#Continuandoàprocura das aldeias de Portugal, passeios pela Natureza e património cultural, fomos à descoberta de Campos, em Vieira do Minho, uma aldeia cheia de personalidade, dotada de uma grande beleza natural e repleta de tradições.

Abraçada pela Serra da Cabreira, esta aldeia bem preservada possui uma identidade rural muito própria que encanta descobrir. Trata-se de um local muito verdejante para percorrer sem pressas, caminhando pelas pequenas e rústicas ruas empedradas, e visitando o património acumulado ao longo do tempo.

O cruzeiro, a igreja, os moinhos, a ponte romana, o forno comunitário e os espigueiros são locais de paragem obrigatória.



Ao todo existem na aldeia 46 espigueiros onde são guardadas as espigas de milho que, depois de arejadas secas são malhadas para dar aos animais e para fazer pão. As casas da aldeia de Campos, bons exemplares da tradição rural minhota, possuem na sua generalidade o andar de cima como habitação e o de baixo reservado aos animais e lida agrícola. Eiras, eirados, celeiros e espigueiros são outros elementos que se pode encontrar pela aldeia, imagem do passado ligado à terra e à agricultura.

Para além do património, o interessante é também conhecer as lendas e tradições deste espaço de vida em comunidade, e que bom que foi “meter as mãos na massa” e fazer o pão caseiro, que depois de cozido soube tão bem apreciar, uma experiência fantástica.


Podem-se fazer passeios a pé pela aldeia e respirar todo o ar puro deste ambiente de serra. Não se deve perder também a gastronomia local, em que sobressaem a vitela barrosã, o cabrito das terras altas do Minho, o queijo, o mel e o fumeiro.

