Carla & Leonel

Carla & Leonel

Castelo de Bragança

O Castelo de Bragança fica situado no centro histórico da cidade, na margem do rio Fervença e é um dos mais importantes e bem preservados castelos portugueses.
 
Castelo de Bragança
 

Recuando ao passado, é importante saber que, após a chegada dos povos germânicos, a cidade de Bragança, outrora designada de “Brigância”, conheceu os conflitos entre árabes e cristãos, e que foi devido a essas incursões devastadoras que a povoação teve que se deslocar para o outeiro da Benquerença, durante o reinado de D. Afonso Henriques.
Foi no século XII que o castelo foi edificado para proteger a renovada povoação, apesar de uns anos mais tarde ter sido novamente arrasada pelos exércitos muçulmanos.
O castelo foi alvo de obras de beneficiação durante o reinado de D. Fernando, tendo sido ampliado no reinado de D. João I. Contudo, o rol de destruições continuou com a invasão espanhola de 1762 e com as guerras napoleónicas, sendo que a paz chegaria apenas durante o século XX.

 

O Castelo, erguido na cota de 700m acima do nível do mar, tem uma planta ovalada, é constituído por uma cerca ameada com um perímetro de 660m, reforçada por 15 cubelos e ocupa um área de 3 hectares com 4 espaços delimitados, dois eixos viários, cujo principal é a antiga rua da Cidadela.

 
 

Já no interior, pode-se visitar as edificações da Domus Municipalis, que se acredita ter tido a função de cisterna, a igreja de Santa Maria e o Pelourinho Medieval.

 
 
No setor Norte destaca-se a Torre de Menagem com 34m de altura e 17m de largura, tendo no interior o calabouço e a cisterna, no exterior , mais ou menos a meio, uma pedra de armas com o brasão da Casa de Avis, e na face Sul duas janelas góticas maineladas.
 
 

No lado Norte da cerca exterior, junto a um dos cubelos, destaca-se a Torre da Princesa, e no setor Sul, um saliente de planta quadrangular é fechado pelo chamado Poço del´Rei, antiga cisterna.

Os espaços internos do castelo de Bragança foram reorganizados e convertidos, desde 1936, em museu militar da região.

Share this post

Sobre

Olá, somos a Carla, o Leonel, a Sofia, a Francisca, e adorámos partir à descoberta do mundo juntos!

Aqui, partilhámos os vários destinos que já visitamos, os hotéis onde ficamos hospedados e os restaurantes que experimentámos. Queremos inspirar quem nos visita, a viajar e a experimentar, pois consideramos que a vida é uma soma de experiências e uma constante procura. Nesta procura, buscamos locais, espaços, gastronomia, cultura, pessoas e, acima de tudo, a felicidade que é poder conhecer, valorizar e preservar o mundo maravilhoso que temos.

Artigos Recentes

Like Us on Facebook

Follow us on Instagram