Carla & Leonel

Carla & Leonel

Casinhas de São Francisco – Freixo de Espada à Cinta

 

#Continuandoàprocura de alojamentos envolventes e criativos, em outubro de 2019, estivemos em Freixo de Espada à Cinta e pernoitámos nas fabulosas Casinhas de São Francisco.

Com uma localização privilegiada, no centro histórico da vila, o espaço é composto por dois apartamentos, um T1 e um T2, espaços muito bem aproveitados e que convidam à descontração e relaxamento. As casinhas foram recuperadas, mantendo a estrutura original, com paredes de pedra e, paredes e tetos em madeira e tabique. Possuem ar condicionado e estão elegantemente decoradas, tendo por base as cores da oliveira, cultura que é marca do clima e costumes mediterrânicos nas encostas do rio Douro e são muito confortáveis e acolhedoras.

As Casinhas de S. Francisco nasceram como parte da casa agrícola da família Guerra Junqueiro, destinadas a acolher trabalhadores. Em baixo guardava-se a lenha, batatas, cebolas e animais, em cima numa única divisão com telha vã, se dormia, cozinhava e convivia. As pedras, as traves de madeira, as chaminés, guardam essas memórias de outros tempos em que sendo a vida bem mais dura, a sua existência contava e era muito valorizada. No Museu Regional Casa Junqueiro, situado no r/c da Casa Grande da rua de S. Francisco pode encontrar muitos objetos que são testemunhos destes usos e costumes do século XX em Freixo de Espada à Cinta.

     

   

     

     

 

T2 Azeitona (triplex)

Como somos quatro pessoas, ficámos no T2 Azeitona. Este apartamento é composto por três pisos que conservam dois lances de escadas de acesso ao 1º andar e mezanino no seu desenho original, com degraus estreitos e teto baixo, o que requer cuidado especialmente com crianças, pessoas de elevada estatura e pessoas com problemas de mobilidade.

Ao entrarmos no alojamento, a primeira impressão que tivemos foi de admiração. Admiração pelo facto de existiram três andares, pela decoração e pela atmosfera incrível que se sente. As “Pequenas” ficaram logo muito entusiasmadas e depressa subiram ao segundo andar para conhecerem o seu quarto.

O rés-do-chão possui um pequeno hall de entrada, um quarto com cama de casal e uma casa de banho completa.

Subindo ao primeiro andar, chegámos à sala e à cozinha. A sala possui mesa de jantar, balcão, lareira, sofá e televisão. A cozinha está devidamente equipada com eletrodomésticos e louças. Em cima da bancada, esperava-nos um “miminho” composto por pão, compota, fruta, bolachas e sumos.

Mais um lanço de escadas e chegámos ao segundo andar, um incrível sótão mezanine com duas camas individuais, uma zona de estar, com uma particularidade interessante, um vidro no chão que permite visualizar a cozinha, e uma janela no telhado para observar as estrelas.

 

T1 Amêndoa (duplex)

Com uma decoração que nos remete para o universo da amêndoa, fruto característico da região, o apartamento é muito semelhante ao anterior. No entanto, apenas está preparado para duas pessoas, pois só possui um quarto. Assim, no rés-do-chão. Há um hall de entrada, um quarto com cama de casal e uma casa de banho completa. Subindo ao primeiro andar, está a cozinha e a sala.

 

A anfitriã recebeu-nos com muito profissionalismo e simpatia. Facultou-nos todas as informações ao bom funcionamento da casa e mostrou-se bastante disponível para qualquer eventualidade.

A estadia foi muito agradável, sentimo-nos em casa. Apenas há um pequenino senão relativamente à sua localização. Boa por um lado, porque se encontra no centro da vila, má por outro, pois como está localizada no centro e numa rua bastante estreita, não possui estacionamento, pelo que tivemos de estacionar o carro um pouco longe do alojamento.

 

Morada

Rua dos Palheiros, nº 4-6

Freixo de Espada à Cinta

Telef. 934 255 826

Mais Informações >

Share this post

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on google
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email
  • Home
  • Hoteis
  • Casinhas de São Francisco – Freixo de Espada à Cinta

Sobre

Olá, somos a Carla, o Leonel, a Sofia, a Francisca, e adorámos partir à descoberta do mundo juntos!

Aqui, partilhámos os vários destinos que já visitamos, os hotéis onde ficamos hospedados e os restaurantes que experimentámos. Queremos inspirar quem nos visita, a viajar e a experimentar, pois consideramos que a vida é uma soma de experiências e uma constante procura. Nesta procura, buscamos locais, espaços, gastronomia, cultura, pessoas e, acima de tudo, a felicidade que é poder conhecer, valorizar e preservar o mundo maravilhoso que temos.

Artigos Recentes

Like Us on Facebook

Follow me on Instagram