Carla Ferreira

Carla Ferreira

Aldeias Históricas de Portugal

#Continuandoàprocura das maravilhas de Portugal, a Rede das Aldeias Históricas, 1 destino que são 12, constituem um roteiro turístico de grande interesse histórico-cultural com elementos em comum como, a génese romana ou medieval, os castelos, os recintos amuralhados, os pelourinhos, as capelas, as torres e os solares.

A Rede das Aldeias Históricas nasceu em 1995 com o objetivo de reabilitar alguns territórios do Interior com grande valor patrimonial, potenciando o seu desenvolvimento económico e turístico.

Estas aldeias raianas que integram a Rota das Aldeias tiveram uma enorme importância defensiva para Portugal e as suas gentes muito contribuíram para a definição das fronteiras nacionais. Para além da notável História, a Natureza, a arquitetura, os costumes e gastronomia também merecem destaque neste panorama de grande beleza, sendo muito difícil eleger a mais bonita, pois todas se revestem de singularidades fabulosas, contudo, não podemos deixar de referir que Monsanto, Sortelha e Marialva ficaram na nossa mente.

O melhor mesmo é partir à descoberta de todas para tirarem as próprias conclusões, mas uma coisa é certa, irão deparar-se com um património riquíssimo nestas aldeias fascinantes.

E eis que se seguem, por ordem alfabética…

 

Almeida

A Aldeia Histórica de Almeida situa-se no concelho de Almeida, no distrito da Guarda. Apelidada de “Estrela do Interior”, graças à forma hexagonal, só vista do céu se consegue perceber o formato da estrela de seis pontas.

O seu nome deriva dos árabes, que dada a sua situação em planalto chamaram-na Al-Mêda (a mesa), tendo ali construído um pequeno castelo destruído posteriormente aquando das invasões francesas.

Ler mais >

 

Belmonte

A Aldeia Histórica de Belmonte situa-se no concelho de Belmonte, no distrito de Castelo Branco, terra onde nasceu Pedro Álvares Cabral, um local de muita História e vestígios da sua relação com a comunidade judaica, uma terra onde os judeus se sentem em casa.

Ler mais >

 

Castelo Mendo

A Aldeia Histórica de Castelo Mendo situa-se no concelho de Almeida, no distrito da Guarda possuindo atualmente 87 habitantes.

É uma aldeia de características medievais, constituída por dois núcleos amuralhados, a cidadela e barbacã. A cidadela de formato oval corresponde ao burgo velho, formado após foral de D. Sancho II. O burgo novo ou Arrabalde de S. Pedro protegido por uma muralha dionisiana, foi no passado guarnecido por oito torres, parcialmente destruídas com o terramoto de 1755. Mantém contudo as cinco portas (Portas da Vila, da Guarda, do Sol, da Traição e de D. Sancho).

Ler mais >

 

Castelo Novo

A Aldeia Histórica de Castelo Novo, aldeia encaixada numa encosta da Serra da Gardunha, situa-se no concelho do Fundão, no distrito de Castelo Branco. A aldeia está envolta numa vegetação muito rica, num local onde impera um silêncio ensurdecedor, mas maravilhoso, quebrado por vezes, pelo barulho da água que corre no ribeiro.

Ler mais >

 

Castelo Rodrigo

A Aldeia Histórica de Castelo Rodrigo situa-se no concelho de Figueira de Castelo Rodrigo, no distrito da Guarda, uma aldeia repleta de História que, entre 1209 e 1836, foi sede de concelho, até ter sido transferida para a povoação de São Vicente Mártir, actualmente designada Figueira de Castelo Rodrigo, uma terra de vinho, borrego, amêndoas e arte rupestre.

Ler mais >

 

Idanha-a-velha

A Aldeia Histórica de Idanha-a-velha situa-se no concelho de Idanha-a-nova, no distrito de Castelo Branco, uma das mais antigas do conjunto das Aldeias Históricas de Portugal. A sua história remonta ao século I a.C., altura em que era conhecida por “Egitânia”. Apesar da sua reduzida dimensão é uma aldeia encantadora, parada no tempo, entre oliveiras, mas cujo passado histórico teve uma importância relevante, transformando-a num museu ao vivo. A pacata aldeia tem uma forma ovulada que comporta sete torres defensivas, valendo a pena o passeio pela muralha.

Ler mais >

Linhares da Beira

A Aldeia Histórica de Linhares da Beira situa-se no concelho de Celorico da Beira, no distrito da Guarda e é conhecida como capital do parapente, uma aldeia medieval do século XII que se situa a 180 metros na vertente ocidental da serra da Estrela. O local possui uma grande variedade arquitetónica e artística, tendo recebido o primeiro foral em 1169 por D. Afonso Henriques. O majestoso castelo erigido sobre um enorme maciço granítico aconteceu mais tarde no reinado de D. Dinis, sendo atualmente o ex-líbris da aldeia, que proporciona uma vista de cortar o fôlego.

Ler mais >

 

Marialva

A Aldeia Histórica de Marialva situa-se no concelho da Meda, no distrito da Guarda, uma aldeia que transporta qualquer um às raízes mais ancestrais da história de Portugal, local onde se respira tranquilidade e onde facilmente se perde a noção do tempo.

Marialva foi erguida numa zona montanhosa e granítica de topografia algo difícil e irregular, rodeada de outeiros e penhascos que foi descendo até à margem esquerda da ribeira de Marialva. É constituída por três núcleos distintos: a cidadela ou Vila no interior do castelo, agora despovoada, o Arrabalde, que prolonga a vila para além da zona amuralhada, e a Devesa, situada a sul da cidadela, que se estende pela planície até à ribeira de Marialva, assentando sobre a antiga cidade romana.

Ler mais >

 

Monsanto

A Aldeia Histórica de Monsanto situa-se no concelho de Idanha-a-nova, no distrito de Castelo Branco e é conhecida popularmente como “a aldeia mais portuguesa de Portugal”, título que ganhou em 1938, recebendo o Galo de Prata que se encontra no alto da sua torre sineira, a Torre de Lucano. Uma longa história, a deste “Monte Santo” que fica no topo de uma elevação com 758 m de altitude, na Beira Baixa Interior, no concelho de Idanha-a-Nova.

Localizada, pois, nas íngremes encostas de uma colina, a aldeia de Monsanto é um local fascinante, com um ambiente tranquilo e genuíno que quase nos transporta no tempo.

Monsanto está assente numa elevação escarpada que pode ser avistada ao longe, e que culmina no Castelo e na sua torre de menagem como pontos mais elevados, de onde se tem uma vista arrebatadora!

Ler mais >

 

Piódão

A Aldeia Histórica de Piódão situa-se no concelho de Arganil, no distrito de Coimbra, uma aldeia que parece saída de um conto de fadas, casinhas de xisto pequeninas, encavalitadas umas nas outras e com pormenores azuis, conferem à paisagem um deslumbramento incrível.

Conhecida como Aldeia Presépio, o Piódão está situado num magnífico vale, resguardado dos fortes ventos que castigam o alto das serras portuguesas, no concelho de Arganil. É um local verdadeiramente fascinante. Devido à falta de espaço, as casas foram erigidas em altura, não em comprimento. São feitas de xisto com telhados de ardósia e estão encaixadas na encosta da Serra do Açor fazendo o postal perfeito.

Ler mais >

 

Sortelha

A Aldeia Histórica de Sortelha situa-se no concelho de Sabugal, no distrito da Guarda e tem cerca de 400 habitantes que se instalaram no arrabalde em zonas mais férteis e menos acentuadas.

Sortelha é uma das mais bonitas e antigas vilas portuguesas, foi vila e sede de concelho entre 1288 e 1855, e mantém ainda a sua fisionomia urbana e arquitectónica, muito bem conservada.

Ler mais >

 

Trancoso

A Aldeia Histórica de Trancoso situa-se no concelho de Trancoso, no distrito da Guarda. Visitar Trancoso é reviver a História de Portugal, local que foi terra de fronteira e palco de diversas lutas e batalhas marcantes para a formação e independência do reino.
D. Afonso Henriques atribuiu-lhe a carta de foral e D. Afonso III a carta da feira, D. Dinis mandou erguer as muralhas que protegeram o burgo no qual viveram cristãos e judeus. D. Dinis elegeu também Trancoso para as bodas do seu casamento com D. Isabel em 1282. A vila foi, igualmente, berço de uma das maiores comunidades judaicas das Beiras e está associada a notáveis figuras históricas e lendárias.
Trancoso localiza-se no distrito da Guarda, tem cerca de 3420 habitantes, fica situada num planalto em que o ponto mais alto tem 898 m de altitude, impondo-se na paisagem raiana e acolhe os visitantes num cenário medieval que nos transporta para o passado, para um tempo de sonho e curiosidade.

Ler mais >

Share this post

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on google
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email

Sobre

Olá, o meu nome é Carla Ferreira. Vivo em Viseu com a minha família, o marido Leonel e as filhas Sofia e Francisca.

Somos apaixonados pelo mundo, pela Natureza, pelas pessoas, culturas e tradições. Somos inquietos, sempre com uma vontade enorme de explorar mais e mais, de estar constantemente à procura. Privilegiamos muito o conhecimento, a valorização, a preservação e a sustentabilidade do planeta Terra. 

Explorar o mundo e partilhá-lo com as pessoas são das coisas que mais gostamos de fazer.

Artigos Recentes

Like Me on Facebook

Follow me on Instagram