Carla & Leonel

Carla & Leonel

Bétula Studios – Bragança

Lagomar, Bétula Studios, são nomes que criam logo à partida grande expectativa.

Chegamos no final do dia, envoltos num nevoeiro muito denso. À nossa frente, apenas as já gastas linhas do asfalto marcavam a direção a seguir.

Numa cortada à esquerda, a aldeia apareceu-nos uns metros mais à frente. Passamos pelo que nos pareceu ser o centro da pequena aldeia e depois de contornarmos a igreja, um enorme portão de madeira indicava que tínhamos chegado ao alojamento.

Do outro lado, esperava-nos a amável Ana Pedrosa que rapidamente nos colocou dentro da quentinha casa. Cá fora um frio extremo, nada de espantar, estávamos no mês de dezembro, em Bragança.

Num terreno contíguo à casa da família, Ana e António construíram os Bétula Studios, quatro bungallows de traça moderna, perfeitamente encaixados na paisagem que tira partido da excelente orientação solar e da vista privilegiada para os verdejantes campos e para o carvalhal perfeitamente alinhado na encosta.  Os autores deste alojamento trocaram a vida urbana, há uns anos atrás, por este lugar. Os dois filhos eram pequenos quando Ana Pedrosa, jornalista, e António Sá, fotógrafo, se instalaram na aldeia de Lagomar, no fabuloso cenário transmontano. 

A primeira impressão que retiramos relativamente ao alojamento foi a notável preocupação dos anfitriões pelas questões ambientais. Exigência, na sustentabilidade ambiental e na procura pelos pormenores, que fazem diferença. Os materiais de construção e decoração são, por isso, de baixo impacto ambiental, evidenciando-se a cortiça e o bambu.

Os estúdios possuem os nomes das quatro estações do ano e a decoração remete para apontamentos decorativos diferenciadores. O espaço é composto por um quarto, uma casa de banho, uma sala com Kitechenette e sofá que se converte em cama permitindo alojar, por exemplo, crianças.  E por falar em crianças, recentemente, foi criada uma mezzanine com cama para albergar os mais pequenos. A sala é ampla e luminosa, abrindo-se uma gigantesca janela para a varanda privativa e para a paisagem. Nos dias mais frios há uma lareira, nos Studios outono e inverno, tornando o espaço muito aconchegante e confortável.

A kitchenette está bem equipada permitindo fazer pequenas refeições. Possui um fogão, microondas, frigorifico, máquina de café, chaleira e os básicos indispensáveis numa cozinha.

Não há televisão nos Bétula Studios, mas há livros e, muito bons livros, e depois há a internet para qualquer eventualidade.

Os estúdios estão em regime de self-catering mas, à chegada, encontramos o frigorífico e os armários bem compostos para um bom pequeno-almoço: pão regional, leite e iogurtes, queijo e compota caseira, feita pela Ana, e um delicioso bolo de maçã e nozes, cortesia pelo meu aniversário. Pequenos detalhes que marcam a diferença.

E por falar em fazer a diferença, a Ana e o António, para além das maravilhosas comodidades, têm ainda pensados passeios guiados pela região para que os hóspedes tenham uma experiência fantástica e muito completa.

E fantástica foi também a nossa passagem por Bragança e pelos Bétula Studios, pois trata-se de um alojamento muito agradável e acolhedor, um local onde nos sentimos bem e onde podemos relaxar tranquilamente. Numa estadia de duas noites pagámos 200€, dois adultos e duas crianças.

 

Morada

Rua Nossa Senhora da Lapa, 27, Lagomar

Bragança

Telef. 96 023 7459

Mais Informações >

Share this post

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email

Sobre

Olá, somos a Carla, o Leonel, a Sofia, a Francisca, e adorámos partir à descoberta do mundo juntos!

Aqui, partilhámos os vários destinos que já visitamos, os hotéis onde ficamos hospedados e os restaurantes que experimentámos. Queremos inspirar quem nos visita, a viajar e a experimentar, pois consideramos que a vida é uma soma de experiências e uma constante procura. Nesta procura, buscamos locais, espaços, gastronomia, cultura, pessoas e, acima de tudo, a felicidade que é poder conhecer, valorizar e preservar o mundo maravilhoso que temos.

Artigos Recentes

Like Us on Facebook

Follow me on Instagram