#EuFicoEmPortugal, porque Portugal é um país único, de paisagens verdadeiramente incríveis, muito diversas, boa gastronomia, elevadíssimo património arquitetónico e cultural, e uma terra de gente muito hospitaleira.
Nesta imensa panóplia de lugares a conhecer, existe um que dá pelo nome de Restaurante Adega do Ti Joaquim, um restaurante cuja gastronomia regional portuguesa é o mote de inspiração.
O espaço, para cerca de 120 pessoas, está localizado nas Termas de São Pedro do Sul e deve o seu nome ao Ti Joaquim, proprietário de uma adega, cujo nome perdura em formato de restaurante, onde reina a cozinha portuguesa, tradicional e regional.
Num espaço acolhedor de arquitetura contemporânea, em pleno centro termal, dispõe de uma sala ampla, com decoração simples e uma esplanada bastante agradável.
O restaurante ocupa, portanto, uma moradia moderna, construída no lugar onde existiram a verdadeira adega e o lagar, onde o Ti Joaquim reunia os amigos para grandes jantaradas. A memória desses tempos ficou e os descendentes honraram a memória do antepassado com a abertura do restaurante.
À mesa, servem-se os sabores da região. A cozinha, de matriz regional, apresenta vários pratos tradicionais, tendo a carne da vitela de Lafões como ingrediente de excelência. A comida é simples, mas muito saborosa. O serviço é simpático e eficiente.
Especialidades
Entradas: Pão; azeitonas; manteigas; patés; queijinho; sertã de enchidos; petinga em molho de escabeche.
Sopas: Sopa do dia.
Peixe: Bacalhau à Ti Joaquim; lagarada de bacalhau; misto à Lagareiro; bacalhau à Lagareiro; polvo à Lagareiro; filetes de polvo com migas; peixe do dia.
Carne: Vitela assada à moda de Manhouce; cabrito grelhado à pastor; nacos de vitela na grelha; lombinhos de porco na grelha; bitoque; cabrito assado (aos domingos).
Vegetariano: Não têm, mas a pedido, confecionam algo.
Sobremesas: Migas de pobre; mousse de chocolate, molotoff, pudim caseiro; tarte de amêndoa; leite creme; natas do céu; pera bêbeda; pastéis de Vouzela; fruta.
Nós iniciámos a nossa refeição com um couvert composto por pão, tostas, azeitonas, paté e manteigas. Seguiu-se o prato principal, escolhemos bacalhau à ti Joaquim, vitela à moda de Manhouce. A “Pequena” pediu omolete de migas com batata frita e arroz e para terminar chegou-nos à mesa migas de pobre, confecionada com leite condensado e amêndoa, e mousse de chocolate. Acompanhámos a refeição com água e no final pagámos 44€, para dois adultos e duas crianças.
Horário
Almoço: 12h às 15h 30
Jantar: 19h às 22h
Encerra à Terça feira
Morada
Rua Central
Termas de São Pedro do Sul
Telef. 969 654 671