enorme de explorar mais e mais, de estar constantemente à procura. Privilegiamos muito o conhecimento, a valorização, a preservação e a sustentabilidade do planeta Terra. 

Explorar o mundo e partilhá-lo com as pessoas são das coisas que mais gostamos de fazer.

Artigos Recentes

Like Me on Facebook

Follow me on Instagram