Sofia & Francisca

Sofia & Francisca

Arcos de Valdevez – Kids

“Pequena”

Partindo à descoberta de lugares rodeados por montanhas e natureza, desta vez viajamos com um grupo divertido, quatro famílias de bloggers de viagem que, assim como nós, partilham o mesmo gosto por viajar, numa fantástica Blog Trip em Arcos de Valdevez.

Dia 1

A nossa pequena jornada começou no final da tarde, quando nos dirigimos para um pequeno, mas muito agradável, espaço que tem por nome “Vinhos e Sabores”. Enquanto nos conhecíamos e ouvíamos histórias da terra e explicações daquilo que nos chegava à mesa, provávamos iguarias e todo o tipo de bebidas, inclusive umas adaptações para crianças. Tudo o que bebemos e comemos estava maravilhoso, que melhor maneira melhor de começarmos o fim de semana em família em Arcos de Valdevez.

Seguimos, já tardiamente, para um delicioso restaurante italiano, o “Restaurante Romanza” que nos serviu comidas tradicionais italianas. Pizzas, massas e saladas. Também as sobremesas não ficavam nada atrás. O tiramisu que provámos estava maravilhoso.

Sem espaço para mais nada na barriga e com o sono a chegar, fomos para um belo hotel com vista para as montanhas, a poucos passos do rio, onde ficámos confortavelmente instalados. Ficámos no Luna Arcos Hotel, onde tomámos também o pequeno almoço no dia seguinte. E um bom pequeno almoço rodeados de pessoas extremamente simpáticos, o que tornou a nossa estadia ainda melhor.

Dia 2

Pela manhã, dirigimo-nos até à Porta do Mezio, uma das cinco “portas” de entrada no Parque Nacional Peneda Gerês, onde nos ocupámos até à hora de almoço, com arborismo e slide. Primeiro equiparam-se as crianças, e quando todas acabaram de descer a alta velocidade, os adultos também tiveram direito. Ficámos por lá um pouco mais e, de seguida, almoçámos no restaurante, com o mesmo nome da porta, dentro do parque. O restaurante tinha uma vista fantástica sobre o local e a comida era igualmente boa. Antes, houve ainda tempo para um pequeno percurso que nos levou até ao lindíssimo Baloiço do Mezio, onde nos baloiçamos, à vez, em direção ao horizonte, sobre a magnífica paisagem.

De volta ao miniautocarro, e depois de passarmos pelas refrescantes e luxuriantes Lagoas de Travanca, fomos deixados no Soajo, onde pudemos andar no meio de vinte e quatro espigueiros, tirar fotos, e observar os locais nos seus afazeres agrícolas. Demos uma volta pela aldeia e fomos dar a uma pequena pastelaria tradicional, onde fomos presenteados com um delicioso pão de ló, receita da avó. Eu não estaria a mentir se dissesse que foi o melhor pão de ló que alguma vez comemos. Mesmo sem muita fome, comemos mais do que imaginámos. E ainda tivemos direito a uma outra iguaria, feitos de chocolate e caramelo, aos quais não consegui resistir.

O jantar, desta vez, foi no restaurante “Saber ao Borralho”, um adorável restaurante típico, de paredes de pedra, que nos serviu muito bem. A comida era deliciosamente tradicional e o buffet de sobremesas era divinal, e assim voltámos para o hotel de barriga cheia.

Dia 3

Era bem cedo e, de pequeno almoço tomado, tentámos aproveitar ao máximo este último dia. O nosso fiel miniautocarro deixou-nos no Paço de Giela, num castelo encantador e recuperado para visitas. As crianças tiveram direito a uma pequena atividade, uma história contada ao som das taças tibetanas, que criavam umas relaxantes vibrações, enquanto os pais exploraram o castelo.

Quando o passeio chegou ao fim, seguimos para o rio que corria em frente ao nosso hotel, para a próxima atividade, canoagem. E divertimo-nos muito, de facto. Passámos pelo hotel uma última vez, para trocarmos de roupa e fazer o check-out e despedirmo-nos da equipa. Mas, felizmente, o dia ainda não tinha acabado.

Fomos almoçar ao restaurante “A Floresta”, onde fomos igualmente muito bem servidos. Enchemos, mais uma vez, a barriga, a fim de ganharmos forças para nos deslocarmos até às Oficinas de Criatividade do Padre Himalaya, um espaço que eu achei fantástico. À entrada, fomos divididos em dois grupos, mas só depois de nos explicarem quem foi o Padre Himalaya, um cientista bastante conceituado, que fez imensas descobertas no ramo da ciência.

As crianças seguiram para uma sala e os adultos para outra. A primeira que visitámos assemelhava-se a um minipavilhão dos Descobrimentos, com todos aqueles puzzles e atividades para experimentarmos, que tinham sempre algum conceito científico por trás. Foi muito divertido! Quando todos já tinham mexido e tocado em praticamente tudo, passámos lá para fora, onde havia uma espécie de parque, mas que, mais uma vez, tinha bastante ciência.

Depois, fomos até a um labirinto interativo com perguntas e respostas sobre o Padre Himalaya e muitas outras coisas para experimentar. A nossa visita acabou no planetário, onde tivemos o privilégio de assistir a uma apresentação, uma pequena curta-metragem. A visita, pelo menos a que as crianças tiveram direito,  foi fantástica, mas acredito que os adultos partilhem da mesma opinião.

Com a nossa Blog Trip a terminar, demos mais um passeio pela vila de Arcos de Valdevez até nos depararmos com a Doçaria Central, que assinalaria o fim desta jornada. Aí, provamos os “Charutos dos Arcos”, um delicioso doce conventual galardoado com o 1ºlugar das 7 Maravilhas de Portugal.

Assim nos despedimos uns dos outros, pessoas com quem foi tão fácil falarmos e criarmos laços. Para mim, esta Blog Trip foi uma ótima experiência. Exatamente por isso, espero puder repeti-la um dia.

 

“Mais Pequena”

Voltámos a viajar e, desta vez não fomos sozinhos, fomos conhecer Arcos de Valdevez com mais quatro famílias de bloggers de viagem. Quando chegamos tivemos uma prova de vinhos para os adultos e sumos para as crianças. À noite, jantámos no Restaurante Romanza. Durante o fim de semana ficámos no hotel Luna Arcos Hotel, com pequeno almoço maravilhoso, spa, piscinas, jardim e quartos fantásticos.

No sábado, logo pela manhã fomos ao Parque da Porta do Mezio fazer arborismo e um slide de 100 metros super divertido e seguro para toda a família se divertir. Fizemos ainda um trilho na Natureza até chegarmos a um baloiço no topo da colina com uma vista maravilhosa. Para almoçar, fomos no Restaurante Porta Do Mezio.

Na tarde de sábado ficámos a conhecer a aldeia de Soajo e os seus lindíssimos espigueiros até à hora do lanche, onde fomos à Padaria De Soajo provar um Pão de Ló muito bom. De seguida, fomos conhecer o Poço Negro e no final do dia, fomos jantar ao Restaurante Saber ao Borralho.

No dia seguinte de manhã, fomos visitar o Paço de Giela e tivemos oportunidade de ouvir uma história ao som das famosas Taças Tibetanas, um som muito relaxante e agradável de se ouvir. Depois fomos até à Praia Fluvial da Valeta fazer canoagem. Foi um momento muito divertido e eu adorei. Depois de tantas diversões ficámos com fome, então almoçamos no Restaurante A Floresta uma comida maravilhosa.

Como o dia ainda não tinha acabado e tínhamos de o aproveitar bem, visitámos as recém-inauguradas Oficinas de Criatividade do Padre Himalaya, onde havia jogos, um labirinto com desafios, bicicletas, entre muitas outras atividades. Para acabar um fim de semana em cheio fomos à Doçaria Central provar os Charutos dos Arcos, um doce galardoado no concurso das Sete Maravilhas de Portugal na área da doçaria.

E assim, nos despedimos já com saudades das amizades que fizemos e do maravilhoso convívio entre todos numa terra tão bonita como Arcos de Valdevez.

Ver artigo – Arcos de Valdevez em Família

Share this post

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on google
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email

Sobre

Olá, somos a Carla, o Leonel, a Sofia, a Francisca, e adorámos partir à descoberta do mundo juntos!

Aqui, partilhámos os vários destinos que já visitamos, os hotéis onde ficamos hospedados e os restaurantes que experimentámos. Queremos inspirar quem nos visita, a viajar e a experimentar, pois consideramos que a vida é uma soma de experiências e uma constante procura. Nesta procura, buscamos locais, espaços, gastronomia, cultura, pessoas e, acima de tudo, a felicidade que é poder conhecer, valorizar e preservar o mundo maravilhoso que temos.

Artigos Recentes

Like Me on Facebook

Follow me on Instagram