Picture of Carla & Leonel

Carla & Leonel

Citânia de Briteiros – Guimarães

A Citânia de Briteiros em Guimarães é um local que nos leva até à Idade do Ferro. As ruínas de Briteiros são uma maravilhosa prova da existência  de um importante povoado primitivo, que permaneceu ocupado até à época da invasão romana na Península Ibérica.
 
Citânia Briteiros
 

O aglomerado, pertencente ao tipo geral dos chamados “castros” do noroeste de Portugal, fica localizado no alto  do monte de São Romão, na freguesia de Salvador de Briteiros, a cerca de 15km de Guimarães.

 

As várias construções dispostas livremente, ainda que obedeçam a um esquema urbanístico, proporcionam um conhecimento considerável acerca do passado histórico. Esta citânia consiste nos restos de uma povoação, num sítio elevado, com traços culturais celtas e com três muralhas. As casas são de planta circular ao estilo da influência indígena com decoração com motivos geométricos.

 
 

Um dos monumentos pré-romanos mais curioso é o balneário, com uma pequena câmara redonda ligada a um recinto quadrangular. Uma das câmaras servia para os homens tomarem banhos a vapor e a outra para banhos de água fria.

 
Pensa-se que este povoado terá sido habitado até ao século III, as suas ruínas foram descobertas em 1875 pelo arqueólogo Martins Sarmento.
 
 
 

O local está apoiado por um edifício que disponibiliza todo o tipo de informações.

 

Morada

Estrada Nacional 309, km 55, 4805-181
 
Telef. 253 478 952

 

Ingressos

3€

 

Horário

9h às 17h (outubro a março)
8h às 18h (abril a setembro)

Aberto todos os dias

Mais Informações >

Share this post

Sobre

Olá, somos a Carla, o Leonel, a Sofia, a Francisca, e adorámos partir à descoberta do mundo juntos!

Aqui, partilhámos os vários destinos que já visitamos, os hotéis onde ficamos hospedados e os restaurantes que experimentámos. Queremos inspirar quem nos visita, a viajar e a experimentar, pois consideramos que a vida é uma soma de experiências e uma constante procura. Nesta procura, buscamos locais, espaços, gastronomia, cultura, pessoas e, acima de tudo, a felicidade que é poder conhecer, valorizar e preservar o mundo maravilhoso que temos.

Artigos Recentes

Like Us on Facebook

Follow us on Instagram