Carla & Leonel

Carla & Leonel

Castelo de Bragança

 
#Continuandoàprocura dos castelos de Portugal, visitamos recentemente o Castelo de Bragança que fica situado no centro histórico da cidade, na margem do rio Fervença e é um dos mais importantes e bem preservados castelos portugueses.
 
 

Recuando ao passado, é importante saber que, após a chegada dos povos germânicos, a cidade de Bragança, outrora designada de “Brigância”, conheceu os conflitos entre árabes e cristãos, e que foi devido a essas incursões devastadoras que a povoação teve de se deslocar para o outeiro da Benquerença, durante o reinado de D. Afonso Henriques.
Foi no século XII que o castelo foi edificado para proteger a renovada povoação, apesar de uns anos mais tarde ter sido novamente arrasada pelos exércitos muçulmanos.
O castelo foi alvo de obras de beneficiação durante o reinado de D. Fernando, tendo sido ampliado no reinado de D. João I. Contudo, o rol de destruições continuou com a invasão espanhola de 1762 e com as guerras napoleónicas, sendo que a paz chegaria apenas durante o século XX.

 

O Castelo, erguido na cota de 700m acima do nível do mar, tem uma planta ovalada, é constituído por uma cerca ameada com um perímetro de 660m, reforçada por 15 cubelos e ocupa um área de 3 hectares com 4 espaços delimitados, dois eixos viários, cujo principal é a antiga rua da Cidadela.

 
 

Já no interior, pode-se visitar as edificações da Domus Municipalis, que se acredita ter tido a função de cisterna, a igreja de Santa Maria e o Pelourinho Medieval.

 
 
 
 
No setor Norte destaca-se a Torre de Menagem com 34m de altura e 17m de largura, tendo no interior o calabouço e a cisterna, no exterior , mais ou menos a meio, uma pedra de armas com o brasão da Casa de Avis e na face Sul duas janelas góticas maineladas.
 

No lado Norte da cerca exterior, junto a um dos cubelos, destaca-se a Torre da Princesa e no setor Sul, um saliente de planta quadrangular é fechado pelo chamado Poço del´Rei, antiga cisterna.

Os espaços internos do castelo de Bragança foram reorganizados e convertidos, desde 1936, em museu militar da região.

 

 

Share this post

Sobre

Olá, somos a Carla, o Leonel, a Sofia, a Francisca, e adorámos partir à descoberta do mundo juntos!

Aqui, partilhámos os vários destinos que já visitamos, os hotéis onde ficamos hospedados e os restaurantes que experimentámos. Queremos inspirar quem nos visita, a viajar e a experimentar, pois consideramos que a vida é uma soma de experiências e uma constante procura. Nesta procura, buscamos locais, espaços, gastronomia, cultura, pessoas e, acima de tudo, a felicidade que é poder conhecer, valorizar e preservar o mundo maravilhoso que temos.

Artigos Recentes

Like Us on Facebook

Follow us on Instagram

Estás a pensar viajar para Fra…
Hoje comemora-se o Dia Mundial…
Com os olhos postos no oceano…
Novo Artigo no blogue com algu…
Imagina um mundo com igualdade…
Com os olhos postos nas encost…
Aqui fica mais um artigo com t…
A Francisca neste momento está…
As coloridas Cinque Terre desc…