Carla & Leonel

Carla & Leonel

Aldeia de Campos – Vieira do Minho

A aldeia de Campos, em Vieira do Minho, é uma aldeia cheia de personalidade, dotada de uma grande beleza natural e repleta de tradições.
 
Aldeia de Campos
 
Abraçada pela Serra da Cabreira, esta aldeia bem preservada possui uma identidade rural muito própria. Trata-se de uma zona muito verdejante ideal para caminhadas, as quais devem passar também pelas pequenas e rústicas ruas empedradas, visitando o património acumulado ao longo do tempo.
 
Aldeia de Campos
 
Aldeia de Campos
 
Aldeia de Campos
 
 
O cruzeiro, a igreja, os moinhos, a ponte romana, o forno comunitário e os espigueiros são locais de paragem obrigatória.
 
 
Aldeia de Campos
 
Ao todo existem na aldeia 46 espigueiros onde são guardadas as espigas de milho que, depois de arejadas secas são malhadas para dar aos animais e para fazer pão. As casas da aldeia de Campos, bons exemplares da tradição rural minhota, possuem na sua generalidade o andar de cima como habitação e o de baixo reservado aos animais e lides agrícolas. Eiras, eirados, celeiros e espigueiros são outros elementos que se pode encontrar pela aldeia, imagem do passado ligado à Terra e à agricultura.
 
 
Para além do património, o interessante é também conhecer as lendas e tradições da vida em comunidade, e “meter as mãos na massa” para fazer o pão caseiro, que depois de cozido fica tão saboroso.
 
 
  
Não se deve perder também a gastronomia local, com a vitela barrosã, o cabrito das terras altas do Minho, o queijo, o mel e o fumeiro a ganharem o protagonismo.
 
Aldeia de Campos
 
Aldeia de Campos

Share this post

Sobre

Olá, somos a Carla, o Leonel, a Sofia, a Francisca, e adorámos partir à descoberta do mundo juntos!

Aqui, partilhámos os vários destinos que já visitamos, os hotéis onde ficamos hospedados e os restaurantes que experimentámos. Queremos inspirar quem nos visita, a viajar e a experimentar, pois consideramos que a vida é uma soma de experiências e uma constante procura. Nesta procura, buscamos locais, espaços, gastronomia, cultura, pessoas e, acima de tudo, a felicidade que é poder conhecer, valorizar e preservar o mundo maravilhoso que temos.

Artigos Recentes

Like Us on Facebook

Follow us on Instagram