Carla & Leonel

Carla & Leonel

Aldeia Histórica – Linhares da Beira

 
#Continuandoàprocura da história do nosso país, decidi partir à descoberta das Aldeias Históricas de Portugal, num total de 12 aldeias localizadas na região Centro Interior, tendo iniciado a rota em Linhares da Beira, que oferece a quem a visita magníficas paisagens montanhosas de ar puro e de perder de vista.
Linhares, também conhecida como capital do parapente, é uma aldeia medieval do século XII que se situa a 180 metros na vertente ocidental da serra da Estrela no concelho de Celorico da Beira, distrito da Guarda. O local possui uma grande variedade arquitetónica e artística, tendo recebido o primeiro foral em 1169 por D. Afonso Henriques.
 

O majestoso castelo erigido sobre um enorme maciço granítico aconteceu mais tarde no reinado de D. Dinis, sendo atualmente o ex-líbris da aldeia, que proporciona uma vista de cortar o fôlego.

 
 
 
 
A povoação cresceu à sombra das suas muralhas, as ruas são sinuosas e as casas são de granito com gárgulas, portais e janelas manuelinas.
 
 
 
 
 
 
 
Para visitar
Castelo (no interior de uma das torres, que se pode visitar, existe um mecanismo de um relógio mecânico do séc. XVII cujos pêndulos de pedra ainda marcam o ritmo da vida)
Igreja Matriz e a igreja da Misericórdia
Casas Manuelinas e a antiga albergaria
Pelourinho e os antigos Paços do Concelho
Solar dos Corte Real e o Solar Brandão e Melo
 
 
 
 
 
 

Para ficar

Inatel de Linhares da Beira
T. 271 776 082
http://www.inatel.pt/unidhoteleira.aspx?menuid=669

Casa Pissarra (TER)
T. 271 776 180

Para saborear

Restaurante Cova da Loba
http://www.covadaloba.com/

Share this post

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on google
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email

Sobre

Olá, somos a Carla, o Leonel, a Sofia, a Francisca, e adorámos partir à descoberta do mundo juntos!

Aqui, partilhámos os vários destinos que já visitamos, os hotéis onde ficamos hospedados e os restaurantes que experimentámos. Queremos inspirar quem nos visita, a viajar e a experimentar, pois consideramos que a vida é uma soma de experiências e uma constante procura. Nesta procura, buscamos locais, espaços, gastronomia, cultura, pessoas e, acima de tudo, a felicidade que é poder conhecer, valorizar e preservar o mundo maravilhoso que temos.

Artigos Recentes

Like Us on Facebook

Follow me on Instagram