Carla & Leonel

Carla & Leonel

Chão do Rio – Seia

Entrar na Quinta do Chão do Rio é entrar num cenário encantado e encantador, e viver uma experiência de pura tranquilidade, no seio da Natureza junto à maior cadeia montanhosa de Portugal.

O Chão do Rio não é um sítio qualquer, é um espaço deslumbrante, com todas as comodidades para relaxar, fruir e não pensar em mais nada. Imperdível para uma escapadinha, seja com amigos, seja em família, seja para quem procura um local romântico a dois, onde até os animais de estimação são bem-vindos.

Em família e com crianças, o espaço torna-se mágico. É tão bom observá-las a correrem livremente pela quinta, a contactarem com os animais, a brincarem no parque infantil, a andarem de bicicleta e baloiço, a nadarem, ou simplesmente vê-las a relaxar num ou outro cantinho. E no final do dia adormecer tranquilamente ao som das rãs e depois acordar ao som dos passarinhos ou do sino da igreja.

Situada na aldeia de Travancinha, em Seia, a cerca de 12Km do centro da cidade, esta Quinta possui uma localização privilegiada para conhecer a Serra da Estrela, pois a aldeia está nas imediações do Parque Natural Serra da Estrela.

 

As Casas

O espaço possui 8 casa de diferentes tipologias, com todas as comodidades para uma estadia muito agradável, incluindo aquecimento e WI-FI gratuito. Todas as casas foram construídas com madeira e granito da região, usando métodos construtivos tradicionais. Os telhados são cobertos de colmo, numa homenagem à arquitetura pastoril. Simplicidade, bom gosto e conforto são as palavras chave de todas elas. Cada casa possui uma atmosfera e decoração próprias, refletindo uma personalidade diversa, sugerida pela diferente decoração que reflete o nome de cada uma.

  • Casa da Ribeira (T1)
  • Casa da Cotovia (T1)
  • Casa da Loba (T1)
  • Casa do Pastor (T1)
  • Casa da Churra (T1)
  • Casa da Cumeada (T2)
  • Casa da Fraga & Urze (T3), que se poderá converter em duas casas, a Urze – T1 e a Fraga – T2 )

Nós ficamos hospedados na Casa da Churra e a mesma possui kitchenette com fogão, forno, microondas, frigorifico, máquina de café e os básicos essenciais à confeção de refeições. No mesmo espaço e, para além da kitchenette, há uma sala com lareira, televisão e um sofá que se transforma em cama para albergar duas crianças. Na parte interior da casa existe ainda uma casa de banho completa. No piso superior, localiza-se o amplo quarto duplo.

 

As Atividades/ Serviços

Se os espaços interiores são fabulosos, os exteriores superam quaisquer expectativas. A quinta de grandes dimensões é muito bonita e apresenta-se como um espaço onde a Natureza faz parte do quotidiano. São 8 hectares de puro prazer e envolvência com o que há de melhor.

Há imensos cantos e recantos para desfrutar como, a piscina ou a biblioteca, o parque infantil, o baloiço e, depois existem uma série de atividades para ocupar o tempo da melhor forma. Seja a visitar os animais da quinta, a fazer caminhadas pela propriedade, a percorrer trilhos, a apanhar os ovos no galinheiro, a subir às árvores, a fazer passeios de bicicleta, etc.

Os carros de mão e o rebanho são alguns dos atrativos nas brincadeiras, bem como as camas de rede para descansar um pouco, ler um livro, ouvir música ou, simplesmente, ouvir e sentir a Natureza.

No verão, os banhos na piscina biológica na companhia de nenúfares, libelinhas e andorinhas, são outra experiência fabulosa, bem como os piqueniques à sombra dos Carvalhos. Na primavera e outono há a apanha dos cogumelos ou a apanha da fruta, em setembro as avelãs e as azeitonas em dezembro.

As churrasqueiras e o forno de lenha propiciam a confeção de iguarias gastronómicas em família ou entre amigos, e a lareira exterior acesa ao final de dia, confessamos, fez as nossas delícias.

 

O Pequeno Almoço

O pequeno almoço chegou-nos num cesto cuidadosamente preparado e onde nada falta: o leite e os iogurtes, o requeijão, os queijos e as compotas, o café e o chá, os sumos e o mel, um bolo negro típico da região e a fruta. O pão vem diretamente do forno da aldeia, todos os dias pelas 17h, trazido pelo simpático padeiro da aldeia. Uma delícia!

 

A Sustentabilidade

Motivos não faltam para conhecer o Chão do Rio, mas se estes não forem suficientes, há ainda a questão da sustentabilidade e preocupações ambientais que o alojamento tem para com o planeta.

O Chão do Rio é uma autêntica aldeia familiar sustentável, onde o respeito pela Natureza é visível em todo o espaço, sendo a primeira unidade de Turismo Rural em Portugal a conseguir obter a certificação Biosphere Responsible Tourism e a primeira unidade da Região Centro do país. 

O trabalho da Chão do Rio em prol da preservação da biodiversidade é, também, notável, através da execução de um plano de recuperação da sua floresta de 4 hectares com a plantação de Carvalhos endógenos, a introdução de espécies arbustivas locais para enriquecer o sub-bosque e o controlo das acácias através de técnicas de descasque. Foi ainda instalada uma charca com cerca de 5 mil litros de capacidade onde serão plantadas espécies aquáticas locais para manter a qualidade da água que dará suporte a diversos animais. De referir, ainda, que o aquecimento de todas as casas é efetuado a partir de recuperadores de calor, com lenha proveniente da limpeza do bosque.

Na receção do Chão do Rio, para além da pequena loja de produtos regionais, disponibiliza informações sobre a região envolvente e atividades disponíveis, nomeadamente atividades de animação turística e os restaurantes das redondezas com as quais tem parcerias.

Foi, pois, neste cenário de pura magia que Catarina e Rudolfo se empenharam para dar o melhor a quem os visita.

 

Morada

Rua da Calçada Romana

Travancinha

Seia

Telef. 91 952 32 69

E-mail: chaodorio@chaodorio.pt

Mais Informações >

Share this post

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on google
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email

Sobre

Olá, somos a Carla, o Leonel, a Sofia, a Francisca, e adorámos partir à descoberta do mundo juntos!

Aqui, partilhámos os vários destinos que já visitamos, os hotéis onde ficamos hospedados e os restaurantes que experimentámos. Queremos inspirar quem nos visita, a viajar e a experimentar, pois consideramos que a vida é uma soma de experiências e uma constante procura. Nesta procura, buscamos locais, espaços, gastronomia, cultura, pessoas e, acima de tudo, a felicidade que é poder conhecer, valorizar e preservar o mundo maravilhoso que temos.

Artigos Recentes

Like Us on Facebook

Follow me on Instagram