Carla Ferreira

Carla Ferreira

Adega do Ti Joaquim – São Pedro do Sul

#EuFicoEmPortugal, porque Portugal é um país único, de paisagens verdadeiramente incríveis, muito diversas, boa gastronomia, elevadíssimo património arquitetónico e cultural, e uma terra de gente muito hospitaleira.

Nesta imensa panóplia de lugares a conhecer, existe um que dá pelo nome de Restaurante Adega do Ti Joaquim, um restaurante cuja gastronomia regional portuguesa é o mote de inspiração.

O espaço, para cerca de 120 pessoas, está localizado nas Termas de São Pedro do Sul e deve o seu nome ao Ti Joaquim, proprietário de uma adega, cujo nome perdura em formato de restaurante, onde reina a cozinha portuguesa, tradicional e regional.

Num espaço acolhedor de arquitetura contemporânea, em pleno centro termal, dispõe de uma sala ampla, com decoração simples e uma esplanada bastante agradável.

O restaurante ocupa, portanto, uma moradia moderna, construída no lugar onde existiram a verdadeira adega e o lagar, onde o Ti Joaquim reunia os amigos para grandes jantaradas. A memória desses tempos ficou e os descendentes honraram a memória do antepassado com a abertura do restaurante.

À mesa, servem-se os sabores da região. A cozinha, de matriz regional, apresenta vários pratos tradicionais, tendo a carne da vitela de Lafões como ingrediente de excelência. A comida é simples, mas muito saborosa. O serviço é simpático e eficiente.

 

Especialidades

Entradas: Pão; azeitonas; manteigas; patés; queijinho; sertã de enchidos; petinga em molho de escabeche.

Sopas: Sopa do dia.

Peixe: Bacalhau à Ti Joaquim; lagarada de bacalhau; misto à Lagareiro; bacalhau à Lagareiro; polvo à Lagareiro; filetes de polvo com migas; peixe do dia. 

Carne: Vitela assada à moda de Manhouce; cabrito grelhado à pastor; nacos de vitela na grelha; lombinhos de porco na grelha; bitoque; cabrito assado (aos domingos). 

Vegetariano: Não têm, mas a pedido, confecionam algo.

Sobremesas: Migas de pobre; mousse de chocolate, molotoff, pudim caseiro; tarte de amêndoa; leite creme; natas do céu; pera bêbeda; pastéis de Vouzela; fruta. 

Nós iniciámos a nossa refeição com um couvert composto por pão, tostas, azeitonas, paté e manteigas. Seguiu-se o prato principal, escolhemos bacalhau à ti Joaquim, vitela à moda de Manhouce. A “Pequena” pediu omolete de migas com batata frita e arroz e para terminar chegou-nos à mesa migas de pobre, confecionada com leite condensado e amêndoa, e mousse de chocolate. Acompanhámos a refeição com água e no final pagámos 44€, para dois adultos e duas crianças.

 

Horário

Almoço: 12h às 15h 30

Jantar: 19h às 22h

Encerra à Terça feira

 

Morada

Rua Central

Termas de São Pedro do Sul

Telef. 969 654 671

Mais Informações >

Share this post

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on google
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email

Sobre

Olá, o meu nome é Carla Ferreira. Vivo em Viseu com a minha família, o marido Leonel e as filhas Sofia e Francisca.

Somos apaixonados pelo mundo, pela Natureza, pelas pessoas, culturas e tradições. Somos inquietos, sempre com uma vontade enorme de explorar mais e mais, de estar constantemente à procura. Privilegiamos muito o conhecimento, a valorização, a preservação e a sustentabilidade do planeta Terra. 

Explorar o mundo e partilhá-lo com as pessoas são das coisas que mais gostamos de fazer.

Artigos Recentes

Like Me on Facebook

Follow me on Instagram