Encaixada num vale profundo da Serra do Açor, a belíssima aldeia de Piódão parece ter saído de um conto de fadas. Aqui, há casinhas de xisto pequeninas, encavalitadas umas nas outras, com pormenores azuis, que conferem à paisagem uma beleza incrível.
Conhecida como Aldeia Presépio, o Piódão está situado num magnífico vale, resguardado dos fortes ventos que castigam o alto das serras portuguesas, no concelho de Arganil. É um local verdadeiramente fascinante. Devido à falta de espaço, as casas foram erguidas em altura, não em comprimento. São feitas de xisto com telhados de ardósia, fazendo o postal perfeito.
Chegar até Piódão implica uma viagem pelas sinuosas curvas da Serra do Açor. Contudo, as vistas são surpreendentes. Vales e montanhas cobertos por um manto verde de perder de vista, a Natureza em todo o seu esplendor.
Piódão é, sem dúvida, umas das mais bonitas aldeias de Portugal, classificado como Imóvel de Interesse Público em 1978. O azul que pinta as portas e janelas é um dos mistérios ainda para desvendar. Ninguém sabe ao certo a razão. São várias as explicações, mas a mais conhecida prende-se com o isolamento da aldeia e com a chegada de uma lata de tinta azul. Não havendo escolha, o azul impôs-se e é, atualmente, parte integrante do conjunto arquitetónico da aldeia.
O destaque da aldeia vai para bela Igreja Matriz, a Igreja de Nossa Senhora da Conceição com um branco quase imaculado. Para combinar com o restante do povoado, listas azuis cortam o semblante branco da pitoresca igreja.
Piódão é uma aldeia serrana, de feição rural, e acessos difíceis, um excelente exemplo de como o ser humano se adaptou ao longo dos séculos aos mais inóspitos locais.
A Natureza envolvente está quase que em estado puro, observando-se pela região diversas espécies de fauna e flora típicas do local.
Os habitantes dedicam-se, sobretudo, à agricultura (milho, batata, feijão, vinha), à criação de gado (ovelhas e cabras) e em alguns casos à apicultura.
A flora é em grande parte constituída por castanheiros, oliveiras, pinheiros, urzes e giestas. A fauna compõe-se, sobretudo, de coelhos, lebres, javalis, raposas, doninhas, fuinhas, águias, açores, corvos, gaios, perdizes e pequenos roedores.
Piódão oferece hoje em dia uma boa oferta turística, com alojamento, restauração, e diversas lojas com o que de mais tradicional se produz na aldeia, como artesanato, licores, mel, pão e produtos gastronómicos.
Para Ver
Capela das Almas
Capela do século XVIII e XX com retábulo em madeira e com uma pintura representando as Almas do Purgatório. Foi capela mortuária do Piódão e das aldeias vizinhas.
Capela de São Pedro
Datada do século XVII / XVIII e XX, trata-se de um singelo templo localizado no interior da malha urbana. Possui uma imagem de S. Pedro, do Século XVI.
Eira
No cimo da povoação existe uma eira comunitária. Em aldeias pequenas e isoladas o comunitarismo foi um modelo de trabalho, uma prática de utilização de infra-estruturas (sistema de rega, forno, eira) ou de espaços (baldios), essencial para a sobrevivência das respectivas comunidades. Este espaço era utilizado para secar e malhar as colheitas de cereais (centeio) e leguminosas (feijão). Destaca-se a profusão de gravações em várias pedras da eira: covinhas e desenhos, muitos destes correspondendo a podomorfos (formas de plantas de pés), individuais ou aos pares. Presume-se que estas representações estejam relacionadas com cultos propiciatórios de boas colheitas ou de conservação dos produtos.
Fonte dos Algares
A Fonte dos Algares, construída em xisto, é um pequeno chafariz com um arco ogival, no interior de uma parede de xisto.
Igreja Matriz
O templo primitivo foi edificado na segunda metade do século XVIII. Acede-se ao templo por uma larga escadaria em xisto. Possui dois corpos justapostos e sacristia anexa. Dedicado a Nª Srª da Conceição, sofreu várias obras de restauro e ampliação. A intervenção de 1898-1900 estabeleceu a fachada atual com quatro robustos contrafortes cilíndricos. Dessa intervenção também resultou a construção da torre sineira e do coro-alto, tendo o templo avançado para a sua cabeceira com o corpo da capela-mor, que também passou a ficar dotado com quatro colunas cilíndricas como contrafortes em cada um dos cantos da estrutura.
Posto de Turismo/ Núcleo Museológico
O Posto de Turismo e Núcleo Museológico do Piódão é o local de acolhimento de quem visita a aldeia, no qual se poderá obter as mais diversas informações. O Núcleo Museológico alberga uma exposição permanente, dotada de artefactos e obras de arte que mostram o modo de vida das gentes desta aldeia histórica.
Para Ficar
Inatel Piódão
O Hotel Inatel Piodão está perfeitamente enquadrado na paisagem numa das encostas da serra, e oferece uma vista fantástica sobre a aldeia. São 27 quartos, piscina coberta, sauna, jacuzzi, sala de jogos e restaurante, no conforto de um alojamento de montanha.
Para Comer
No Piódão prova-se a famosa broa de batata, o queijo da serra, os vários licores ou alguns pratos típicos como a chanfana ou as trutas grelhadas. Na doçaria existem os deliciosos Doces de Castanha.
Piódão XXI
O restaurante Piódão XXI está localizado à entrada da aldeia. Com uma arquitetura mais moderna e uma esplanada que permite aproveitar os dias de sol, oferece uma vista fantástica sobre a Serra e sobre Piódão. Tem como especialidades a chanfana à moda da serra, cabrito assado no forno e bucho serrano, entre outros.
O Solar dos Pachecos
Também localizado na entrada da aldeia, no largo principal, o Solar dos Pachecos é outra boa escolha para uma refeição. Com uma boa relação qualidade-preço e um menu composto pelos pratos típicos da região, é uma óptima escolha na altura do almoço ou jantar.
O Fontinha
Este pequeno restaurante está localizado numa das tradicionais casas de xisto de Piódão. Serve as especialidades típicas da região como a Chanfana ou a famosa Tigelada para sobremesa.
Para Fazer
Praia Fluvial
A Praia Fluvial de Piódão está escondida nas encostas da Serra do Açor, em plena aldeia. À semelhança da povoação, a praia usa o xisto nos acessos e na represa de água, fechada apenas no verão.
A baixa temperatura das águas da ribeira do Piódão atesta a sua pureza, reconhecida com o galardão Bandeira Azul, e as árvores das encostas asseguram as sombras nos dias mais quentes.
Percursos pedestres
As imediações da aldeia são ricas em trilhos pedestres e de BTT, bem assinalados por toda a serra, que permitem uma descoberta completa da região.
Festas e Eventos Especiais
Festa de São Pedro em abril
Festa do Sagrado Coração de Jesus em agosto