Picture of Carla & Leonel

Carla & Leonel

Aldeia Histórica – Piódão

         

#Continuandoàprocura das Aldeias Históricas de Portugal estivemos na belíssíma aldeia do Piódão, uma aldeia que parece saída de um conto de fadas, casinhas de xisto pequeninas, encavalitadas umas nas outras e com pormenores azuis, conferem à paisagem um deslumbramento incrível.

Conhecida como Aldeia Presépio, o Piódão está situado num magnífico vale, resguardado dos fortes ventos que castigam o alto das serras portuguesas, no concelho de Arganil. É um local verdadeiramente fascinante. Devido à falta de espaço, as casas foram erigidas em altura, não em comprimento. São feitas de xisto com telhados de ardósia e estão encaixadas na encosta da Serra do Açor fazendo o postal perfeito.

Chegar até Piódão implica uma viagem pelas sinuosas curvas da Serra do Açor. Contudo, as vistas são surpreendentes, de tirar o fôlego. Vales e montanhas cobertas por um manto verde de perder de vista, a natureza em todo o seu esplendor.

Piódão é sem dúvida umas das mais bonitas aldeias de Portugal, classificado como Imóvel de Interesse Público a partir de 1978. O azul que pinta as portas e janelas é um dos mistérios ainda para resolver. Ninguém sabe ao certo a razão. São várias as explicações, mas a mais conhecida prende-se com o isolamento da aldeia e com a chegada de uma lata de tinta azul. Não havendo escolha, o azul impôs-se e é atualmente parte integrante do conjunto arquitetónico da aldeia.

O destaque da aldeia vai para bela Igreja Matriz, a Igreja de Nossa Senhora da Conceição em Piódão, evidencia um branco quase imaculado. Para combinar com o restante do povoado, listras azuis cortam o semblante branco da pitoresca igreja.

Piódão é uma aldeia serrana, de feição rural, e acessos difíceis, um excelente exemplo de como o ser humano se adaptou ao longo dos séculos aos mais inóspitos locais.

A natureza envolvente está quase que em estado puro, observando-se pela região diversas espécies de fauna e flora típicas do local.
Os habitantes dedicam-se, sobretudo, à agricultura (milho, batata, feijão, vinha), à criação de gado (ovelhas e cabras) e em alguns casos à apicultura.

A flora é em grande parte constituída por castanheiros, oliveiras, pinheiros, urzes e giestas. A fauna compõe-se, sobretudo, de coelhos, lebres, javalis, raposas, doninhas, fuinhas, águias, açores, corvos, gaios, perdizes e pequenos roedores.

Piódão oferece hoje em dia uma boa oferta turística, com alojamento, restauração, e diversas lojas com o que de mais tradicional se produz na aldeia, entre artesanato, licores, mel, pão ou outros deliciosos produtos gastronómicos.

 

Para Ver

Capela das Almas

Capela do séc. XVIII e XX com retábulo em madeira e com uma pintura representando as Almas do Purgatório. Foi capela mortuária do Piódão e das aldeias vizinhas.

 

Capela de São Pedro

Datada do séc.XVII / XVIII e XX, trata-se de um singelo templo localizado no interior da malha urbana. Possui uma imagem de S. Pedro, do Séc.XVI.

 

Eira

No cimo da povoação existe uma eira comunitária. Em aldeias pequenas e isoladas o comunitarismo foi um modelo de trabalho, uma prática de utilização de infra-estruturas (sistema de rega, forno, eira) ou de espaços (baldios), essencial para a sobrevivência das respectivas comunidades. Este espaço era utilizado para secar e malhar as colheitas de cereais (ex: centeio) e leguminosas (ex: feijão). Destaca-se a profusão de gravações em várias pedras da eira: covinhas e desenhos, muitos destes correspondendo a podomorfos (formas de plantas de pés), individuais ou aos pares. Presume-se que estas representações estejam relacionadas com cultos propiciatórios de boas colheitas ou de conservação dos produtos.

 

Fonte dos Algares

A Fonte dos Algares, toda construída em xisto, trata-se de um pequeno chafariz com um arco ogival. Construída no interior de uma parede de xisto.

 

Igreja matriz

O templo primitivo foi edificado na segunda metade do séc. XVIII. Mas pelos finais do séc. XIX a fachada ameaçava ruína. Acede-se ao templo por uma larga escadaria em xisto. Possui dois corpos justapostos e sacristia anexa. Dedicado a Nª Srª da Conceição, sofreu várias obras de restauro e ampliação. A intervenção de 1898-1900 estabeleceu a fachada actual com quatro robustos contrafortes cilíndricos, elevados em relação ao corpo da nave, com remate em coruchéus cónicos. Dessa intervenção também resultou a construção da torre sineira e do coro-alto, tendo o templo avançado para a sua cabeceira com o corpo da capela-mor, que também passou a ficar dotado com 4 colunas cilíndricas como contrafortes em cada um dos cantos da estrutura.

 

Posto de Turismo/ Núcleo Museológico

O Posto de Turismo e Núcleo Museológico do Piódão é o local de acolhimento de quem visita a Aldeia do Piódão, no qual se poderá obter as mais diversas  informações. O Núcleo Museológico alberga uma exposição permanente, dotada de artefactos e obras de arte que mostram o modo de vida das gentes desta aldeia histórica.

          

 

Para Ficar

Inatel Piódão

O Hotel Inatel Piodão está perfeitamente enquadrado na paisagem numa das encostas da serra, e oferece uma vista fantástica sobre a aldeia. São 27 quartos, piscina coberta, sauna, jacuzzi, sala de jogos e restaurante, no conforto de um alojamento de montanha.

 

InXisto Lodges

Localizado em Chãs de Égua, o InXisto Lodges é outro alojamento que se encontra perfeitamente enquadrado na paisagem. As suas 2 casas de xisto, apesar de apresentarem uma arquitectura moderna, encaixam na perfeição no ambiente da serra e da aldeia de Piódão. Cada casa tem capacidade para 4 pessoas.

 

Para Comer

No Piódão há para provar a sua famosa broa de batata, o queijo da serra, os vários licores ou alguns pratos típicos como a chanfana ou as trutas grelhadas. Na doçaria existem os deliciosos Doces de Castanha.

 

Piódão XXI

O restaurante Piódão XXI está localizado à entrada da aldeia. Com uma arquitectura mais moderna e uma esplanada que permite aproveitar os dias de sol, oferece uma vista fantástica sobre a Serra e sobre Piódão. Tem como especialidades a chanfana à moda da serra, cabrito assado no forno e bucho serrano, entre outros.

 

O Solar dos Pachecos

Também localizado na entrada da aldeia, no largo principal, o Solar dos Pachecos é outra boa escolha para uma refeição. Com uma boa relação qualidade-preço e um menu composto pelos pratos típicos da região, é uma óptima escolha na altura do almoço ou jantar.

 

O Fontinha

Este pequeno restaurante está localizado numa das tradicionais casas de xisto de Piódão. Serve as especialidades típicas da região como a Chanfana ou a famosa Tigelada para sobremesa.

 

 

Outras Atividades

Praia Fluvial

A Praia Fluvial de Piódão está escondida nas encostas da Serra do Açor, em plena aldeia. À semelhança da povoação, a praia usa o xisto nos acessos e represa de água, fechada apenas no verão.

A baixa temperatura das águas da ribeira do Piódão atesta a sua pureza, reconhecida com o galardão Bandeira Azul, e as árvores das encostas asseguram as sombras nos dias mais quentes.

          

 

Percursos pedestres

As imediações da aldeia são ricas em trilhos pedestres e de BTT, bem assinalados por toda a serra, que permitem uma descoberta completa da região.

 

Festas e Eventos Especiais

Festa de São Pedro em abril

Festa do Sagrado Coração de Jesus em agosto

Share this post

Sobre

Olá, somos a Carla, o Leonel, a Sofia, a Francisca, e adorámos partir à descoberta do mundo juntos!

Aqui, partilhámos os vários destinos que já visitamos, os hotéis onde ficamos hospedados e os restaurantes que experimentámos. Queremos inspirar quem nos visita, a viajar e a experimentar, pois consideramos que a vida é uma soma de experiências e uma constante procura. Nesta procura, buscamos locais, espaços, gastronomia, cultura, pessoas e, acima de tudo, a felicidade que é poder conhecer, valorizar e preservar o mundo maravilhoso que temos.

Artigos Recentes

Like Us on Facebook

Follow us on Instagram