Picture of Carla & Leonel

Carla & Leonel

Aldeias do Xisto – Casal Novo, Talasnal, Chiqueiro e Gondramaz

Para quem está à procura de emoções feitas de história, religião, arquitetura, gastronomia, ecologia e cultura, as Aldeias do Xisto, proporcionam uma viagem muito gratificante pelo património português.

Aldeias do Xisto

O projeto Aldeias do Xisto partiu da simples ideia de dinamizar o turismo na Região Centro através do aproveitamento dos recursos naturais e humanos existentes nestes locais. Com o apoio deste programa as aldeias reinventaram-se e convidam todos a visitarem e descobrirem uma região que é um tesouro nacional.

No verão de 2016, decidimos partir à descoberta destas fantásticas aldeias, são muitas, são 27 agrupadas por regiões. Começámos pelas das Serra da Lousã, Gondramaz, Chiqueiro, Casal Novo e Talasnal. Escolher a mais bonita é difícil, no entanto, recordamos com saudade Talasnal.

 

Património

Aldeias do Xisto

Descobrir a arquiteturas destas casas, saber como surgiram os seus nome, conhecer as pessoas, ouvir as suas histórias, compreender as suas crenças, observar como vivem e do que se ocupam, provar os pratos típicos, olhar em volta das pastagens verdes, conhecer a arte e os artistas é aventurarmo-nos no conhecimento e na valorização de uma região fantástica.

 

Cultura

Aldeias do Xisto

A cultura, intrínseca de cada povo e decorrente de séculos de história, está patente em cada família, esquina e festa da aldeia. A cultura é feita também de eventos que promovem o conhecimento e que atraem participantes e espetadores, reforçando as formas tradicionais de animar o povo. Tem-se vindo a recuperar estes hábitos antigos.

 

Caminhos de Xisto e Centros de BTT

A envolvente natural fantástica proporciona o contacto com os Caminhos de Xisto, que são percursos pedestres de pequena rota. Os traçados destes circuitos acompanham muitas vezes antigos trilhos usados por moleiros, agricultores e mineiros.

Aldeias do Xisto

Os Centros de BTT das Aldeias de Xisto são infraestruturas desportivas permanentes dotadas de equipamentos dedicados exclusivamente aos praticantes de BTT. Estes locais estão apetrechados com estacionamento, balneários, estação de serviços para bicicletas e oferecem uma rede de trilhos do tipo Crosscountry, DownHill ou FreeRide, com quatro níveis de dificuldade adequados a todos os tipos de utilizadores.

 

Gastronomia

Apostando nas tradições culinárias das Aldeias do Xisto, promoveu-se a criação da Carta Gastronómica das Aldeias de Xisto, rebuscando os cantos da memória dos habitantes destas aldeias, para se criarem 153 receitas típicas desta região.

Também os restaurantes das aldeias mantêm a autenticidade e qualidade máxima no que diz respeito ao ambiente, arquitetura, decoração, preços, variedade de vinhos e animação.

 

Turismo Ativo

Existem infinitas possibilidades de lazer nas Aldeias do Xisto. Estas criaram um calendário de eventos anual diversificado e profundamente enraizado no que há de melhor e mais genuíno neste território.

Aldeias do Xisto

Aqui há percursos pedestres e BTT, canoagem, DownHill, trail running, etc. Nas praias fluviais há torneios de voleibol e nas rochas escalada e rapel. Surpreenda-se ainda com os ciclos gastronómicos e recriação de tradições antigas. Desfrute de alojamento de excelência e restaurantes de alta qualidade. Acompanhe a mudança das estações, amasse o pão, vá com os rebanhos e faça o queijo, ouça a música e a poesia e veja teatro.

Localizada na transição do distrito de Coimbra para o de Leiria, a Serra da Lousã esconde tesouros fabulosos. A beleza das suas paisagens, a vertente cultural e humana das Aldeias do Xisto, fazem desta região, uma região única.

Aldeias do Xisto

Na Serra da Lousã habitam muitas das espécies de fauna e flora, das quais de destacam os veados, os javalis e os corços, as espécies de azinheiras, sobreiros, castanheiros, carvalhos e pinheiros, numa zona conhecida por ser profundamente transposta por linhas de água.

A Este sobressai o colossal Penedos de Góis, um local deslumbrante com miradouros sobre a paisagem beirã e o Alto do Trevim, o ponto mais alto da Serra da Lousã, com  1204 metros de altitude, onde se encontra o famoso baloiço que desliza sobre a paisagem.

 

CASAL NOVO

Aldeias do Xisto

Um pouco escondida, a aldeia estrutura-se pela encosta abaixo a partir da estrada com um declive acentuado e envolvida numa malha arbórea intensa. Casal Novo é constituído por um caminho que atravessa o local no sentido ascendente-descendente, ligando-o ao Santuário de Nª Srª da Piedade. Existem depois duas ou três vielas perpendiculares, e umas quantas entradas laterais. O material de construção predominante é o xisto, muito escuro e em aparelho tosco, as fachadas não tem qualquer reboco.

Na floresta envolvente à aldeia escondem-se esquivos veados e corços.

Foi em 1885, que se registou a maior população residente nesta aldeia, 65 habitantes. Desde 1981, que a aldeia não regista qualquer habitante permanente. Atualmente, quase todas as casas são de segunda habitação.

Aldeias do Xisto

Para Ver

– A fonte

– O tanque

– A eira (atualmente utilizada como miradouro)

Aldeias do Xisto

 

TALASNAL

Está é a Aldeia do Xisto que tem mais visibilidade e talvez uma das mais bonitas do conjunto das aldeias da Serra da Lousã, quer pela sua dimensão e disposição, quer pelos muitos pormenores da recuperação das suas casas.

Aldeias do Xisto

A ruela principal acompanha o declive da encosta, num percurso íngreme e vertiginoso, da qual saem quelhas e becos. O casario distribui-se pela encosta orientada a Sul e por outra mais orientada a Norte. O material de construção predominante é o xisto, de tons escuros, e a quase totalidade das fachadas dos edifícios não possui qualquer reboco.

Aldeias do Xisto

Talasnal é casa de veados, javalis e corços que espreitam por entre sobreiros, castanheiros, carvalhos e, claro, pinheiros.
A aldeia é atravessada por inúmeros trilhos pedestres/BTT e por caminhos que vão em direção ao St. António da Neve, ao Alto do Trevim, ao Castelo da Lousã, à Sra. da Piedade e às praias fluviais.

Atingiu o auge de população residente em 1911, com 129 habitantes. Em 1981, já só existiam dois habitantes permanentes. Atualmente, todos os primitivos habitantes já partiram e, entretanto, casas foram transformadas em segunda habitação, em unidades de alojamento ou estabelecimentos comerciais.

Aldeias do Xisto

Para Ver

– Alminha (nicho envolvido por moldura de madeira)

– Lagares de azeite (um está em ruína, o outro, particular, foi recentemente recuperado)

Aldeias do Xisto

Para Comprar

  • Talasnicos

Bolinho de mel e castanha, uma criação de Mirita Meira Santos.

  • Retalhinhos

Pastéis, à base de castanha e amêndoa, criados por Maria José, proprietária da Casa da Urze e do Retalhinho.

Aldeias do Xisto

 

CHIQUEIRO

Aldeias do Xisto

A aldeia é delimitada por duas pequenas linhas de água e quase passa despercebida pela frondosa vegetação que a envolve. Possui malha urbana simples, basicamente organizada por duas ruelas íngremes ladeadas pelo casario. O material de construção predominante é um xisto escuro, e, à exceção da capela, nenhum outro edifício é rebocado.

Teve a sua maior população residente em 1940, com 45 habitantes e desde 1991 mantém dois habitantes.

Aldeias do Xisto

Quanto à fauna há azevinhos e os soutos. Os veados, corços e javalis são abundantes e facilmente observáveis nesta zona. Daqui partem duas pequenas linhas de água ao encontro da ribeira da Vergada, que corre, encosta abaixo, passando ao lado do Talasnal, a caminho da ribeira de S. João.

 

Para Ver

– Capela da Senhora da Guia (capela partilhada pelos habitantes do Casal Novo e de Talasnal. É uma construção em xisto de planta retangular, rebocada e pintada nas esquinas com faixa em azul-espanta-espíritos)

Aldeias do Xisto

– Inscrição religiosa (as letras “I H S” correspondem ao trigrama e símbolo que foi utilizado pela Companhia de Jesus)

– Miradouro

 

GONDRAMAZ

Aldeias do Xisto

Ao chegarmos à aldeia deparamo-nos com um poema de Miguel Torga, que se encontra numa placa metálica na área de receção.

A aldeia estrutura-se a partir de uma rua principal da qual saem ruelas estreitas e sinuosas.

Aldeias do Xisto

Gondramaz distingue-se pela tonalidade específica do xisto e a grande maioria das fachadas não se apresenta rebocada. Até o chão é feito de xisto, pavimento que permite mesmo a deslocação de pessoas com mobilidade reduzida.
Nesta aldeia surgem novos habitantes e o ambiente é sempre animado, com as provas de BTT a começarem aqui. A envolvente florestal é dominada por castanheiros, a que se juntam carvalhos e alguns azevinhos. Os veados percorrem, discretamente, as encostas que rodeiam a aldeia. A Veronica Micrantha, uma pequena e rara planta, refugia-se nas bermas dos trilhos. O Azereiro marca presença nesta aldeia, acantonando–se junto da ribeira de Alheda.

Aldeias do Xisto

Para Ver

– Capela de Nª Srª da Conceição (templo de feição singela que guarda imagens de Nª Srª da Conceição e de Nª Srª das Candeias)

Aldeias do Xisto

– Alminha (incorporada na fachada de uma casa particular)

– Lavadouro e Fontanário (localizados no centro da aldeia, disponibilizam água canalizada, sendo os únicos equipamentos coletivos da aldeia)

 

Para Ficar

Mountain Whisper

Aldeias do Xisto

Alojamento composto por sete casinhas e o espaço ideal para fugir da rotina e se reconectar com a natureza. Localizado no coração das montanhas, este charmoso alojamento oferece uma agradável experiência de tranquilidade e conforto, um lugar especial no coração da Serra da Lousã.

Ler Mais >

Aldeias do Xisto

Outras Aldeias do Xisto da serra da Lousã >

Share this post

  • Home
  • Destinos
  • Aldeias do Xisto – Casal Novo, Talasnal, Chiqueiro e Gondramaz

Sobre

Olá, somos a Carla, o Leonel, a Sofia, a Francisca, e adorámos partir à descoberta do mundo juntos!

Aqui, partilhámos os vários destinos que já visitamos, os hotéis onde ficamos hospedados e os restaurantes que experimentámos. Queremos inspirar quem nos visita, a viajar e a experimentar, pois consideramos que a vida é uma soma de experiências e uma constante procura. Nesta procura, buscamos locais, espaços, gastronomia, cultura, pessoas e, acima de tudo, a felicidade que é poder conhecer, valorizar e preservar o mundo maravilhoso que temos.

Artigos Recentes

Like Us on Facebook

Follow us on Instagram

À procura de restaurantes no P…
Para onde vais viajar no verão…
Para quem está a pensar viajar…
Estás a pensar viajar para a E…
Porto by nigth???? #portugal #vis…
Beautiful place in the world????…
Para quem for explorar o conce…
Estás a pensar viajar para Fra…
Hoje comemora-se o Dia Mundial…