Carla Ferreira

Carla Ferreira

Cidade de Beja

#Continuandoàprocura das cidades alentejanas, estivemos em Beja, cidade que se eleva imponente sobre a planície. Terra de trabalho e de campos férteis, é um dos maiores municípios de Portugal. No seu vasto território descobrem-se aldeias e lugares tranquilos, caracterizados por um rico património e pela grandiosa beleza paisagística, uma das nossas paisagens preferidas em Portugal.

Percorrer as labirínticas ruas é mergulhar na história, nas tradições e na mais genuína cultura local. O centro histórico, os cafés, as praças e os jardins são pontos de interesse desta fabulosa cidade que muito bem soube preservar o seu património sem nunca descurar o futuro.

 

Para Ver

Igreja da Misericórdia

Edifício originalmente projetado para instalar o matadouro, foi posteriormente destinado para fins mais nobres, dada a sua beleza.

 

Igreja de Nossa Senhora dos Prazeres/ Museu Episcopal

A fachada modesta desta igreja esconde uma grande riqueza artística no seu interior. O Museu Episcopal de Beja possui uma grande colecção de arte sacra e um conjunto de azulejos de 1698.

 

Igreja de Santo Amaro – Núcleo Visigótico do Museu Regional

          

Trata-se de uma igreja basilical cuja fundação remonta à Idade Média. Classificado como monumento nacional, alberga hoje o maior conjunto de capitéis visigóticos existente em Portugal, justificando a classificação da cidade como capital do visigótico em Portugal.

 

Convento de São Francisco

          

          

Convento fundado em 1268, funciona atualmente como pousada do grupo hoteleiro Pestana, cuja beleza arquitetónica é de destacar.

Merece visita a cisterna, a sala do capítulo, o coro alto e a bela capela – sala dos túmulos, considerada a mais elegante do Baixo Alentejo. Reza a lenda que D. Dinis a mandou construir em honra de S, Luís, pela graça que lhe terá sido concedida quando lutou com um urso numa caçada.

 

Hospital da Misericórdia

Projeto de D. Fernando, Duque de Beja, onde se destaca a ímpar enfermaria de dupla nave com seis tramos e arcos em ogiva, o magnífico claustro gótico, a capela, a pequena farmácia e a portaria com uma abóbada de dois tramos.

 

Museu Regional Rainha Dona Leonor

          

          

Edifício instalado no Convento de Nossa Senhora da Conceição e que possui um importante espólio, no qual se destacam coleções de azulejaria, arte sacra e pintura. A igreja por onde se faz a entrada é considerada monumento nacional.

 

Museu Museológico da Rua do Sembrano

Localizado junto ao Teatro Municipal, este museu conta com um conjunto de vestígios arqueológicos que ajudam a compreender a história de Beja, da Idade do Ferro à época moderna e contemporânea.

 

Castelo

          

Reconstruído no reinado de D. Dinis, ocupa um lugar de destaque na cidade de Beja. Do conjunto, há a destacar a imponente Torre de Menagem, um dos melhores exemplos da arquitetura militar portuguesa, com cerca de 40 metros de altura e feita em mármore.

 

Igreja de Santa Maria

Um belo exemplar do gótico alentejano e uma das mais antigas igrejas da cidade que terá funcionado como mesquita.

 

Teatro Municipal Pax Júlia

Com um auditório para 620 pessoas e uma sala estúdio acolhe, para além do teatro e cinema, festivais, exposições, tertúlias, seminários e congressos.

 

Sé Catedral de Beja

A atual Sé Catedral de Beja foi edificada em 1590 no local da primitiva igreja de Santiago Maior.

A estrutura primitiva do complexo, em três naves, corresponde ao modelo das igrejas-salão, muito divulgado na arquitetura maneirista do Baixo Alentejo a partir de meados do século XVI. Os retábulos das capelas laterais são do período maneirista. Da época barroca datam os retábulos da capela-mor.

 

Museu Jorge Vieira (Casa das Artes)

Espaço de referência localizado no centro histórico da cidade que possui diversas peças de um dos maiores nomes da escultura portuguesa do século XX.

 

Casa da Cultura (Bedeteca)

Integrado na Casa da Cultura é um espaço vocacionado para a divulgação da banda desenhada e cinema de animação.

 

Para Comer

 

O Alentejo é lugar de demoradas reuniões à volta da mesa e Beja não é exceção.

O destaque vai para os queijos feitos com a sabedoria de outros tempos, curados de modo artesanal. Os vinhos são um dos maiores ex lbris da região bem como as famosas quintas que proporcionam visitas encantadoras e degustação de néctares.

As migas e a carne de porco são as iguarias a não perder, bem como os doces conventuais, como as trouxas-de-ovos, a sericaia e os famosos porquinhos doces.

 

Restaurante Adega 25 de abril

O restaurante Adega 25 de abril está localizado em pleno centro histórico da cidade de Beja, onde as ruas e ruelas se cruzam. Uma adega típica alentejana, quer pela gastronomia, quer pela decoração. O espaço está decorado com objetos agrícolas pendurados no teto e nas paredes de tijolo. Uma sala cheia de tradição e de vinho, ou não se tratasse de uma adega. Num canto da sala estão existem grandes pipos de vinho feitos em barro, mesmo a lembrarem as adegas, os quais conferem ao restaurante um ambiente muito típico, particularidades interessantes num espaço agradável e simpático. Não deixe de espreitar a sala onde se encontra o vinho de fabrico próprio.

De portas abertas desde 1980, é referência na cidade no que à gastronomia alentejana diz respeito, gastronomia que muito apreciamos. Boa comida e um serviço eficiente num ambiente bastante acolhedor são o que de melhor tem para oferecer.
Delícias como a carne na brasa, com destaque, claro está, para o porco preto, rei e senhor da região, a açorda de bacalhau, a sopa de tomate com ovo ou o borrego à pastor são iguarias imperdíveis, bem como as famosas migas alentejanas com espargos, um dos nossos pratos de eleição. Para terminar, pudim de batata-doce, acompanhado de um licor da região, ou sericaia com doce de ameixa, divinais!

Ler mais >

 

Para Ficar

Pousada de Beja

          

          

A Pousada de São Francisco situa-se na cidade de Beja e resulta da recuperação do antigo Convento de São Francisco.

Integra a rede Pousadas de Portugal com a classificação de Pousada Histórica.

As origens do convento de São Francisco de Beja remontam ao século XIII. A Sala dos Túmulos da capela do Convento de São Francisco encontra-se classificada como Imóvel de Interesse Público desde 1939 .

As obras de reabilitação e adaptação a Pousada foram efetuadas entre 1993 e 1995 sendo nomeadamente eliminada a laje de betão armado que dividia a igreja e realizadas obras de restauro dos frescos das abóbadas da Sala do Capítulo e da Sala dos Túmulos na Capela. O espaço ajardinado exterior é da autoria do arquiteto Gonçalo Ribeiro Telles.

No antigo refeitório quinhentista coberto por uma abóbada de cinco tramos funciona o restaurante da pousada. As zonas de estar ocupam a antiga Sala do Capítulo coberta de frescos da época. Os quartos foram adaptados a partir das antigas celas dos monges.

A pousada conta com 34 quartos e uma suite, dispondo ainda de campo de ténis, piscina, bar e esplanada.

 

Monte da Azinheira Grande – Ferreira do Alentejo

Um refúgio único na imensidão da planície alentejana, localizado em Figueira dos Cavaleiros, próximo de Ferreira do Alentejo, a cerca de 15Km de Beja.

Aqui desfruta-se de uma estadia singular, com a tranquilidade do silêncio que se quer no Alentejo, o conforto das instalações e sobretudo o modo como os hóspedes são recebidos. Um ambiente muito familiar, muito intimista, afável, foi como se estivéssemos em casa.

A Casa Grande com o seu pátio à beira da piscina, do qual se pode desfrutar de um arrebatador pôr-do-sol, o isolamento, o sossego, são ainda outros pontos de destaque para uma estadia maravilhosa na planície dourada do Alentejo.

Ler mais >

 

Festivais e Feiras

– Do Terras sem Sombra (Festival de Música Sacra do Baixo Alentejo com uma extensa programação de concertos de música erudita e conferências temáticas que decorre entre março e julho)

– Festival Internacional de Banda Desenhada (com exposições e conferências em vários espaços da cidade)

– Palavras Andarilhas (festival dedicado à literatura e às palavras na Biblioteca Municipal)

– Ovibeja (feira de gado com imensos expositores e animação que decorre entre abril e maio)

– Olivipax

– Beja Gourmet (evento dedicado à divulgação dos excelente vinhos alentejanos)

Share this post

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on google
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email

Sobre

Olá, o meu nome é Carla Ferreira. Vivo em Viseu com a minha família, o marido Leonel e as filhas Sofia e Francisca.

Somos apaixonados pelo mundo, pela Natureza, pelas pessoas, culturas e tradições. Somos inquietos, sempre com uma vontade enorme de explorar mais e mais, de estar constantemente à procura. Privilegiamos muito o conhecimento, a valorização, a preservação e a sustentabilidade do planeta Terra. 

Explorar o mundo e partilhá-lo com as pessoas são das coisas que mais gostamos de fazer.

Artigos Recentes

Like Me on Facebook

Follow me on Instagram