Annecy é uma cidade fabulosa localizada na região de Rhône-Alpes, capital do departamento francês de Haute-Savoie, na parte leste da França, muito perto da fronteira com a Suíça e a Itália. É um destino maravilhoso para quem gosta de turismo de aventura. No inverno há imensas de estações de sky nos arredores, e no verão é possível fazer trilhos.
A cidade é pequena, tem cerca de 50 mil habitantes, a atmosfera é bastante romântica, com os canais, jardins, ruas floridas, cheias de restaurantes, cafés e lojas, uma atmosfera incrível. Atrevemo-nos a dizer, que é uma das cidades mais bonitas que já conhecemos, parece uma daquelas cidades saídas de uma pintura, uma cidade invadida por lindos e floridos canais e um imenso lago com os Alpes em pano de fundo.
Apesar de ser considerada uma das portas de entrada para os Alpes Franceses, Annecy é também conhecida por Veneza dos Alpes, por causa dos rios que cortam a cidade, dando aquele aspecto de cidade de canais.
Começamos o dia com um pequeno passeio em redor do lago de Annecy, na parte superior da montanha, em Col de la Forclaz, um local propício à prática de parapente, com uma vista estupenda para o lago.
De seguida fomos em direção ao sopé da montanha, bem junto do lago, em direção à cidade.
Para conhecer Annecy, o ideal é começar o percurso na La Vieille Ville, a Cidade Velha, a parte histórica da cidade, com construções que datam do século XVII.
Para Ver
Centro histórico
O centro histórico de Annecy é feito de ruelas e de arcadas baixas do século XVII com imensas lojas e gelatarias artesanais fantásticas.
Canais de Annecy
Um dos apelidos de Annecy é a Veneza dos Alpes por causa dos seus canais.
Palais de l’Isle
O Palais de l’Isle é um dos pontos mais conhecidos de Annecy, uma antiga prisão que fica numa espécie de ilha sendo, atualmente, um museu que conta a sua própria história.
Pont des amours
A lenda diz que beijar a pessoa amada na ponte que se encontra localizada na parte norte dos Jardins de l’Europe, dá sorte ao casal. Um local óptimo para tirar fotografias das montanhas em redor do lago.
Castelo de Annecy
No alto de uma colina fica o castelo de Annecy, um castelo do século XII que foi morada dos condes de Genebra e hoje funciona como um museu com exposições temporárias e exibição de coleções ligadas ao património regional, arqueologia lacustre, esculturas medievais, pinturas de paisagens, arte contemporânea e cinema.
Lago de Annecy
O lago é sem dúvida a principal atração de Annecy, é o segundo maior lago da França, sendo considerado um dos mais limpos do mundo.
Jardins de l´Europe
Criado em 1863, trata-se de um parque localizado nas margens do Lago de Annecy entre a Prefeitura e a Ilha de Cisnes, com uma área de cerca de 3 hectares, abrigando mais 250 árvores e espécies de plantas, como a ginkgo biloba, tulipa, os pinheiros da Córsega e as sequóias gigantes. Um lugar excecional para um passeio.
Catedral de São Pedro
Catedral em estilo renascentista construída no começo do século XVI e hoje é um dos patrimónios históricos da cidade.
Basílica da Visitação
Um pouco já fora do centro histórico e do centro da cidade fica uma basílica que não é muito visitada pelos turistas, mas que vale a pena.
Gastronomia
A gastronomia da região é a típica comida das montanhas, bem abastecida para aguentar o frio. É precisamente dessa região que vem a Raclette com os famosos queijos da região (Reblochon, Tome).
Não deixem de experimentar também a tartiflette, um prato da região de Savoie composto de bacon, batata e Queijo Reblochon.
Depois, há ainda os deliciosos gelados artesanais nas inúmeras gelatarias da cidade, a não perder mesmo, são de facto, únicos.