Com cerca de 35 hectares, é considerado o maior jardim oriental da Europa. De facto, à medida que nos deslocávamos ao longo do jardim deparámo-nos com a grandiosidade, beleza, e entre budas, pagodes, estátuas de terracota e várias esculturas situadas entre a vegetação, calcula-se que foram usadas mais de 6 mil toneladas de mármore e granito para as construir.
A escadaria central é o ponto central do jardim, onde os Buddha dourados estão colocados, um local elevado de onde se avista praticamente todo o espaço, inclusive as enormes vinhas com cerca de 100 hectares, que circundam o jardim.
No lago central observámos peixes KOI, dragões esculpidos que se erguem da água e cerca de 600 soldados de terracota pintados à mão, todos diferentes, alguns enterrados, tal como há 2200 anos.
No jardim de Escultura Moderna e Contemporânea apreciámos arte moderna, peças selecionadas da Coleção Berardo, como por exemplo de Joana Vasconcelos, Alexander Calder, Fernando Botero, Tony Cragg, Lynn Chadwick, Allen Jones e muitos outros. As peças, que regularmente são substituídas, encontram-se dispostas no jardim rodeadas de diversas plantas.
Antecedido pelo lindíssimo Lago das Palmeiras, o Jardim de Arte de Esculturas Africanas possui mais de 200 esculturas e é dedicado ao povo Shona do Zimbabué, que há mais de mil anos esculpe pedra à mão transformando-a em obras de arte.
O povo Shona acredita em espíritos ancestrais conhecidos como “Vadzimu”, os quais acreditam que cada pedra tem um espírito vivo, que influencia aquilo em que ela se virá a tornar, sendo as suas esculturas a representação da união entre os mundos físico e o espiritual. O trabalho do artista é “libertar o espírito da pedra”.
Muito entusiasmados, partimos à descoberta dos lagos, dos jardins, das plantas e de todas as estátuas, num espaço muito bonito e muito bem cuidado.
Informações Úteis
- O jardim, loja e restaurante abertos todos os dias exceto dia 1 de janeiro e 25 de dezembro.
- Para chegar ao Buddha Eden deve sair na saída 12 da A8 (Carvalhal / Delgada,)
virar à esquerda na saída (Para quem vem de Norte ou Sul) e sair na segunda saída da rotunda e seguir as indicações do Buddha Eden, que fica a cerca de 3 km da saída da A8. - Coordenadas: 39°16’33.24″N | 9° 8’24.23″O
- Como o jardim é enorme, existe um comboio que ajuda a encurtar o percurso, com 3 paragens e um custo extra.
- Não são permitidos piqueniques dentro do jardim, existindo uma unidade de restauração que funciona como cafetaria, snack-bar e restaurante.
- Não são permitidos levar animais exceto cães com trela ou peitoral, no qual deve estar colocado o nome e a morada ou telefone do detentor.
- Não são permitidos veículos no jardim exceto cadeiras de rodas e carrinhos de bebé.
- O Buddha Eden disponibiliza um amplo parque de estacionamento na entrada dos jardins.
- Estão disponíveis caixotes do lixo por todo o jardim e duas casas de banho no parque de estacionamento e no jardim.
- Existe uma loja de vinhos onde se pode fazer pequenas provas e comprar para levar.
Horário
9h às 18h
Nota: Portão de Entrada e o Restaurante encerram às 17h 30
Bilhetes
Jardim – 5€
Comboio – 4€
Nota: Gratuito para crianças até aos 12 anos inclusive
Marcação de visita necessária apenas para grupos superiores a 100 pessoas.
Provas de Vinho
As provas de vinho são feitas na adega antiga no jardim do solar ou na loja de vinhos.
A escolha dos vinhos pode ser feita pelos especialistas ou pela própria pessoa mediante a consulta do site sobre os vinhos a provar. As provas de vinho decorrem de segunda a sexta-feira, sendo necessário efetuar reserva antecipadamente.