Carla & Leonel

Carla & Leonel

Citânia de Briteiros – Guimarães

 
#Continuandoàprocura dos vestígios arqueológicos de Portugal, a citânia de Briteiros em Guimarães é um local que nos leva até à Idade do Ferro. As ruínas de Briteiros são uma maravilhosa prova da existência  de um importante povoado primitivo , que permaneceu ocupado até à época da invasão romana na Península Ibérica.
 
 

O aglomerado, pertencente ao tipo geral dos chamados “castros” do noroeste de Portugal, fica localizado no alto  do monte de São Romão, na freguesia de Salvador de Briteiros, a cerca de 15km de Guimarães.

 

As várias construções dispostas livremente, ainda que obedeçam a um esquema urbanístico, proporcionam um conhecimento considerável acerca do passado histórico. Esta citânia consiste nos restos de uma povoação, num sítio elevado, com traços culturais celtas e com três muralhas. As casas são de planta circular ao estilo da influência indígena com decoração com motivos geométricos.

 

Um dos monumentos pré-romanos mais curioso é o balneário, com uma pequena câmara redonda ligada a um recinto quadrangular. Uma das câmaras servia para os homens tomarem banhos de vapor e a outra para banhos de água fria.

 
 
Pensa-se que este povoado terá sido habitado até ao século III, as suas ruínas foram descobertas em 1875 pelo arqueólogo Martins Sarmento.
 
 

O local está apoiado por um edifício que disponibiliza todo o tipo de informações.

Mais Informações
T. 253 415 969

Preço: 3€

Horário: 9h às 17h (outubro a março)
              8h às 18h (abril a setembro)

Aberto todos os dias

Share this post

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on google
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email

Sobre

Olá, somos a Carla, o Leonel, a Sofia, a Francisca, e adorámos partir à descoberta do mundo juntos!

Aqui, partilhámos os vários destinos que já visitamos, os hotéis onde ficamos hospedados e os restaurantes que experimentámos. Queremos inspirar quem nos visita, a viajar e a experimentar, pois consideramos que a vida é uma soma de experiências e uma constante procura. Nesta procura, buscamos locais, espaços, gastronomia, cultura, pessoas e, acima de tudo, a felicidade que é poder conhecer, valorizar e preservar o mundo maravilhoso que temos.

Artigos Recentes

Like Us on Facebook

Follow me on Instagram