#Continuandoàprocura das maravilhas de Portugal, a Rede das Aldeias Históricas, 1 destino que são 12, constituem um roteiro turístico de grande interesse histórico-cultural com elementos em comum como, a génese romana ou medieval, os castelos, os recintos amuralhados, os pelourinhos, as capelas, as torres e os solares.
A Rede das Aldeias Históricas nasceu em 1995 com o objetivo de reabilitar alguns territórios do Interior com grande valor patrimonial, potenciando o seu desenvolvimento económico e turístico.
Estas aldeias raianas que integram a Rota das Aldeias tiveram uma enorme importância defensiva para Portugal e as suas gentes muito contribuíram para a definição das fronteiras nacionais. Para além da notável História, a Natureza, a arquitetura, os costumes e gastronomia também merecem destaque neste panorama de grande beleza, sendo muito difícil eleger a mais bonita, pois todas se revestem de singularidades fabulosas, contudo, não podemos deixar de referir que Monsanto, Sortelha e Marialva ficaram na nossa mente.
O melhor mesmo é partir à descoberta de todas para tirarem as próprias conclusões, mas uma coisa é certa, irão deparar-se com um património riquíssimo nestas aldeias fascinantes.
E eis que se seguem, por ordem alfabética…
Almeida
A Aldeia Histórica de Almeida situa-se no concelho de Almeida, no distrito da Guarda. Apelidada de “Estrela do Interior”, graças à forma hexagonal, só vista do céu se consegue perceber o formato da estrela de seis pontas.
O seu nome deriva dos árabes, que dada a sua situação em planalto chamaram-na Al-Mêda (a mesa), tendo ali construído um pequeno castelo destruído posteriormente aquando das invasões francesas.
Belmonte
A Aldeia Histórica de Belmonte situa-se no concelho de Belmonte, no distrito de Castelo Branco, terra onde nasceu Pedro Álvares Cabral, um local de muita História e vestígios da sua relação com a comunidade judaica, uma terra onde os judeus se sentem em casa.
Castelo Mendo
A Aldeia Histórica de Castelo Mendo situa-se no concelho de Almeida, no distrito da Guarda possuindo atualmente 87 habitantes.
É uma aldeia de características medievais, constituída por dois núcleos amuralhados, a cidadela e barbacã. A cidadela de formato oval corresponde ao burgo velho, formado após foral de D. Sancho II. O burgo novo ou Arrabalde de S. Pedro protegido por uma muralha dionisiana, foi no passado guarnecido por oito torres, parcialmente destruídas com o terramoto de 1755. Mantém contudo as cinco portas (Portas da Vila, da Guarda, do Sol, da Traição e de D. Sancho).
Castelo Novo
A Aldeia Histórica de Castelo Novo, aldeia encaixada numa encosta da Serra da Gardunha, situa-se no concelho do Fundão, no distrito de Castelo Branco. A aldeia está envolta numa vegetação muito rica, num local onde impera um silêncio ensurdecedor, mas maravilhoso, quebrado por vezes, pelo barulho da água que corre no ribeiro.
Castelo Rodrigo
A Aldeia Histórica de Castelo Rodrigo situa-se no concelho de Figueira de Castelo Rodrigo, no distrito da Guarda, uma aldeia repleta de História que, entre 1209 e 1836, foi sede de concelho, até ter sido transferida para a povoação de São Vicente Mártir, actualmente designada Figueira de Castelo Rodrigo, uma terra de vinho, borrego, amêndoas e arte rupestre.
Idanha-a-velha
A Aldeia Histórica de Idanha-a-velha situa-se no concelho de Idanha-a-nova, no distrito de Castelo Branco, uma das mais antigas do conjunto das Aldeias Históricas de Portugal. A sua história remonta ao século I a.C., altura em que era conhecida por “Egitânia”. Apesar da sua reduzida dimensão é uma aldeia encantadora, parada no tempo, entre oliveiras, mas cujo passado histórico teve uma importância relevante, transformando-a num museu ao vivo. A pacata aldeia tem uma forma ovulada que comporta sete torres defensivas, valendo a pena o passeio pela muralha.
Linhares da Beira
A Aldeia Histórica de Linhares da Beira situa-se no concelho de Celorico da Beira, no distrito da Guarda e é conhecida como capital do parapente, uma aldeia medieval do século XII que se situa a 180 metros na vertente ocidental da serra da Estrela. O local possui uma grande variedade arquitetónica e artística, tendo recebido o primeiro foral em 1169 por D. Afonso Henriques. O majestoso castelo erigido sobre um enorme maciço granítico aconteceu mais tarde no reinado de D. Dinis, sendo atualmente o ex-líbris da aldeia, que proporciona uma vista de cortar o fôlego.
Marialva
A Aldeia Histórica de Marialva situa-se no concelho da Meda, no distrito da Guarda, uma aldeia que transporta qualquer um às raízes mais ancestrais da história de Portugal, local onde se respira tranquilidade e onde facilmente se perde a noção do tempo.
Marialva foi erguida numa zona montanhosa e granítica de topografia algo difícil e irregular, rodeada de outeiros e penhascos que foi descendo até à margem esquerda da ribeira de Marialva. É constituída por três núcleos distintos: a cidadela ou Vila no interior do castelo, agora despovoada, o Arrabalde, que prolonga a vila para além da zona amuralhada, e a Devesa, situada a sul da cidadela, que se estende pela planície até à ribeira de Marialva, assentando sobre a antiga cidade romana.
Monsanto
A Aldeia Histórica de Monsanto situa-se no concelho de Idanha-a-nova, no distrito de Castelo Branco e é conhecida popularmente como “a aldeia mais portuguesa de Portugal”, título que ganhou em 1938, recebendo o Galo de Prata que se encontra no alto da sua torre sineira, a Torre de Lucano. Uma longa história, a deste “Monte Santo” que fica no topo de uma elevação com 758 m de altitude, na Beira Baixa Interior, no concelho de Idanha-a-Nova.
Localizada, pois, nas íngremes encostas de uma colina, a aldeia de Monsanto é um local fascinante, com um ambiente tranquilo e genuíno que quase nos transporta no tempo.
Monsanto está assente numa elevação escarpada que pode ser avistada ao longe, e que culmina no Castelo e na sua torre de menagem como pontos mais elevados, de onde se tem uma vista arrebatadora!
Piódão
A Aldeia Histórica de Piódão situa-se no concelho de Arganil, no distrito de Coimbra, uma aldeia que parece saída de um conto de fadas, casinhas de xisto pequeninas, encavalitadas umas nas outras e com pormenores azuis, conferem à paisagem um deslumbramento incrível.
Conhecida como Aldeia Presépio, o Piódão está situado num magnífico vale, resguardado dos fortes ventos que castigam o alto das serras portuguesas, no concelho de Arganil. É um local verdadeiramente fascinante. Devido à falta de espaço, as casas foram erigidas em altura, não em comprimento. São feitas de xisto com telhados de ardósia e estão encaixadas na encosta da Serra do Açor fazendo o postal perfeito.
Sortelha
A Aldeia Histórica de Sortelha situa-se no concelho de Sabugal, no distrito da Guarda e tem cerca de 400 habitantes que se instalaram no arrabalde em zonas mais férteis e menos acentuadas.
Sortelha é uma das mais bonitas e antigas vilas portuguesas, foi vila e sede de concelho entre 1288 e 1855, e mantém ainda a sua fisionomia urbana e arquitectónica, muito bem conservada.
Trancoso
A Aldeia Histórica de Trancoso situa-se no concelho de Trancoso, no distrito da Guarda. Visitar Trancoso é reviver a História de Portugal, local que foi terra de fronteira e palco de diversas lutas e batalhas marcantes para a formação e independência do reino.
D. Afonso Henriques atribuiu-lhe a carta de foral e D. Afonso III a carta da feira, D. Dinis mandou erguer as muralhas que protegeram o burgo no qual viveram cristãos e judeus. D. Dinis elegeu também Trancoso para as bodas do seu casamento com D. Isabel em 1282. A vila foi, igualmente, berço de uma das maiores comunidades judaicas das Beiras e está associada a notáveis figuras históricas e lendárias.
Trancoso localiza-se no distrito da Guarda, tem cerca de 3420 habitantes, fica situada num planalto em que o ponto mais alto tem 898 m de altitude, impondo-se na paisagem raiana e acolhe os visitantes num cenário medieval que nos transporta para o passado, para um tempo de sonho e curiosidade.