Carla & Leonel

Carla & Leonel

Carrazeda de Ansiães: ponto de partida para o Douro e Tua

Imaginem um destino repleto de paisagens de tirar o fôlego. Já imaginaram? Esse destino Chama-se Carrazeda de Ansiães e fica numa vertente, a partir da qual se vislumbram os rios Douro e Tua.

Eram dez da manhã, fazia algum frio e o céu escuro ameaçava chuva. Mesmo assim havia quem se ocupasse dos vários afazeres quotidianos nas diversas localidades rurais por onde fomos passando.

Que belo concelho! São vinhedos, pomares de maçã e miradouros de cortar a respiração. Um sem fim de pontos de interesse que nos preencheram horas a fio. Depois há o sossego, aquela tranquilidade que nos inundou a alma e nos fez querer ficar.

Carrazeda de Ansiães pertence ao distrito de Bragança e apresenta características e realidades, que embora diferentes, se complementam.

A parte norte, zona de planalto, apresenta caraterísticas da Terra Fria, zona mais agreste, onde predomina o granito, alguma vinha, maçã e cereal.

Por outro lado, na parte Sul, junto ao Douro e Tua, a temperatura sobe, mudando também a paisagem, agora com caraterísticas da Terra Quente Transmontana, os vales encaixados do Tua e Douro, onde predomina o xisto, a vinha, a oliveira e a amendoeira, e onde se produz o afamado vinho do Porto.

Carrazeda de Ansiães é um concelho tipicamente rural, onde a agricultura continua a ser a atividade económica preponderante. O vinho do Porto e de mesa, a maçã e o azeite, são considerados produtos de grande qualidade e que levam o nome do concelho além-fronteiras.

 

Para Ver na Vila de Carrazeda de Ansiães

Igreja Matriz

Igreja Matriz de Carrazeda de Ansiães

Também conhecida como Igreja de Santa Águeda, este monumento religioso tardo-barroco, é composto por nave, capela-mor, sacristia, torre sineira e capela seiscentista. A torre sineira e os remates da fachada principal são em granito e, ao centro, está o relógio. O interior conserva um espólio notável que consagra: a pintura do teto da capela-mor, com a padroeira a ser torturada, e a capela do Morgado, onde está um retábulo maneirista.

 

Praça do Município

Lugar onde se localiza a Câmara Municipal, o Posto de Turismo e o Centro de Inovação Tecnológica INOVARURAL, onde se situa a Galeria Alberto Carneiro, um espaço dedicado às obras do artista plástico.

 

Jardim da Praça Dom Lopo Vaz de Sampaio

O jardim da praça é o ponto central da vila, um espaço verde com muitas flores, um lago no centro e bancos de descanso.

 

Pelourinho e Fonte das Sereias

Estes monumentos localizam-se na zona mais antiga de Carrazeda. O pelourinho tem origens no século XVIII.

 

Centro Interpretativo do Castelo de Ansiães

Local onde estão exibidas algumas das descobertas arqueológicas do concelho, nomeadamente, as que estão associadas ao Castelo e vila muralhada de Ansiães. É também o local perfeito para conhecer um pouco mais sobre a História da região.

 

Moinho de Vento

O Moinho de vento que espreita sobranceiramente à vila faz parte do imaginário popular que, ao longo dos últimos 100 anos, se habituou a ver a belíssima estrutura isolada sobre a fragaria e interrogar-se acerca da sua origem e funcionalidade.

Atualmente, entre a população não existe memória da época do seu funcionamento. No entanto, no início da década de 80, foram recolhidos importantes testemunhos, entre os habitantes mais idosos da povoação, que hoje nos ajudam a compreender um pouco da sua história.

 

Para Ver no Concelho de Carrazeda de Ansiães

Castelo de Ansiães

Castelo de Ansiães

Com uma implementação geográfica que lhe confere ótimas condições naturais de defesa, o Castelo de Ansiães reveste-se de uma história milenar que remonta ao 3º milénio a. C.

Desde esse período que as características geomorfológicas do sítio em muito terão contribuído para uma ocupação quase sucessiva desta topografia. A vila muralhada de Ansiães foi durante muito tempo sede do concelho, título que perdeu em 1734 devido ao número reduzido de pessoas aqui a residir.

No local existe também a Igreja de São Salvador de Ansiães, um templo românico, cuja originalidade reside no tímpano “Pantacrator” do portal principal, no qual a iconografia de “cristo em majestade”, constitui o mais complexo exemplar do românico em Portugal.

No exterior da muralha subsiste, em ruínas, a Igreja de São João Baptista, também de origem românica.

 

Museu da Memória Rural

É uma estrutura cultural dedicada à preservação e divulgação do património material e imaterial relacionado com a cultural rural da região.

Em Vilarinho da Castanheira está localizada a sede do museu que dá a conhecer todo o ciclo do vinho, bem como os ofícios tradicionais, nomeadamente, o do ferrador, do canastreiro, do pescador do rio Douro, da padeira, da queijeira, do pastor, do tanoeiro, do sapateiro, etc. O Moinho de Água do Ribeiro do Coito é outro local que também merece uma visita.

Na aldeia da Lavandeira, situa-se o Núcleo Museológico do Azeite que mostra como era produzido o azeite num lagar tradicional de prensa de parafuso central.

Em Carrazeda de Ansiães, está localizado o Moinho de Vento construído no início do século XX e que terá funcionado durante cerca de uma década, moendo o trigo produzido nos campos circundantes à vila. Em 2002 foi recuperado e integrado num programa de visitas guiadas.

 

Santuário e Miradouro da Senhora da Graça

Miradouro da Senhora da Graça

Apenas a 2km do centro da vila, este miradouro situa-se a 900 metros de altitude e oferece vistas maravilhosas para a região envolvente.

 

Santuário e Miradouro da Senhora da Saúde

Santuário da Senhora da Saúde

Também com uma localização próxima do centro da vila, este miradouro permite uma vista deslumbrante para o vale da Cabreira até Freixiel.

 

Anta de Zedes

Anta de Zedes

Monumento megalítico que recebe o nome de Casa da Moura, cujo interior possui vestígios de pinturas a ocre.

 

Aldeia de Campelos

Campelos é uma aldeia na freguesia de Linhares que se localiza numa encosta bastante íngreme, com uma belíssima vista sobre o rio Douro, e traços rurais muito vincados, visíveis também nas construções de pedra.

 

Aldeia de Marzagão

Marzagão é uma das freguesias do concelho de Carrazeda de Ansiães. Tem como anexa a aldeia de Luzelos e algumas quintas, como a Quinta da Aveleira, a Quinta da Gricha e a Quinta da Manjafra. A sua atividade económica continua a ser a agricultura, e os principais produtos a maçã e o azeite, havendo também outras pequenas produções de trigo, milho e vinho.

Marzagão é uma aldeia histórica, intimamente ligada ao antigo Castelo de Ansiães, na qual nos deparamos com uma estrutura urbana assente numa arquitetura tradicional onde o granito surge como a principal matéria-prima da construção.

 

Calçada Romana do Pombal

Encontramos duas calçadas bem preservadas no concelho, a calçada de Pombal e a calçada de São Lourenço. A de Pombal localiza-se junto à estrada N314-1 e estabelecia a ligação entre a aldeia de Pombal e aldeia anexa de Paradela. A de São Lourenço ligava Pombal de Ansiães às termas de São Lourenço e ao Rio Tua. Esta via de comunicação acompanha de forma engenhosa a geomorfologia do profundo vale, dando origem a um traçado com um interessante valor estético, fato que constitui um dos mais belos percursos pedonais do concelho de Carrazeda de Ansiães.

 

Miradouro de Parambos

Miradouro localizado na estrada entre Carrazeda de Ansiães e Foz do Tua, e que proporciona paisagens de cortar o fôlego, é o Douro no seu melhor sempre a impressionar com os seus socalcos redesenhando o que a Natureza lhe ofereceu.

 

Miradouro do Senhor da Boa Morte

Este miradouro, localizado na localidade de Castanheira, enquadra-se num espaço religioso, junto à capela com o mesmo nome, erigida no século XVIII. A partir deste local é possível usufruir de uma vista panorâmica sobre o vale do Douro e sobre as encostas agrestes do rio Tua, onde se evidenciam as espécies botânicas tradicionais de cariz mediterrâneo.

 

Miradouro dos Olhos do Tua

Miradouro dos Olhos do Tua

Miradouro situado no limite nordeste da aldeia do Castanheiro do Norte que oferece uma vista sublime sobre um amplo troço do vale do rio Tua. A estrutura do miradouro, projetada pelo escultor Paulo Moura foi construída em aço corten e representa a quilha de um barco numa alusão à recente navegabilidade deste curso fluvial.

 

Miradouro de São Lourenço

Miradouro de São Lourenço

Este miradouro localiza-se na estrada municipal que liga Pombal de Ansiães ao lugar de São Lourenço. A estrutura é também um projeto da autoria do escultor Paulo Moura e possui uma vista privilegiada sobre o vale do Tua, convidando a entrar na silhueta de São Lourenço para desfrutar da magnífica paisagem marcada pelo recorte das montanhas onde coabitam os xistos com os granitos e se evidenciam as vinhas, os sobreiros e as oliveiras.

 

Miradouro da Brunheda

Miradouro da Brunheda

Miradouro situado no lugar da Brunheda, trata-se de um lugar por excelência para contemplar a paisagem do Vale do Tua. Deste local é possível observar as margens, que se assumem como um delimitador natural da área geográfica do concelho, numa área em que se evidencia a transição das encostas graníticas do vale para uma área mais plana na qual predominam os xistos e cuja paisagem se torna mais regular.
A zona da Brunheda funcionou como ponto nevrálgico de travessia do rio Tua, tendo existido diferentes formas de ligação entre ambas as margens ao longo do séc. XX, embora o seu atravessamento feito através de barca se realizasse desde tempos imemoriais, como testemunham os ex-votos existentes na capela do Sr. dos Passos.

 

Miradouro do Douro

Miradouro do Douro

Miradouro localizado a meia encosta voltada para o rio Douro, que possui um espaço de lazer próprio perfeitamente integrado na paisagem. Deste local, pode observar-se em pormenor um amplo troço do rio e toda a sua lindíssima área envolvente, as vinhas desenhadas nos socalcos e os povoados ribeirinhos.

Para além da contemplação do rio e de uma grande parte da região Património Mundial da UNESCO, é possível ver a Linha Ferroviária do Douro.

 

Miradouro da Fraga da Ola

Miradouro da Fraga da Ola

Miradouro localizado no local do Pinhal do Douro. É constituído por uma estrutura metálica estrategicamente colocada para permitir uma vista panorâmica arrebatadora.

Deste local, pode-se observar um amplo troço do rio Douro, o vale do Ribeiro da Vila, assim como a famosa queda de água da Fraga da Ola.

A queda de água, que no momento da nossa visita se encontrava sem água, é objeto de interesse desde meados do século XVII, sendo-lhe feita referência nas Memórias Paroquiais de 1758, onde o pároco local realçava a existência de uma laje empinada, eminente e escorregadia por onde fluem as águas do Ribeiro do Síbio, mencionando ainda que, segundo o imaginário popular, é neste local que as feiticeiras vão à noite fazer “as suas costumadas danças e folguedos”.

 

Para Comer

Restaurante do Grapple Hotel

Carrazeda de Ansiães possui uma gastronomia muito rica. No concelho existem alguns espaços que merecem uma visita, entre eles, a Taberna da Helena em plena vila ou o restaurante Calça Curta junto à foz do rio Tua, mesmo ao lado do rio Douro.

Ficamo-nos pelo restaurante do Grapple Hotel, um espaço que oferece um conjunto de pratos que alia a tradição à mais sofisticada arte culinária, recorrendo, essencialmente, aos produtos locais.

As nossas escolhas recaíram no Trio de bísaro, batata nova e migas de couve; Pasta com molho pesto; espargos, manjericão, tomate, mozarela e amêndoa laminada e, para terminar, Sobremesa Grapple, uma delícia confecionada à base de maçã da terra.

 

Para Ficar

 Grapple Hotel & Spa

 Grapple Hotel & Spa

Se há coisa que apreciámos verdadeiramente é a tranquilidade de um espaço. Se a esta sensação, juntarmos as comodidades, a gastronomia e a simpatia, então, temos os ingredientes perfeitos para uma estadia muito agradável.

Carrazeda de Ansiães fica mesmo aqui ao lado. A paisagem nesta altura do ano transforma-se para dar lugar ao colorido, nas vinhas e nos pomares de maçã, um conjunto paisagístico que nos inundou as vistas.

Foi neste cenário, entre os rios Douro e Tua, que nos detivemos por algumas horas a desfrutar do fantástico Grapple Hotel & Spa.

Ler Mais >

Share this post

  • Home
  • Destinos
  • Carrazeda de Ansiães: ponto de partida para o Douro e Tua

Sobre

Olá, somos a Carla, o Leonel, a Sofia, a Francisca, e adorámos partir à descoberta do mundo juntos!

Aqui, partilhámos os vários destinos que já visitamos, os hotéis onde ficamos hospedados e os restaurantes que experimentámos. Queremos inspirar quem nos visita, a viajar e a experimentar, pois consideramos que a vida é uma soma de experiências e uma constante procura. Nesta procura, buscamos locais, espaços, gastronomia, cultura, pessoas e, acima de tudo, a felicidade que é poder conhecer, valorizar e preservar o mundo maravilhoso que temos.

Artigos Recentes

Like Us on Facebook

Follow us on Instagram

Neste conteúdo estão todas, ou…
A Serra da Estrela é maravilho…
O concelho de Manteigas locali…
Estás à procura de um alojamen…
Aqui fica um espaço que experi…
Quando a Serra da Estrela se "…
Para quem adora a Serra da Est…
Conhecem a Rota dos Moinhos na…
Hoje partilhamos um restaurant…