“Pequena”
Partindo à descoberta de lugares rodeados por montanhas e natureza, desta vez viajamos com um grupo divertido, quatro famílias de bloggers de viagem que, assim como nós, partilham o mesmo gosto por viajar, numa fantástica Blog Trip em Arcos de Valdevez.
Dia 1
A nossa pequena jornada começou no final da tarde, quando nos dirigimos para um pequeno, mas muito agradável, espaço que tem por nome “Vinhos e Sabores”. Enquanto nos conhecíamos e ouvíamos histórias da terra e explicações daquilo que nos chegava à mesa, provávamos iguarias e todo o tipo de bebidas, inclusive umas adaptações para crianças. Tudo o que bebemos e comemos estava maravilhoso, que melhor maneira melhor de começarmos o fim de semana em família em Arcos de Valdevez.
Seguimos, já tardiamente, para um delicioso restaurante italiano, o “Restaurante Romanza” que nos serviu comidas tradicionais italianas. Pizzas, massas e saladas. Também as sobremesas não ficavam nada atrás. O tiramisu que provámos estava maravilhoso.
Sem espaço para mais nada na barriga e com o sono a chegar, fomos para um belo hotel com vista para as montanhas, a poucos passos do rio, onde ficámos confortavelmente instalados. Ficámos no Luna Arcos Hotel, onde tomámos também o pequeno almoço no dia seguinte. E um bom pequeno almoço rodeados de pessoas extremamente simpáticos, o que tornou a nossa estadia ainda melhor.
Dia 2
Pela manhã, dirigimo-nos até à Porta do Mezio, uma das cinco “portas” de entrada no Parque Nacional Peneda Gerês, onde nos ocupámos até à hora de almoço, com arborismo e slide. Primeiro equiparam-se as crianças, e quando todas acabaram de descer a alta velocidade, os adultos também tiveram direito. Ficámos por lá um pouco mais e, de seguida, almoçámos no restaurante, com o mesmo nome da porta, dentro do parque. O restaurante tinha uma vista fantástica sobre o local e a comida era igualmente boa. Antes, houve ainda tempo para um pequeno percurso que nos levou até ao lindíssimo Baloiço do Mezio, onde nos baloiçamos, à vez, em direção ao horizonte, sobre a magnífica paisagem.
De volta ao miniautocarro, e depois de passarmos pelas refrescantes e luxuriantes Lagoas de Travanca, fomos deixados no Soajo, onde pudemos andar no meio de vinte e quatro espigueiros, tirar fotos, e observar os locais nos seus afazeres agrícolas. Demos uma volta pela aldeia e fomos dar a uma pequena pastelaria tradicional, onde fomos presenteados com um delicioso pão de ló, receita da avó. Eu não estaria a mentir se dissesse que foi o melhor pão de ló que alguma vez comemos. Mesmo sem muita fome, comemos mais do que imaginámos. E ainda tivemos direito a uma outra iguaria, feitos de chocolate e caramelo, aos quais não consegui resistir.
O jantar, desta vez, foi no restaurante “Saber ao Borralho”, um adorável restaurante típico, de paredes de pedra, que nos serviu muito bem. A comida era deliciosamente tradicional e o buffet de sobremesas era divinal, e assim voltámos para o hotel de barriga cheia.
Dia 3
Era bem cedo e, de pequeno almoço tomado, tentámos aproveitar ao máximo este último dia. O nosso fiel miniautocarro deixou-nos no Paço de Giela, num castelo encantador e recuperado para visitas. As crianças tiveram direito a uma pequena atividade, uma história contada ao som das taças tibetanas, que criavam umas relaxantes vibrações, enquanto os pais exploraram o castelo.
Quando o passeio chegou ao fim, seguimos para o rio que corria em frente ao nosso hotel, para a próxima atividade, canoagem. E divertimo-nos muito, de facto. Passámos pelo hotel uma última vez, para trocarmos de roupa e fazer o check-out e despedirmo-nos da equipa. Mas, felizmente, o dia ainda não tinha acabado.
Fomos almoçar ao restaurante “A Floresta”, onde fomos igualmente muito bem servidos. Enchemos, mais uma vez, a barriga, a fim de ganharmos forças para nos deslocarmos até às Oficinas de Criatividade do Padre Himalaya, um espaço que eu achei fantástico. À entrada, fomos divididos em dois grupos, mas só depois de nos explicarem quem foi o Padre Himalaya, um cientista bastante conceituado, que fez imensas descobertas no ramo da ciência.
As crianças seguiram para uma sala e os adultos para outra. A primeira que visitámos assemelhava-se a um minipavilhão dos Descobrimentos, com todos aqueles puzzles e atividades para experimentarmos, que tinham sempre algum conceito científico por trás. Foi muito divertido! Quando todos já tinham mexido e tocado em praticamente tudo, passámos lá para fora, onde havia uma espécie de parque, mas que, mais uma vez, tinha bastante ciência.
Depois, fomos até a um labirinto interativo com perguntas e respostas sobre o Padre Himalaya e muitas outras coisas para experimentar. A nossa visita acabou no planetário, onde tivemos o privilégio de assistir a uma apresentação, uma pequena curta-metragem. A visita, pelo menos a que as crianças tiveram direito, foi fantástica, mas acredito que os adultos partilhem da mesma opinião.
Com a nossa Blog Trip a terminar, demos mais um passeio pela vila de Arcos de Valdevez até nos depararmos com a Doçaria Central, que assinalaria o fim desta jornada. Aí, provamos os “Charutos dos Arcos”, um delicioso doce conventual galardoado com o 1ºlugar das 7 Maravilhas de Portugal.
Assim nos despedimos uns dos outros, pessoas com quem foi tão fácil falarmos e criarmos laços. Para mim, esta Blog Trip foi uma ótima experiência. Exatamente por isso, espero puder repeti-la um dia.
“Mais Pequena”
Voltámos a viajar e, desta vez não fomos sozinhos, fomos conhecer Arcos de Valdevez com mais quatro famílias de bloggers de viagem. Quando chegamos tivemos uma prova de vinhos para os adultos e sumos para as crianças. À noite, jantámos no Restaurante Romanza. Durante o fim de semana ficámos no hotel Luna Arcos Hotel, com pequeno almoço maravilhoso, spa, piscinas, jardim e quartos fantásticos.
No sábado, logo pela manhã fomos ao Parque da Porta do Mezio fazer arborismo e um slide de 100 metros super divertido e seguro para toda a família se divertir. Fizemos ainda um trilho na Natureza até chegarmos a um baloiço no topo da colina com uma vista maravilhosa. Para almoçar, fomos no Restaurante Porta Do Mezio.
Na tarde de sábado ficámos a conhecer a aldeia de Soajo e os seus lindíssimos espigueiros até à hora do lanche, onde fomos à Padaria De Soajo provar um Pão de Ló muito bom. De seguida, fomos conhecer o Poço Negro e no final do dia, fomos jantar ao Restaurante Saber ao Borralho.
No dia seguinte de manhã, fomos visitar o Paço de Giela e tivemos oportunidade de ouvir uma história ao som das famosas Taças Tibetanas, um som muito relaxante e agradável de se ouvir. Depois fomos até à Praia Fluvial da Valeta fazer canoagem. Foi um momento muito divertido e eu adorei. Depois de tantas diversões ficámos com fome, então almoçamos no Restaurante A Floresta uma comida maravilhosa.
Como o dia ainda não tinha acabado e tínhamos de o aproveitar bem, visitámos as recém-inauguradas Oficinas de Criatividade do Padre Himalaya, onde havia jogos, um labirinto com desafios, bicicletas, entre muitas outras atividades. Para acabar um fim de semana em cheio fomos à Doçaria Central provar os Charutos dos Arcos, um doce galardoado no concurso das Sete Maravilhas de Portugal na área da doçaria.
E assim, nos despedimos já com saudades das amizades que fizemos e do maravilhoso convívio entre todos numa terra tão bonita como Arcos de Valdevez.
Ver artigo – Arcos de Valdevez em Família