Carla & Leonel

Carla & Leonel

Bacharéis Charming House – Charme, Requinte e História

Quando numa tarde soalheira de novembro chegamos à rua de São Julião, soubemos instantaneamente que no interior do número 10 iríamos encontrar algo especial. Ao olharmos para o Bacharéis Charming House na Figueira da Foz, a primeira coisa que reparamos foi no belíssimo edifício amarelo que se ergue sobranceiro à rua inclinada que culmina na Igreja Matriz de São Julião.

Numa relação muito íntima com a História que a envolve, a Bacharéis Charming House nasceu de um projeto apaixonante de reabilitação de uma casa construída em 1878, pela mão de uma equipa multidisciplinar composta pela Arquiteta Alane de Holanda e o Historiador Francisco Queiroz. O resultado, pela riqueza da História e pela complexidade da Arquitetura, excedeu todas as expetativas e o resultado está à vista de qualquer um.

A decoração é incrivelmente sóbria e requintada, proporcionando uma sensação de aconchego e pertença. Rapidamente nos sentimos em casa, e não foi só pelo conforto material, foi também pelo acolhimento simpático e integrador à chegada.

A traça arquitetónica do edifício foi cuidadosamente preservada e alguns segredos da sua construção foram revelados. Os azulejos que agora embelezam a sala dos pequenos-almoços foram encontrados na cozinha, os tetos de gesso foram delicadamente trabalhados, a majestosa escadaria que nos levou até ao nosso apartamento, foram alguns dos pormenores que nos prenderam a atenção.
A sala/ biblioteca convida ao conforto e à tranquilidade. A enorme prateleira de livros, alguns bastante antigos, chamam para um momento aprazível de leitura, que poderá ser acompanhado, por exemplo, por uma bebida ou simplesmente pela elegante lareira, num dia mais frio.

São argumentos de peso para marcar uma estadia no Bacharéis Charming House e render-se ao descanso e ao conforto.

Foi sob esta premissa que subimos ao terceiro piso para nos instalarmos no apartamento T1 que dá pelo nome de Boémia que, para quem gosta de ver estrelas, convida a uma estadia confortável enquanto guarda no seu ar cosmopolita a atmosfera de vanguarda que outrora povoou a cidade.

O apartamento, elegantemente decorado, é o ideal para uma família de quatro. Possui uma sala com sofá-cama, onde dormiram as mais pequenas, uma kitchenette apetrechada com todas as comodidades para preparar pequenas refeições, uma mesa ao centro com quatro cadeiras, uma casa de banho e um quarto de casal.

Está equipado ainda com ar condicionado, duas televisões e dois cadeirões. A pequena varanda completa o espaço maravilhoso que, por se situar no sótão, o torna mais intimista e com uma atmosfera mais envolvente, onde nenhum pormenor foi deixado ao acaso.

Instalámo-nos confortavelmente, no entanto, ainda saímos à rua para um pequeno passeio junto à praia, mas depressa regressámos para confecionar o jantar e desfrutar do alojamento.

De manhã cedo, fomos acordados pelas pingas da chuva que batiam na grande janela de vidro colocada no telhado e pelo cheirinho a café que vinha da sala dos pequenos-almoços no rés-do-chão.

A sala é uma homenagem aos tempos de outrora. Íntima e acolhedora, recebeu-nos com um pequeno-almoço divinal. Por baixo do notável candeeiro, criado com motivos alusivos aos azulejos da parede, a lindíssima mesa estava preparada com iguarias de regalar o paladar. Bolos, pães, diversos queijos, produtos de charcutaria, fruta, sumos, compotas, fizeram as nossas delícias. Os ovos, mexidos ou outros, e o bacon são feitos no momento. O café, o chá ou o leite também chegam quentinhos à mesa.

 

Os Outros Alojamentos do Bacharéis Charming House

Para além do “nosso” T1, o alojamento dispõe de mais um T1 de seu nome Claridade, também com janelas para o céu e um terraço para ver o luar. Claridade tem todo o conforto de um apartamento atual no aconchego do que antes foi o antigo sótão.

O resto da casa está preenchido com sete quartos com características diferenciadoras, o que faz desta unidade, um espaço singular na Figueira da Foz, são eles:

Créditos: Bacharéis Charming House

 

Quarto Laetitia – Standard

Da antiga cozinha, da qual se preservou a pia de pedra, foi criado o Laetitia, o quarto mais intimista da casa. As vistas para o logradouro com jeito de pequeno jardim e as ilustrações antigas são aqui as guardiãs de uma época essencialmente romântica.

Quarto Prima Facie – Standard

Resguardado na parte de trás da casa, com as suas janelas à moda de seteiras, de onde se pode espreitar um bucólico quintal, o quarto Prima Facie guarda, sob os olhares femininos expressos nas gravuras antigas, uma subtil atmosfera de serenidade.

Quarto Amicitia – Executivo

Com sua ampla janela virada a sul, que lhe dá um ar de sorriso soalheiro, Amicitia recebe com o aconchego de uma grande amizade e convida a partilhar a história da casa e de seus moradores, como quem encontra velhos amigos e tem muito a contar.

Quarto Blandtiae – Executivo

Momentos de ternura, como os que foram revelados pela pesquisa do acervo, fazem parte da história da casa e Blandtiae é uma forma de lembrá-los, através das gravuras antigas, num ambiente soalheiro e calmo, embalado pelo azul suave da cabeceira.

Quarto Ex Libris – Executivo

O cantinho junto a varanda sacada, com seu charmoso balcão de ferro fundido, faz o Ex Libris deste quarto. Aqui a generosa claridade, entrecortada pelas cortinas, e as antigas gravuras convidam a momentos de descanso e encantamento, como uma boa leitura.

Quarto Inter Ludos – Executivo

Como um “quarto de brinquedos” com a cama encaixada num recorte de uma antiga porta na parede de pedra à vista, Inter Ludos convida ao repouso, entre recordações de travessuras e brincadeiras que se penduram nas paredes em forma de gravuras.

Quarto Quo Vadis – Executivo

Quo Vadis oferece uma viagem à parte pela história da casa. Enquanto o teto revela a trama de madeira do soalho original, as paredes exibem antigas gravuras, com olhares viajantes guardados do tempo.

 

Morada

Rua de São Julião, 10

Figueira da Foz

Telef. 351 928 118 877

info@bachareis.com

Mais Informações >

Share this post

  • Home
  • Hoteis
  • Bacharéis Charming House – Charme, Requinte e História

Sobre

Olá, somos a Carla, o Leonel, a Sofia, a Francisca, e adorámos partir à descoberta do mundo juntos!

Aqui, partilhámos os vários destinos que já visitamos, os hotéis onde ficamos hospedados e os restaurantes que experimentámos. Queremos inspirar quem nos visita, a viajar e a experimentar, pois consideramos que a vida é uma soma de experiências e uma constante procura. Nesta procura, buscamos locais, espaços, gastronomia, cultura, pessoas e, acima de tudo, a felicidade que é poder conhecer, valorizar e preservar o mundo maravilhoso que temos.

Artigos Recentes

Like Us on Facebook

Follow us on Instagram

Neste conteúdo estão todas, ou…
A Serra da Estrela é maravilho…
O concelho de Manteigas locali…
Estás à procura de um alojamen…
Aqui fica um espaço que experi…
Quando a Serra da Estrela se "…
Para quem adora a Serra da Est…
Conhecem a Rota dos Moinhos na…
Hoje partilhamos um restaurant…