Picture of Carla & Leonel

Carla & Leonel

460Km de Romantismo – Locais Imperdíveis na Estrada Romântica na Alemanha

Para os mais românticos e não só, existe uma estrada na Alemanha que leva os viajantes sentimentalistas a percorrer uma via que é um deleite para os sentidos.

Dá pelo nome de Estrada Romântica (em alemão: Romantische Straße) e foi assim denominada por agentes de viagem a partir de 1950, como projeto turístico.

 

A Estrada Romântica é um percurso de 460km que passa por charmosos vilarejos alemães entre Würzburg e Füssen. Mais do que uma viagem paisagística, trata-se de uma viagem pela riqueza da história, da arte, da gastronomia e da cultura.

Ao percorrer os 460Km é possível conhecer 29 cidades fascinantes, nas quais muitos poetas românticos alemães dos séculos XVIII e XIX encontraram a inspiração de que necessitavam.

Não só poetas, na verdade, o Walt Disney também se inspirou por aqui, em concreto, no Castelo de Neuschwanstein, nos arredores de Füssen para a criação do castelo da Cinderela, bem como na cidade Rothenburg, que por sua vez, inspirou a criação de Pinóquio.

Apesar de querermos muito percorrer a estrada na sua totalidade, não foi possível. Assim, iniciamos a nossa viagem em Landsberg am Lech na região da Baviera alemã e finalizamos em Fussen.

De qualquer modo, aqui fica o roteiro completo da Estrada Romântica, sendo que até à cidade onde começamos, toda a informação que agora partilhamos foi conseguida através de pesquisa. De Landsberg am Lech a Fussen, a experiência é contada por nós.

Acima de tudo, importa garantir que se está na estrada certa, seguindo as placas castanhas com a inscrição Romantische Straβe. O GPS é uma excelente ajuda nesta situação.

 

 

1. Würzburg

Conforme já referimos, a Estrada Romântica na Alemanha começa em Würzburg, que fica a cerca de 120 quilômetros de Frankfurt.

A cidade é um museu à céu aberto, com diversas construções em estilo barroco, como a Capela Schönborn e o Neumünster.

Outro ponto forte de Würzburg é o vinho branco obtido através da uva Silvaner. 

 

2. Wertheim

A viagem entre Würzburg e Wertheim dura cerca de 30 minutos.

Ao chegar à cidade o destaque vai para o Castelo Wertheim, de construção medieval que fica situado no topo de uma colina. No cume, é possível ter uma vista privilegiada de toda a cidade antiga.

Duas a três horas são suficientes para conhecer as principais atrações deste destino.

 

3. Tauberbischofsheim

Menos de 30 minutos de carro separam Wertheim de Tauberbischofsheim. Os principais atrativos da cidade são a arquitetura enxaimel, estilo germânico tradicional, e o Castelo Kurmainz.

Para os apreciadores de esgrima, saibam que o desporto é especialmente apreciado na cidade, a qual conta com um moderno centro para sua prática.

 

4. Lauda-Königshofen

Em apenas 10 minutos chega-se a Lauda-Königshofen, cidade conhecida pelas vinhas e vinícolas.

A paisagem oferece cenários únicos, ideais para se desfrutar dos pratos típicos da Alemanha acompanhados por um bom vinho ou pelas afamadas cervejas, o local recomendado para almoçar.

Em menos de duas horas é possível conhecer o Centro Histórico da cidade.

 

5. Bad Mergentheim

Bad Mergentheim fica a cerca de 15 minutos de carro da anterior, uma cidade pequena, contudo, repleta de encantos. Conhecida entre os alemães pela água com poderes curativos, segundo consta.

Para os apreciadores de passeios ao ar livre, o Kurpark, é o espaço ideal, por ser grande e muito arborizado. Na cidade, ainda há uma casa onde Beethoven se teria hospedado e composto alguns de seus principais arranjos.

Cerca de 1h30m na cidade é o suficiente para conhecer os principais pontos de interesse.

 

6. Weikersheim

Saindo de Bad Mergentheim, em 15 minutos de carro é possível chegar a Weikersheim. A paragem obrigatória na cidade é o Castelo de Weikersheim, que possui belos jardins muito semelhantes aos de Versalhes, na França.

Outro ponto de interesse é a Weikersheimer Orangerie, um espaço gigante construído pelo Conde Carl Ludwig. Antigamente, o local abrigava mais de 400 árvores de frutas cítricas protegidas do inverno em estufas. Hoje, restaram poucas delas, mas o passeio ainda vale muito a deslocação pois é muito bonito.

 

7. Röttingen

O próximo destino da Estrada Romântica fica a menos de 9Km de Weikersheim.

Uma atração muito interessante de Röttingen é o Sonnenuhrenweg, um percurso de 2Km que passa por 25 relógios solares.

Durante a caminhada, é possível contemplar as lindas casas em estilo germânico, as muralhas da cidade com as suas sete torres de defesa e o Castelo Brattenstein.

 

8. Creglingen

Um dos locais mais visitados da cidade é a Herrgottskirche, igreja onde está um altar dedicado a Maria.  O lugar é considerado especial, pois no auge das comemorações da Assunção de Maria, em agosto, os raios de sol tocam a face da imagem da mãe de Jesus, que enfeita o altar, pela primeira vez no ano.

Outras atrações da cidade são a Torre Lindlein e o Museu Judaico.

 

9. Rothenburg ob der Tauber

De Creglingen a Rothenburg ob der Tauber são 20 minutos de carro. 

Rothenburg é uma das cidades alemãs imperdíveis. Afinal, Rothenburg ob der Tauber tem, numa de suas esquinas, uma das construções mais fotografadas do país: a Plönlein.

De tão mágicos, os arredores da Plönlein teriam servido de inspiração para a criação da Vila do Gepeto, o “pai” do Pinóquio.

Além disso, algumas cenas de Harry Potter e as Relíquias da Morte também foram filmadas na cidade. Não menos conhecido é o mercado de Natal que todos os anos se realiza em Rothenburg.

 

10. Schillingsfürst

Schillingsfürst fica a cerca de 20 minutos de Rothenburg.

Um ponto imperdível nesta cidade é o Castelo Hohenlohe-Schillingsfürst, que fica no topo de uma colina e oferece uma vista incrível sobre a cidade.

O Brunnenhausmuseum também é um passeio interessante. É um museu que abriga utensílios e máquinas agrícolas rústicas muito utilizados na região nos séculos passados.

Os chocolates em forma de ouriço são uma tradição secular da cidade. Entre uma a duas horas por aqui é suficiente.

 

11. Feuchtwangen

A cerca de 17Km de Schillingsfürst encontra-se Feuchtwangen, uma cidade pequena que tem como principais atrações o Romanischer Kreuzgang e um Casino.

Durante o verão, a cidade oferece diversas atrações ligadas à música e ao teatro, atraindo visitantes de outras partes da Alemanha e também de diversos países.

A Igreja de Stiftskirche também merece uma paragem, pois a sua construção em estilo medieval com vitrais coloridos e teto em arcos assume-se como um ponto de interesse.

 

12. Dinkelsbühl

Em 15 minutos de viagem chega-se a Dinkelsbühl. A riqueza da cidade concentra-se nas suas construções intocadas aquando das guerras que assolaram o país. 

Os destaques vão para o centro histórico e para os quatro portões que delimitam o seu território e dão um ar medieval e mágico ao local.

O mercado de vinhos e a Catedral de São Jorge complementam o passeio.

 

13. Wallerstein

Wallerstein está localizada a cerca de 25Km de Dinkelsbühl, tendo como principais atrativos os Jardins Wallerstein e o Castelo de Baldern.

A cidade também conta com um belíssimo jardim em estilo inglês, que possui plantas e flores cuidadosamente escolhidas para cada época do ano. O destaque vai para o jardim de rosas com algumas espécies raras.

Uma hora é suficiente para conhecer as principais atrações de Wallerstein e então seguir para a próxima cidade da Estrada Romântica na Alemanha.

 

14. Nördlingen

De Wallerstein, são menos de 10 minutos até Nördlingen. Um facto muito interessante sobre a cidade é que ela foi construída dentro de uma grande cratera causada pela queda de um meteorito há milhões de anos. O incidente também trouxe outra característica importante ao local.

Com o impacto, o solo e as pedras foram bombardeadas por carbono, criando minúsculos pontos de luz dentro delas. Essas pedras brilhantes foram utilizadas como material para construção de diversos prédios na cidade, inclusive a própria igreja.

Quando os raios de sol atingem as escadarias da torre, por exemplo, é possível observar os pequenos pontos de luz.

Um passeio de uma hora é o suficiente para conhecer os principais pontos de Nördlingen.

 

15. Harburg

Um trajeto de 20 minutos de carro separa Nördlingen de Harburg. A cidade foi fundada em 1150 e até hoje mantém algumas das construções originais da época, mesmo tendo passado por diversos cercos e batalhas.

Um dos pontos de destaque nesta cidade da Estrada Romântica é o Castelo de Harburg, localizado no alto de uma colina.

Fazer uma caminhada pelas muralhas ao redor do castelo constitui uma excelente opção, pois permite perspetivas diferentes sobre a cidade.

 

16. Donauwörth

Pouco mais de 12km separam Harburg de Donauwörth.  As principais atrações localizam-se junto à ilha Ried, atrações como, a Hoher Meer, o Heimatmuseum e a Fischerplatz.

 

17. Rain

A cidade de Rain fica a apenas 15Km de Donauwörth, e sua principal atração é o Dehner Blumenpark, um belíssimo jardim que merece um passeio.

Vale também a pena um passeio pelas ruas principais da cidade para sentir a energia incrível do lugar.

 

18. Augsburg

Um dos pontos turísticos mais procurados de Augsburg é a Fuggerei, uma pequena vila idealizada por Jacob Fugger em 1516 e que foi destinada às famílias pobres daquela época.

A cidade ainda tem um pequeno museu e um bunker, um local construído para que as pessoas pudessem se proteger durante os bombardeamentos na época das guerras.

 

19. Friedberg

Saindo de Augsburg, em cerca de 15 minutos chega-se a Friedberg. Os pontos turísticos mais visitados na cidade são a Torre Marienbrunnen e a Prefeitura de Friedberg.

Para além destes, há um castelo medieval, cuja torre possibilita uma visão completa da cidade e até mesmo de Augsburg.

 

20. Landsberg am Lech

Como já referimos, a nossa viagem começou nesta cidade, cuja atração principal é a Mutterturm (Torre Mãe). Idealizada por Hubert von Herkome e construída entre os anos de 1884 e 1887, esta torre teria servido de inspiração para uma das princesas mais conhecidas dos contos de fadas: a Rapunzel.

Está situada num bonito jardim que ladeia o rio que passa pelo meio da cidade, próxima da grande represa de água que confere um espetáculo visual deslumbrante.

Na época do Natal, a cidade “veste-se” a rigor para realizar um dos mais bonitos mercados de inverno da região.

 

21. Hohenfurch

 

Hohenfurch é um vilarejo pacato que fica a apenas 25Km de Landsberg am Lech. Na cidade, o destaque vai para a Capela de Santa Úrsula e para a Igreja Pfarrkirche.

Como é uma localidade pequena, não há muitos monumentos em destaque. Ainda assim, é uma ótima oportunidade para se sentir a vida numa comunidade com tão poucos habitantes e que ainda mantém um ar medieval.

 

22. Schongau

Schongau fica a apenas 5 minutos. O interessante nesta localidade é fazer um passeio pelo centro histórico, fazer uma pausa para um café e umas comprinhas.

O destaque vai para a lindíssima igreja de Maria Himmelfahrt. O interior é imaculadamente branco com ornamentos bem elaborados e cheios de detalhes. Talvez uma das igrejas mais bonitas que já conhecemos.

 

23. Peiting

Schongau e Peiting ficam a menos de 10 minutos de distância uma da outra na Estrada Romântica na Alemanha. Na Villa Rustica, todas as primeiras sextas-feiras do mês, há uma feirinha dos agricultores, onde são comercializados produtos orgânicos e artesanais. 

 

24. Rottenbuch

Menos de 10Km à frente, chega-se a Rottenbuch. As atrações que valem a pena conhecer nesta localidade são o mosteiro Rottenbucher e Echelsbacher Brücke, uma belíssima ponte em arco famosa na região pela sua estrutura diferenciada.

Daqui a estrada segue para Wildsteig, e com isso, a reta final da maravilhosa Estrada Romântica na Alemanha.

 

25. Wildsteig

Em cerca de 5 minutos de viagem, chega-se a Wildsteig. Um dos pontos de interesse é a Igreja de St. Jakob, no entanto, a grande atração é o cenário natural criado pelos alpes, que rodeiam boa parte da cidade. Uma das visões paisagísticas mais incríveis na Alemanha.

 

26. Steingaden

Steingaden é uma cidade com pouco mais de 3 mil habitantes, com um ar bucólico fenomenal. Uma das atrações principais é a Wieskirche, igreja em estilo rococó classificada como património histórico da humanidade pela Unesco.

No local, existe o Museu da Peregrinação, que vale uma visita. 

 

27. Halblech

Halblech é o destino que se segue numa viagem repleta de encantos naturais, patrimoniais e culturais.

As visitas recaem nas diversas igrejas da cidade: St. Andreas, St. Michael e a simpática Capela de St. Peter.

Os outros pontos de interesse por aqui são os lagos, entre eles o Illasbergsee, o Forggensee e o Bannwaldsee.  Como gostamos imenso do local, deixamo-nos ficar por aqui um bom par de horas entre banhos e descanso.

 

28. Schwangau

Halblech fica próximo de Schwangau, cidade que faz parte das cadeias montanhosas europeias. O centro é o ponto de paragem obrigatório para comprar as lembranças da Estrada Romântica na Alemanha.

As duas principais atrações turísticas de Schwangau são os dois castelos já mencionados, o Hohenschwangau e Neuschwanstein.

O Schloss Hohenschwangau (Castelo Hohenschwangau) foi construído entre 1833 a 1837, a mando do príncipe herdeiro Maximilian. O interior ainda é preservado desde o século XIX até hoje. Cada quarto dos apartamentos reais está equipado com murais desenhados por Moritz von Schwind e Ludwig Lindenschmidt.

O rei Max II e sua família usavam o castelo durante o verão e como residência de caça, onde o jovem rei Ludwig II passou grande parte de sua infância e juventude.

O Schloss Neuschwanstein (Castelo de Neuschwanstein) foi concluído em 1892 logo após a morte do rei Ludwig II e desde então é uma das atrações turísticas mais populares da Alemanha.

A Sua construção aconteceu no mesmo lugar de dois castelos medievais chamados Hohenschwangau e Hinterhohenschwangau, em que o então jovem herdeiro Ludwig II passeava durante a infância.

Dos cerca de 200 quartos, apenas 20 foram concluídos antes da misteriosa morte do rei. A maioria dessas áreas são mostradas nos passeios do castelo.

No início da tarde, fomos em direção ao tão aguardado Castelo de Neuschwanstein, a cereja no topo do bolo da Estrada Romântica.

A linda construção que serviu de inspiração para Walt Disney e outros artistas. A caminhada colina acima proporciona vistas soberbas, ver o castelo de perto é emocionante, visitar o seu interior completa a experiência e a magia do local.

 

29. Füssen

Usamos as primeiras horas da manhã para explorar a cidade e as suas atrações.

Füssen tem um centro histórico pequeno e charmoso, como a maioria das cidades da Baviera. São ruas e ruelas de pedras com casinhas, lojas e restaurantes que parecem ter saído de algum conto de fadas.

O destaque vai para o castelo Hohes Schloss no centro histórico de Füssen, numa colina junto ao Rio Lech, que começou a ser construído em 1291 pelo Duque Ludwig. Atualmente, o castelo alberga uma galeria de arte da Bayerische Staatsgemäldesammlungen e da Städtische Galerie, com os seus deslumbrantes miradouros que oferecem uma vista maravilhosa sobre Füssen.

Share this post

  • Home
  • Destinos
  • 460Km de Romantismo – Locais Imperdíveis na Estrada Romântica na Alemanha

Sobre

Olá, somos a Carla, o Leonel, a Sofia, a Francisca, e adorámos partir à descoberta do mundo juntos!

Aqui, partilhámos os vários destinos que já visitamos, os hotéis onde ficamos hospedados e os restaurantes que experimentámos. Queremos inspirar quem nos visita, a viajar e a experimentar, pois consideramos que a vida é uma soma de experiências e uma constante procura. Nesta procura, buscamos locais, espaços, gastronomia, cultura, pessoas e, acima de tudo, a felicidade que é poder conhecer, valorizar e preservar o mundo maravilhoso que temos.

Artigos Recentes

Like Us on Facebook

Follow us on Instagram