Carla & Leonel

Carla & Leonel

Concelho de Boticas – Vila Real

#Continuandoàprocura das vilas de Portugal, estivemos, em setembro de 2019, em Boticas, uma agradável vila serrana, localizada na agreste Serra do Barroso, no distrito de Vila Real, na região de Trás-os-montes.

Esta é uma região muito antiga, como provam o Castro do Lesenho, considerado o Castro Lusitano mais importante do país, ou o da Gorda, em Ardãos.

Boticas é célebre pela Gastronomia, nomeadamente pela carne de vitela “barrosã“, mas também pelo afamado “vinho dos mortos“, designação que recebeu desde os tempos das invasões Francesas. Diz-se que em 1809 a população, assustada com a destruição e saque que as tropas napoleónicas vinham deixando, decidiu enterrar alguns dos seus bens, entre eles o vinho tão apreciado. Após a retirada do inimigo, o povo descobriu que o vinho enterrado tinha um sabor ainda melhor, e ainda hoje se enterra as garrafas por um ou dois anos.

A Vila de Boticas encerra em si muitas atividades e locais de interesse, da gastronomia à cultura passando pelo património e natureza, como os diversos cursos de água presentes na região que reúnem cenários idílicos e boas condições para a prática das mais variadas atividades de lazer, de desporto e turísticas.

 

Para Ver

Estância Termal de Carvalhelhos

Esta estância é também conhecida por Caldas Santas de Carvalhelhos. Possui águas bicarbonatadas, sódicas e fluoretadas, recomendadas para o tratamento de doenças de pele e do aparelho circulatório e digestivo.

 

Centro de Artes Nadir Afonso

Edifício de arquitetura contemporânea projetado pela arquiteta Nova Iorquina Louise Braverman e pelo arquiteto Artur Afonso, filho de Nadir Afonso. O centro é uma homenagem ao pintor, com formação em arquitetura, com raízes maternas em Boticas.

O edifício possui uma exposição com dezenas de obras do mestre transmontano, pioneiro da abstração em Portugal, o posto de turismo da vila e um auditório usado para vários tipos de eventos.

 

Museu Rural de Boticas

O Museu é um dos polos constituintes de um projeto em conjunto, o Ecomuseu do Barroso, que tem vários locais no concelho de Boticas e em Montalegre.

É um local para se perceber a história e essência de Boticas e das suas gentes. Aqui pode-se visualizar material iconográfico, tal como, instrumentos usados na lavoura, trajes, ambientes de outrora entre outros.

 

Igreja Paroquial

A igreja data de 1880 e é dedicada à Nossa Senhora da Livração. É uma construção simples e austera, evidenciando o Estilo Chão que apareceu no século  XVI.

A capela-mor possui uma profusa decoração de mérito artístico e frescos de boa qualidade a representar o milagre da multiplicação dos pães e Jesus a dar a comunhão do pão e do vinho aos apóstolos. A nave da igreja está decorada com pinturas representando anjos alados.

 

Guerreiro Galaico

Réplica em granito maciço da escultura Guerreiro Calaico que se acredita ser a figura antropomórfica mais antiga da península ibérica.

A escultura representa um guerreiro numa pose estática canónica da cultura castreja da 2ª idade do ferro.

Acredita-se que este tipo de figura representava uma ligação do guerreiro às divindades da época.

 

Antigos Paços do Concelho/ Biblioteca

Edifício com um traçado típico da arquitetura chã, com molduras em granito. A biblioteca abriu em 2000 e está bem equipada com todas as comodidades e funcionalidades atuais onde se podem encontrar inúmeros livros de interesse.

 

Parque de Lazer do Ribeiro do Fontão

Parque localizado no centro da vila, onde se valoriza a história, o património, a natureza e a paisagem. Possui vários pontos arquitetónicos e escultóricos de interesse. Junto ao parque, corre um ribeiro, há várias pontes pedestres, um moinho de granito, um canastro típico e uma escultura que retrata o enorme escritor da região, Miguel Torga.

 

Centro de Escultura Castreja

O CEDIEC possui um extenso património arqueológico focado na vasta cultura castreja da região, cujo objetivo é a valorização do Outeiro Lesenho , local de grande valor no panorama dos povoados fortificados da cultura castreja do noroeste da península ibérica. O centro divide-se em vários espaços como, os serviços de atendimento, administração, exposição permanente e sala de documentação, reserva de materiais e área laboratorial.

 

Convento da Granja

O convento ou colégio da Granja é formada por uma bonita capela e edifícios adjacentes como, os dormitórios e restantes divisões típicas de um convento, destacando-se a fachada barroca da capela. O convento tem vindo a ser alvo de restauro, uma vez que se encontrava abandonado e em ruínas há bastantes anos. Antigamente funcionava como colégio para meninas e estava ao cargo das Irmãs Doroteias da congregação religiosa de Beça.

 

Repositório Vinho dos Mortos

Um espaço museológico que contém toda a informação do vinho ex-líbris de Boticas, o vinho dos mortos, cuja história desenrola-se aquando da 2ª invasão das tropas napoleónicas de Portugal em 1808, em que o objetivo era esconder o valioso vinho, das tropas francesas. O povo de Boticas optou por enterrar o vinho no chão das próprias adegas. Quando os franceses foram expulsos do país, a população foi desenterrar o vinho e constatou que este tinha melhorado significativamente com a temporada que tinha passado enterrado. A técnica foi utilizada desde essa altura e tornou-se uma curiosidade no mundo dos vinhos

 

Edifício da Câmara Municipal de Boticas

Edifício de arquitetura contemporânea da autoria de António Belém Lima, que se caracteriza por um desenho simples, mas pormenorizado com geometrias complexas que dão personalidade e valorizam os seus edifícios. O edifico liga-se à biblioteca por uma ponte de vidro. Em frente há uma praça preparada para receber eventos ao ar livre. No átrio do edifício existe um painel de azulejos de Nadir Afonso.

 

Para Comer

Restaurante Abstrato

Um espaço de referência, para degustar sabores únicos, o restaurante Abstrato, localizado no Boticas Hotel Art & Spa, em Boticas, oferece as melhores opções gastronómicas, um local para experimentar os melhores produtos da região. Estivemos no Abstrato, aquando da nossa estadia no hotel.

Mais Informações >

 

Para Ficar

Boticas Hotel Art & Spa

O Boticas Hotel ART & SPA é um charmoso hotel de 4 estrelas, dedicado à arte contemporânea, num edifício de arquitetura moderna, arrojada e muito elegante.
O Hotel está situado ao lado do centro de Artes Nadir Afonso, em pleno centro da vila de Boticas, no distrito de Vila Real.

Com vistas para as colinas arborizadas, o hotel dispõe de instalações contemporâneas e presta homenagem ao Pintor, Arquiteto e Filósofo, Nadir Afonso. A decorar o espaço, há pinturas, tapeçarias, fotogalerias e livros do grande Mestre da pintura contemporânea portuguesa do século XX.

Mais Informações >

Share this post

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on google
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email

Sobre

Olá, somos a Carla, o Leonel, a Sofia, a Francisca, e adorámos partir à descoberta do mundo juntos!

Aqui, partilhámos os vários destinos que já visitamos, os hotéis onde ficamos hospedados e os restaurantes que experimentámos. Queremos inspirar quem nos visita, a viajar e a experimentar, pois consideramos que a vida é uma soma de experiências e uma constante procura. Nesta procura, buscamos locais, espaços, gastronomia, cultura, pessoas e, acima de tudo, a felicidade que é poder conhecer, valorizar e preservar o mundo maravilhoso que temos.

Artigos Recentes

Like Us on Facebook

Follow me on Instagram