“Pequena”
Partindo à descoberta de mais uma Aldeia Histórica, estivemos no Piódão, uma aldeiazinha escondida na serra do Açor, que para lá chegar tem que se percorrer uma estrada muito vertiginosa, mas com uma vista fabulosa.
Começámos a nossa jornada no restaurante “Delícias do Piódão” onde recarregámos as forças com comida maravilhosa.
Passeámos pelos caminhos apertados do Piódão para conhecermos a aldeia até ao cimo onde nos deparámos com a eira comunitária. Acho fantástico pensar que, há uns anos atrás estava lá imensa gente a malhar o milho.
Fomos também ao núcleo museológico ver roupas e utensílios do passado.
Por fim, descemos até à praia fluvial e, embora estivesse um sol esplendoroso, não nadamos nas incríveis águas do rio. Para a próxima devemos acrescentar fatos de banho à nossa mala.
E assim foi o nosso dia numa que é uma das mais bonitas aldeias de Portugal. Aconselho a visita, vão deliciar-se com a beleza da mesma.
“Mais Pequena”
No final do verão estivemos numa aldeia tão pequenina quanto eu, chamava-se Piódão e parece uma aldeia encantada, as casas são pequeninas, as ruas muito estreitinhas e há uma igreja que parece um castelo encantado. Ouvi dizer que é conhecida como a aldeia presépio por ser tão pequena e com tudo tão encaixado, eu concordo plenamente.
Percorremos as ruas à procura dos vestígios do passado, estivemos no museu para conhecer um pouco mais da História da aldeia e fomos à praia fluvial, onde aproveitámos para refrescar os pés.
A estrada para chegar a esta aldeia tem muitas curvas e sobe e desce a montanha várias vezes, mas a paisagem é muito bonita, bem como a própria aldeia.