Carla & Leonel

Carla & Leonel

Bruxa d’Évora – Sabores do Outro Mundo

Uma bruxa que empresta o nome a um restaurante? Sim, é verdade.

Antes de falarmos e mostrarmos a deliciosa gastronomia e o espaço fantástico onde a mesma é servida, vamos, em primeiro lugar, contar um bocadinho desta história.

A Feiticeira ou Bruxa de Évora é uma das personagens mais populares e misteriosas do folclore e das lendas de magia. A Bruxa de Évora foi tão poderosa e influente que se tornou uma para muitos praticantes de bruxaria. Esta personagem aparece, ainda, ligada ao nome do Santo Feiticeiro Cipriano de Antioquia, seu discípulo mais prestigiado. A Bruxa de Évora não era uma feiticeira qualquer, ela era alfabetizada, poliglota, falava fluentemente, lia e escrevia fluentemente em português, árabe e latim.

Mas, como nem só de lendas vive este espaço, ele é, sobretudo, uma referência na gastronomia local, pela capacidade de enaltecer os produtos da região e, ao mesmo, tempo apresentá-los de forma criativa, com um toque de sofisticação.

A funcionar desde 2019, este restaurante está instalado num espaço muito acolhedor, com imensa luminosidade e que se abre para o exterior, local onde também existe uma esplanada, ideal para os dias mais amenos. Outo aspeto interessante tem a ver com a zona mais intimista, perfeita para quem procura maior privacidade, uma vez que a mesma apresenta uma disposição, no mínimo peculiar, em forma de cavalariças, mas com todo o conforto. As instalações sanitárias também merecem destaque pela decoração criativa e elegante que, aliás, está presente em todo o espaço, o que lhe confere uma atmosfera acolhedora e simpática.
E por falar em simpatia, fomos recebidos com grande amabilidade pelos jovens funcionários, sempre muito atentos e eficientes, para uma experiência gastronómica completa.

Como, nem só de arquitetura e amabilidade, vive um espaço, também, a gastronomia merece especial destaque e um restaurante tem de ser, acima de tudo, a comida, sobretudo, a boa comida, os sabores genuínos. Claro que o Bruxa de Évora marca pontos em todos estes aspetos, uma vez que, facilmente consegue criar uma simbiose perfeita entre espaço e comida.

E foi isso para isso que lá fomos. Iniciámos a nossa refeição com um couvert composto por manteiga à chef, pão, azeitonas e que azeitonas! Das melhores que já provámos. Seguiram-se as entradas, queijo amanteigado da região com compota caseira e tostinhas, os pratos principais, com base na carne, escolhemos bochechas de porco preto estufadas com vinho tinto, migas de espargos e legumes salteados; lombinho de porco preto alentejano com migada de batata e cogumelos, chouriço e legumes salteados. Para a “Pequena”, um prato vegetariano, migas de espargos com seitan e legumes. Por último, a sobremesa, trilogia de doces conventuais. Acompanhámos a refeição com água e, pagámos 68€, para dois adultos e duas crianças.

 

Especialidades   

Couvert: Pão; azeitonas marinadas; manteiga à chef; couvert à chef.

Entradas (Enchidos e Queijos): Queijo amanteigado da região com compota caseira e tostinhas; queijo gratinado da região com tostinhas; linguiça de porco preto assada sobre torrada de pão alentejano; farinheira de porco preto assada sobre torrada de pão alentejano; tábua de queijos regionais com compota caseira, mel e tostas caseiras; tábua de enchidos de porco preto alentejano; tábua de presunto de porco preto alentejano; tábua à Bruxa.

Entradas Frias: salada de coelho bravo à São Cristóvão; salada regional de grão de bico com bacalhau e poejos.

Entradas Quentes: Ovos rotos com paio de porco preto alentejano, cebola roxa confitada e bata palha caseira; cogumelos salteados com ovo a baixa temperatura; pica pau de porco preto com molho de mostarda, sweet chilli e pickles caseiros; croquetes de farinheira e de cabeça de xara com maionese de coentros e alho; trio de mini empadas de caça (javali, perdiz e coelho bravo); ovos mexidos com cogumelos e farinheira; camarão tempura com maionese de pickles.

Sopas: Creme de legumes; canja de galinha do campo.

Da Costa: Filete do campo do mar com puré de batata caseiro, legumes e molho de laranja; bacalhau confitado com batatinha a murro, legumes e poejada; corvina com açorda de ameijoas e camarão; arroz malandrinho de polvo; lula grelhada com migada de batata, chouriço, cogumelos e molho de marisco.

Do Montado: Bochechas de porco preto alentejano estufadas com vinho tinto, com migas de espargos e legumes salteados; folhado de perdiz com cogumelos salteados e açafrão; o pato e o seu arroz; carré de borrego à moda de Montemor a baixa temperatura com puré de batata doce e legumes; lombinho de porco preto alentejano com migada de batata e cogumelos, chouriço e legumes salteados; beef de novilho com molho à bruxa e batata frita caseira.

Menu Infantil: Bolonhesa de vitela com esparguete; perna de frango assado com batata frita e legumes; douradinhos de pescada com arroz e legumes.  

 Vegetariano: Arroz malandrinho de cogumelos trufado; puré de batata doce com legumes salteados e tofu; raviolis de soja com creme de espinafres; migas de espargos com seitan e legumes.

Sobremesas: Sericá com ameixa d´Elvas; encharcada do convento de Santa Clara com creme de limão; toucinho do céu com gelado de laranja; trilogia de doces conventuais; petit gateaux com laranja e gelado de menta; pastel de grão de bico alentejano; leite creme de abóbora; o nosso pato de queijos; prato de fruta laminado.

 

Horário

Terça a sábado das 12h30 às 15h30 e das 19h30 às 24h

Domingo das 12h30 às 16h

Encerra às Segundas e Domingos (Jantares)

 

Morada

Rua 5 de outubro, 86

Évora

Telef. 962 671 602

Mais Informações >

Share this post

Sobre

Olá, somos a Carla, o Leonel, a Sofia, a Francisca, e adorámos partir à descoberta do mundo juntos!

Aqui, partilhámos os vários destinos que já visitamos, os hotéis onde ficamos hospedados e os restaurantes que experimentámos. Queremos inspirar quem nos visita, a viajar e a experimentar, pois consideramos que a vida é uma soma de experiências e uma constante procura. Nesta procura, buscamos locais, espaços, gastronomia, cultura, pessoas e, acima de tudo, a felicidade que é poder conhecer, valorizar e preservar o mundo maravilhoso que temos.

Artigos Recentes

Like Us on Facebook

Follow us on Instagram

Neste conteúdo estão todas, ou…
A Serra da Estrela é maravilho…
O concelho de Manteigas locali…
Estás à procura de um alojamen…
Aqui fica um espaço que experi…
Quando a Serra da Estrela se "…
Para quem adora a Serra da Est…
Conhecem a Rota dos Moinhos na…
Hoje partilhamos um restaurant…