Picture of Carla & Leonel

Carla & Leonel

Centro de Investigação Gastronómica Restaurante Museu do Pão

Numa das encostas da Serra da Estrela, junto à cidade de Seia, existe um espaço que homenageia um dos produtos básicos da alimentação do ser humano. Esse espaço tem um nome e chama-se Museu do Pão.
Para além do museu propriamente dito, a visita ao local completa-se com uma passagem pelo Centro de Investigação Gastronómica Restaurante Museu do Pão, para degustar a boa gastronomia beirã.
 
 
 
O restaurante está instalado numa sala de pedra muito bonita com pormenores de decoração em estilo rústico, como uma nora, e um pequeno riacho que corre por debaixo das mesas. Ao sentarmo-nos, para além dos deliciosos produtos regionais, somos contemplados com uma vista desafogada sobre o vale envolvente.
 
 
 
A ementa, originalmente apresentada, baseia-se em pratos confecionados, essencialmente com pão, sendo fixa para cada dia da semana. O preço é de 19,50€ por adulto, 7,50€ para crianças dos 5 aos 11 anos e gratuito para crianças até 4 anos. O preço inclui buffet de entradas, prato de peixe, prato de carne e buffet de sobremesas.
 
 
 
A apresentação das iguarias é cuidada e acompanhada por uma placa, confecionada em massa de pão, com a identificação do que se trata.
 
 
As entradas são muito diversificadas. Há pataniscas, feijão frade, feijocas, peixinhos da horta, grão de bico, carapaus de escabeche, presunto, quiche, patê, azeitonas e saladas várias.
 
 
A nossa escolha recaiu no prato de peixe espada preto com legumes e torrada embebida em azeite.
 
 
Seguiu-se, como prato de carne, secretos de porco com tiras de milho e legumes.
 

Para terminar a refeição, não conseguimos resistir à variada oferta do buffet de sobremesas. Havia torta de laranja, pudim de pão, pudim de ovos, molotof, mousse de manga, tigelada, leite creme, arroz doce, pêra bêbada, maçã assada com canela, mousse, papas de cavalos, etc.

Como se isto não fosse suficiente, ainda há uma tábua de queijos acompanhada de compota de abóbora caseira, simplesmente fantástica, marmelada caseira, frutos secos. Para os menos gulosos há fruta laminada.

 
As iguarias podem ser acompanhadas com um bom vinho, a carta de vinhos é ampla e diversificada.
É aconselhável fazer reserva e há possibilidade de transporte em comboio turístico, para grupos com número superior a 25 pessoas, desde o centro da cidade até ao local, sendo que acresce um valor ao preço inicial.
 

Horário

Terça a sexta-feira (*) – Almoço
12h30 – 15h30
Sábado – Almoço & Jantar
12h – 15h30
19h30 – 22h30
Domingo – Almoço
12h – 16h30
* Em algumas alturas do ano são servidos jantares de terça a sexta-Feira, sendo sempre necessário confirmação
 

Morada

Rua de Santa Ana
Quinta Fonte do Marrão
Seia
Telef. 238 310 760
 

Share this post

Sobre

Olá, somos a Carla, o Leonel, a Sofia, a Francisca, e adorámos partir à descoberta do mundo juntos!

Aqui, partilhámos os vários destinos que já visitamos, os hotéis onde ficamos hospedados e os restaurantes que experimentámos. Queremos inspirar quem nos visita, a viajar e a experimentar, pois consideramos que a vida é uma soma de experiências e uma constante procura. Nesta procura, buscamos locais, espaços, gastronomia, cultura, pessoas e, acima de tudo, a felicidade que é poder conhecer, valorizar e preservar o mundo maravilhoso que temos.

Artigos Recentes

Like Us on Facebook

Follow us on Instagram