
Para visitar
Praia Fluvial
A praia fluvial de Castelo Novo situa-se logo à entrada da aldeia. É banhada pela Ribeira de Alpreade e o espaço para banhos, retidos por comportas, apresentam quatro profundidades diferentes para que possa ser utilizado por todo o tipo de banhistas. Como serviços, a praia dispõe de um bar de apoio com esplanada e um relvado para banhos de sol.
Castelo e Torre Sineira
Localizado num dos pontos mais elevados da aldeia, o castelo tem uma série de passadiços e estruturas que tornam mais acessível a visita. Pensa-se que terá sido construído em 1202. No cimo da Torre de Menagem é possível apreciar a magnífica vista sobre Castelo Novo e a Serra da Gardunha.
Igreja Matriz
A Igreja Matriz de Castelo Novo é também conhecida como Igreja de Nossa Senhora da Graça e está localizada no Largo do Adro, datando do século XVIII.

Chafariz da Bica
Este chafariz datado do século XIV no reinado de D. Dinis está localizado no Largo da Bica.

Casa da Lagariça
Na Casa da Lagariça é possível observar várias peças de artesanato, outros produtos de Castelo Novo e da região e os fantásticos bonecos, criados no âmbito do projeto “Histórias Criativas”, da autoria de Ana Almeida. O projeto surgiu a partir da reinvenção das lendas de cada aldeia histórica por crianças das escolas da região e a partir dessas histórias foi publicado o livro “Lendas da tua História”. Posteriormente os protagonistas de cada história foram depois transformados em bonecos físicos, graças à imaginação e criatividade de Ana Almeida, uma professora universitária da UBI na Covilhã. Este fantástico e original projeto tem como objectivo a divulgação do património cultural das aldeias históricas e também a criação de postos de emprego e aumento do empreendedorismo da região. É necessário fazer reserva para visitar o espaço através do email casadalagarica@gmail.com ou do número de telemóvel 962697493.
Antigos Paços do Concelho e Pelourinho
Localizado no Largo do Município, no centro da aldeia, está o edifício quinhentista dos antigos Paços do Concelho e o Pelourinho, pois Castelo Novo já foi outrora sede de Concelho.

Solar dos Gamboas
Este solar encontra-se em frente da casa da Câmara e do Pelourinho e foi construído durante o século XVIII aquando da vinda da família Gamboa para a aldeia.
Lagariça
A lagariça é um antigo lagar de vinho com origem nos séculos VII e VIII. Construído diretamente numa grande rocha perto do Castelo, este lagar é composto por 2 pias, uma maior onde a uva era pisada e outra menor para recolher o sumo daí resultante (mosto). É um testemunho das primeiras práticas da cultura do vinho na região, tendo sido construído durante a ocupação romana.
Solar de S. Silvestre
Uma antiga casa do alcaide-mor de Castelo Novo, na qual se destaca a entrada com alpendre que é suportado por colunas e possui brasão datado de 1616.
Miradouro das Alminhas
Na subida para o centro da aldeia, do lado direito da estrada, encontra-se o Miradouro das Alminhas, local com uma vista magnífica sobre a Serra, a ribeira de Alpreade e as ruínas da antiga fábrica de lanifícios.
Para dormir
Casa Petrus Guterri
A Casa Petrus Guterri localiza-se no centro histórico da aldeia é composta por 5 quartos com wc privativo e vistas fantásticas sobre a Serra da Gardunha. A casa oferece um ambiente típico e acolhedor e wi-fi gratuito.
http://www.aldeiashistoricasdeportugal.com/onde-dormir/casa-petrus-guterri
Natura Glamping
Situado a cerca de 3 kms de Castelo Novo, em Alcongosta, este “camping de luxo” disponibiliza tendas de elevada qualidade com vistas de cortar a respiração sobre a montanha. Para além de wc privativo, as tendas incluem também produtos de higiene e wi-fi gratuitos.
http://www.naturaglamping.com/portal/index.php/pt/
Para saborear
O Lagarto
O restaurante está localizado à entrada da aldeia sendo é conhecido pelo atendimento e pratos típicos de grande qualidade de onde se destacam o Bife à Café e o Cabrito Assado no Forno.
Telef. 275 567 406
Festas
Festa em honra de S. Brás: 1º Domingo de Fevereiro
Festa de Nossa Senhora Da Serra: 2ª Feira seguinte à Páscoa
Festa do Senhor da Misericórdia: 1º fim de semana de Setembro