Carla & Leonel

Carla & Leonel

Aldeia Histórica – Belmonte

Este roteiro por Belmonte levará os visitantes a explorar uma região repleta de História. Belmonte é um concelho localizado no distrito de Castelo Branco, conhecido por ser o local de nascimento de Pedro Álvares Cabral, o navegador que descobriu o Brasil em 1500.

A vila tem uma forte presença judaica, com uma das últimas comunidades judaicas que sobreviveram em Portugal, mantendo as suas tradições ao longo dos séculos. O Museu Judaico de Belmonte, inaugurado em 2005, testemunha esta presença.

Belmonte é também famosa pelo seu castelo medieval, que oferece uma vista panorâmica da vila e dos arredores. Construído no século XIII é, atualmente, um dos castelos mais bem preservados em Portugal.

A vila tem uma rica tradição cultural e realiza vários eventos ao longo do ano, incluindo a Feira Medieval de Belmonte, que atrai centenas de visitantes.

No que toca à gastronomia, a região é conhecida pelo seu azeite, queijo da Serra da Estrela e pelo vinho. Os pratos típicos incluem o borrego assado, a truta grelhada e a sopa de castanhas.

 

Para Ver

Castelo de Belmonte

Belmonte

O Castelo de Belmonte está localizado no topo da colina e data do século XIII. Foi declarado Monumento Nacional em 1927, tendo sido residência da família Cabral e abandonado nos finais do século XVII devido a um incêndio no seu interior. Em 1992 foi construído um anfiteatro que tem vindo a receber espetáculos variados ao longo dos anos. Na antiga Torre de Menagem encontra-se uma exposição permanente de diversos itens encontrados em escavações ao longo do ano.

O castelo é um exemplar da arquitetura militar românica, gótica, manuelina e setecentista.

 

Sinagoga Beit Eliahu

Belmonte

A sinagoga foi inaugurada em 1996 na altura que se assinalavam os 500 anos de Édito de D. Manuel que ordenava a expulsão de judeus e muçulmanos do território português.

A comunidade judaica de Belmonte conseguiu, apesar da pressão e da perseguição exercida durante a época da Inquisição, preservar as suas tradições e rituais ao longo do tempo em segredo.

 

Museu Judaico

O Museu Judaico é uma homenagem a todos os Judeus que durante séculos resistiram à perseguição de que foram alvo e à sua importância na própria História de Belmonte. O seu interior exibe peças históricas e objetos utilizados ao longo dos anos em segredo.

 

Museu dos Descobrimentos

O Museu dos Descobrimentos está localizado no logradouro do Solar dos Cabrais, a antiga residência da família Cabral. Ao longo da exposição, existem vários ecrãs interativos que que informam sobre pormenores interessantes acerca dos objetos e episódios históricos acerca dos 500 anos da descoberta do Brasil, com vários detalhes da cultura brasileira, como a música, a literatura da vaga de imigração de portugueses para o Brasil.

 

Antigo Paço do Concelho e Pelourinho

Belmonte

O antigo Paço do Concelho está localizado no Largo do Pelourinho, na zona histórica de Belmonte. Ouve-se dizer que as suas pedras de armas foram picadas durante as Invasões Francesas por Belmonte não se ter rendido.

 

Estátua de Pedro Álvares Cabral

Belmonte

Inaugurada em 1961 pelo então Presidente do Brasil Juscelino Kubitschek de Oliveira, não poderia faltar uma estátua em honra de Pedro Álvares Cabral, o homem responsável pela descoberta/achamento do Brasil em 1500, que nasceu nesta localidade.

 

Solar dos Cabrais (Biblioteca e Arquivo Municipal)

O Solar dos Cabrais é o nome por que é conhecida a antiga residência da família de Pedro Álvares Cabral. Este edifício conta actualmente com a Biblioteca e o Arquivo Municipal de Belmonte. No seu logradouro localiza-se o Museu dos Descobrimentos.

 

Ecomuseu do Zêzere

O Ecomuseu do Zêzere situa-se na antiga Tulha (Celeiro) dos Cabrais. Neste espaço é possível acompanhar todo o percurso do Rio Zêzere desde a nascente até à foz com pormenores sobre a sua flora e fauna, numa vertente pedagógica. O percurso do rio está dividido em três etapas: a infância, a juventude e a idade adulta, altura em que as suas águas mergulham no rio Tejo. O visitante é também confrontado com as principais ameaças ao rio numa zona específica da exposição.

 

Igreja de Santiago e Panteão dos Cabrais

A Igreja de Santiago data de 1240 e está classificada como Monumento Nacional. Localiza-se num dos Caminhos de Peregrinação a Santiago de Compostela à qual os peregrinos recorrem no decorrer do percurso.

No interior da igreja existem ainda vestígios de frescos no seu teto e paredes, e uma Pietá (escultura de Nossa Senhora da Piedade) com cerca de 1,5m de altura, do século XIV.

Junto à igreja encontra-se também o Panteão dos Cabrais onde estão guardadas as cinzas de Pedro Álvares Cabral e outros membros da família. Trata-se de um monumento de traça romano-gótica.

 

Museu do Azeite

O Museu do Azeite desenvolve-se em três pisos, incluindo uma zona de lazer no seu exterior, com a preservação de um olival.

O objetivo deste equipamento é dar a conhecer as técnicas de produção do azeite e a importância que este teve na economia local, apresentando os seguintes temas: “A oliveira em Portugal”, “Olivais da Cova da Beira”, “A importância ecológica do olival”, “Ciclo anual da cultura da oliveira e produção de azeite”, “Introdução à tecnologia do Lagar de Belmonte”.

 

Para comer

Restaurante Casa do Castelo

Belmonte

Trata-se de um espaço com um ambiente acolhedor, próximo do castelo. Apresenta um menu composto por pratos baratos típicos da zona.

Largo de Santiago, Belmonte

Telef. 275 181 675

 

Restaurante da Pousada Convento de Belmonte

Inserido na Pousada Convento de Belmonte, a 1km de Belmonte, este restaurante oferece vistas fantásticas sobre a Cova da Beira e a Serra da Estrela e um menu composto por pratos típicos da região com um toque sofisticado.

Serra da Esperança, Belmonte

Telef. 275 910 300

 

Para Ficar

Pousada Convento de Belmonte

Belmonte

Localizada no Mosteiro de Nossa Senhora da Esperança, é um local de charme, a apenas 1 km de Belmonte. Com vistas privilegiadas para a Serra da Estrela de todos os quartos, bem como da zona da piscina, restaurante e lounge-bar.

 

Festas e Eventos Especiais

Feira Tradicional de Enchidos e Sabores de Belmonte: fevereiro

Procissão em Honra a Nossa Senhora da Esperança: 25 e 26 de abril

Feira Medieval: Meados de agosto

Mercado Kosher: setembro (em 2016 terá lugar no dia 11 de setembro)

Festa das Luzes (marca a celebração judaica “Hannukah”): dezembro

Share this post

Sobre

Olá, somos a Carla, o Leonel, a Sofia, a Francisca, e adorámos partir à descoberta do mundo juntos!

Aqui, partilhámos os vários destinos que já visitamos, os hotéis onde ficamos hospedados e os restaurantes que experimentámos. Queremos inspirar quem nos visita, a viajar e a experimentar, pois consideramos que a vida é uma soma de experiências e uma constante procura. Nesta procura, buscamos locais, espaços, gastronomia, cultura, pessoas e, acima de tudo, a felicidade que é poder conhecer, valorizar e preservar o mundo maravilhoso que temos.

Artigos Recentes

Like Us on Facebook

Follow us on Instagram