Carla & Leonel

Carla & Leonel

Aldeia Histórica – Almeida

A Aldeias Históricas de Almeida localiza-se no distrito da Guarda, cujo destaque vai para a sua fortaleza em formato de estrela, uma das mais bem preservadas da Europa. Construída no século XVII, durante o reinado de Dom João IV, a Fortaleza de Almeida foi uma resposta engenhosa às necessidades estratégicas da época. Com suas muralhas em forma de estrela de doze pontas, oferecia proteção máxima contra os invasores e um espaço seguro para a população local.
 
Almeida
 
Almeida é uma vila portuguesa situada no distrito da Guarda, região da Beira Interior, mais concretamente num território designado Terras de Riba-Côa. O seu carácter fronteiriço é bastante notório, uma vez que toda a sua confrontação a Leste é com Espanha, constituindo parte da fronteira Portugal-Espanha, mais conhecida por Raia ou “região arraiana”.
 
Almeida
 

Perante a necessidade de modernizar as obsoletas estruturas medievais, após a Restauração de 1640, Almeida empenhou-se na construção de uma renovada máquina de guerra que se pudesse adaptar às novas armas de fogo, e que lhe permitisse selar a fronteira.

A sua configuração extraordinária de planta hexagonal é constituída por seis baluartes, aos quais correspondem o mesmo número de revelins. Dentro da muralha, a vila preserva um número significativo de edifícios de carácter militar, bem como uma arquitetura civil de grande interesse.

Almeida

A fortaleza, que em tempos desempenhou um papel de charneira e defensivo único, é conhecida atualmente pelas duas grandes portas que a ligam com o exterior da Praça e três Poternas embora as últimas de carácter exclusivamente militar.

Almeida

 

Para Ver

Portas Duplas de São Francisco

Implantadas a meio da cortina, forçadas a suplantar o fosso e a atravessar o revelim as portas da fortaleza são duplas. Cada uma delas é aberta em arco pleno, com trânsito curvo. Lateralmente as Portas dispõem de uma casa-da-guarda, com quarto para o oficial, lareira, aberturas gradeadas, com seteiras nos panos murários e cobertura à prova de bomba. O corpo da guarda assegura um núcleo museológico dedicado à Guerra Peninsular, na casa da guarda está também localizado o Posto de Turismo.

 

Antigo Convento de Nossa Senhora do Loreto/ Quartel e Hospital Militar

O convento de Freiras Terceiras Regulares de S. Francisco dedicado a Nossa Senhora do Loreto, data do início do século XVI. Apresentava planta em U, desenvolvendo-se em torno de um claustro quadrangular. O que restou do antigo convento mostra uma planta em L, que corresponde à igreja, já com remodelações oitocentistas. Junto ao arco triunfal encontra-se a capela do Menino Jesus, do qual apenas sobreviveu um portal mandado construir por Dantas da Cunha em 1699.

Almeida

 

Casa Nobre

Edifício de dois pisos, sem extravagâncias decorativas, segue a tipologia de casa nobre. O eixo central é reforçado pela janela de sacada, e portal de moldura lisa e de lintel largo. Localiza-se na rua do Poço.

 

Casamatas: atualmente Museu Histórico Militar

Localizadas no subsolo do Baluarte de S. João de Deus, as casamatas são vinte casas subterrâneas, construídas em abóboda de volta perfeita e apenas três não têm túnel de ventilação. A sua funcionalidade esteve ligada à paz e à guerra. Serviram para abrigar a população e para armazém de viveres. Possui cisterna própria e poço. Hoje alberga o Museu Histórico Militar.

Almeida

 

Casa da Roda dos Expostos

Instituídas por Pina Manique, as casas de roda tiveram um papel social importante. Está estrategicamente colocada junto a uma poterna, apresenta um piso, planta quadrangular e pavimento de seixos rolados. É atualmente um núcleo museológico e localiza-se na Rua das Muralhas.

 

CEAMA – Centro de Estudos de Arquitetura Militar de Almeida

Localiza-se nas Casas da Guarda das Portas Exteriores do Revelim de Santo António e pretende mostrar ao visitante os elementos que constituem a Fortaleza de Almeida.

Almeida

 

Revelim Doble/ Hospital de Sangue

De influência Vaubaniana, é assim designado por ser uma estrutura dupla. Do ponto de vista técnico é um dos baluartes mais perfeitos por “tirar das faces dos baluartes que o flanqueia todo o fogo, cobrindo todos os flancos”. Apresenta no terrapleno uma construção abobadada que terá servido de paiol. A ponte levadiça fazia a ligação entre o reduto e o cemitério.

Almeida

 

Picadeiro D´El Rey

O Picadeiro, ao longo dos tempos, teve diferentes funcionalidades. Serviu de Trem de Artilharia, funcionou também como Quartel de Destacamento de Artilharia. A nível de estruturas tem o portal coroado com as armas reais, o edifício das manjedouras, o muro circular e as paredes laterais com contrafortes. Localiza-se no Baluarte de Nossa Senhora das Brotas.

 

Portas Duplas de Santo António

São estruturalmente semelhantes às de S. Francisco às de São Francisco embora mais monumentais e de traça distinta. Apresenta trânsito curvo, cobertura à prova de bomba.

 

Castelo

As atuais ruínas do castelo, consequência da explosão de 1810 permitem a leitura  de uma planta quadrangular irregular, cercado de um fosso lajeado com contra escarpa revestida a cantaria, apresentando nos ângulos as fundações de quatro torres de planta circular.

Almeida

 

Torre do Relógio

Situada na zona do castelo e da já desaparecida Igreja Matriz de Nossa Senhora das Candeias, a Torre do Relógio sobressai entre a muralha urbana. De planta quadrada, mostra quatro aberturas sineiras acessíveis por uma escadaria interior de madeira. Oscila entre a sobriedade do neoclassicismo e o exotismo do barroco. Localiza-se no antigo cemitério da vila.

 

Casa Brasonada Brigadeiro Vicente Delgado Freire

Casa de planta retangular, de cobertura a duas águas, de arquitetura civil residencial. O portal é ladeado por quatro janelas com avental almofadado chanfrado nos ângulos. Dispõe lateralmente de pano murário a pedra de armas, com ornatos tardo-barrocos. Localiza-se na Praça Dr. José Casimiro Matias.

 

Casa do Marechal de Campo Manuel Leitão de Carvalho/ Palácio dos Leitões

Trata-se de um edifício de arquitetura civil residencial. De composição regular mostra duas portas no primeiro piso e de duas janelas no piso superior que enquadram a pedra de armas da família, decorada com ornatos barrocos. Localiza-se na Rua dos Combatentes Mortos pela Pátria.

 

Casa Brasonada António Pereira Fontão Júnior

O edifício designado de “casa grande” é uma construção extensa, cuja unidade é sustentada pela repetição de vãos estandardizados, sem demarcação explícita da porta principal e à qual os elementos demarcados em cantaria e as varandas emprestam uma nota de riqueza decorativa. Localiza-se na Rua Serpa Pinto.

 

Casa João Dantas da Cunha

A Arquitetura civil residencial é, arquitetonicamente, a mais afirmativa. Terá sido edificada após o cerco de 1762. Apresenta uma fachada de aparato onde se destacam os elementos estruturais, sempre com recurso a formas geométricas simples e lineares.

 

Corpo da Guarda Principal

A construção do edifício iniciou-se em 1791, erguendo-se no local dos antigos alpendres do mercado. É um dos mais emblemáticos da Praça da Guerra e um dos mais monumentais Corpos de Guarda. Caracterizado pela severidade do traçado, apresenta uma fachada marcada pelo átrio de tripla arcada seccionado por pilares de ordem toscana. Atualmente serve de instalações à Câmara Municipal. Localiza-se na Praça da Liberdade.

 

Vedoria Geral da Beira

Trata-se de um edifício de arquitetura militar administrativa e residencial, composto por dois pisos, com planta quadrangular e cobertura em telhado de quatro águas. A Vedoria era um equipamento militar que assegurava a gestão financeira das praças de Guerra. Atualmente é o Palácio da Justiça e localiza-se na Praça da República.

 

Quartel da Esquadras

Mandado construir no século XVIII pelo Conde de Lippe, este edifício apresenta características barrocas e serviu como Quartel de Infantaria. Na sua fachada ostenta brasão real.

 

Igreja da Misericórdia

Edifício de planta longitudinal retangular e cobertura a duas águas. Os dois volumes justapostos correspondem espacialmente à nave, com pavimento de lajetas e cobertura de madeira, e à capela-mor demarcada pelo arco triunfal em cantaria, ladeada por dois retábulos de talha dourada do século XIX. A igreja encontrava-se adossada ao antigo Hospital, atual Lar da Misericórdia e localiza-se no Largo da República.

 

Casa dos Vedores Gerais

A fachada Sudoeste organiza-se em quatro módulos. Apresenta uma composição simétrica retilínea, modelada por quatro vãos em cada piso. O andar nobre apresenta ao centro a pedra de armas.

 

Praça Alta

Localiza-se no baluarte de Santa Bárbara, constituído por 23 canhoeiras, pela Praça Alta com plataforma no ângulo flanqueada para tiros a barbete e pela Bateria Baixa com plataforma para lançamento de morteiros.

Almeida

Mais Informações >

Share this post

Sobre

Olá, somos a Carla, o Leonel, a Sofia, a Francisca, e adorámos partir à descoberta do mundo juntos!

Aqui, partilhámos os vários destinos que já visitamos, os hotéis onde ficamos hospedados e os restaurantes que experimentámos. Queremos inspirar quem nos visita, a viajar e a experimentar, pois consideramos que a vida é uma soma de experiências e uma constante procura. Nesta procura, buscamos locais, espaços, gastronomia, cultura, pessoas e, acima de tudo, a felicidade que é poder conhecer, valorizar e preservar o mundo maravilhoso que temos.

Artigos Recentes

Like Us on Facebook

Follow us on Instagram