
O aglomerado, pertencente ao tipo geral dos chamados “castros” do noroeste de Portugal, fica localizado no alto do monte de São Romão, na freguesia de Salvador de Briteiros, a cerca de 15km de Guimarães.

As várias construções dispostas livremente, ainda que obedeçam a um esquema urbanístico, proporcionam um conhecimento considerável acerca do passado histórico. Esta citânia consiste nos restos de uma povoação, num sítio elevado, com traços culturais celtas e com três muralhas. As casas são de planta circular ao estilo da influência indígena com decoração com motivos geométricos.

Um dos monumentos pré-romanos mais curioso é o balneário, com uma pequena câmara redonda ligada a um recinto quadrangular. Uma das câmaras servia para os homens tomarem banhos de vapor e a outra para banhos de água fria.



O local está apoiado por um edifício que disponibiliza todo o tipo de informações.
Mais Informações
T. 253 415 969
Preço: 3€
Horário: 9h às 17h (outubro a março)
8h às 18h (abril a setembro)
Aberto todos os dias