Carla & Leonel

Carla & Leonel

Concelho de Faro

Muitos são os atrativos que levam milhares de pessoas a visitarem a cidade de Faro, no Algarve. As muralhas que envolvem a cidade árabe e medieval, os vestígios do passado das igrejas e museus, o verde refrescante de um jardim em frente à ria e ao mar, o perfil de casas solarengas, testemunho de antigas opulências, as ruas estreitas de casas caiadas que recordam a herança mourisca, são alguns dos pontos de maior interesse, aos quais se acrescenta a belíssima Ria Formosa, local onde esvoaçam flamingos e outras aves.

 

Para Ver

O Centro Histórico (é constituído por 3 núcleos: Vila Adentro, Mouraria e Bairro Ribeirinho e abrange a evolução da cidade desde a reconquista cristã até à estrutura urbana consolidada nos séculos XVII e XVIII)

 

Núcleo Vila Adentro

Arco da Vila

Portal monumental construído por Francisco Xavier Fabri, inaugurado em 1812. Está localizado sobre uma das portas medievais das muralhas e possui um nicho com uma imagem de São Tomás de Aquino, de origem italiana. No interior existe um portal em ferradura das muralhas mouras, único no Algarve.

 

Ermida de Nossa Senhora do Ó

Pequena ermida de origem medieval mandada edificar pelos mareantes no local onde, provavelmente, existia a imagem da referida Virgem. Após o terramoto de 1755 foi reconstruída e, atualmente, é uma das dependências do Governo Civil.

 

Paços do Concelho

Edifício do século XIX, construído no local dos antigos Paços, tendo a fachada sido alterada na década de 40/ 50 do século XX.

 

Sé Catedral 

Edifício de origem medieval que corresponde à igreja matriz de Santa Maria, mandada construir em 1251 pelo arcebispo de Braga, D. João Viegas.

Da construção original apenas restam o primeiro piso da torre que domina a fachada principal e as duas capelas do cruzeiro.

Em 1577 foi elevada a sede de bispado e em 1596 o saque e o incêndio, provocados pela invasão das tropas inglesas, e o abalo de 1755, tornaram necessárias grandes obras.

No interior da Sé pode-se ver um corpo de 3 naves, a capela barroca de Nossa Senhora dos Prazeres, a capela de São Brás, um órgão pequeno de 1640, a capela gótica dedicada a São Domingos, a sacristia, a capela de São Francisco de Paula ou das Relíquias, a capela mor,  a capela do Santo sacramento, a capela gótica dedicada a Nossa Senhora da Conceição, a capela das Almas, a capela de Nossa senhora do Rosário, a capela do Senhor Jesus dos Pobres, o baptistério, o órgão grande de 1701, o púlpito e a cátedra episcopal.

No exterior há para ver a torre sineira com o seu miradouro, o claustro, o jardim ladeado pelo claustro, o exterior da capela e o relógio do sol.

 

Paço Episcopal

Edifício construído após a invasão das tropas ingleses, sendo um dos melhores exemplares da arquitetura Chã do Algarve.

 

Seminário Episcopal

Trata-se de uma vasta construção, paralela às muralhas, dos finais do século XVIII, inícios do século XIX, com ligação ao Paço através de um passadiço. No interior existe uma janela manuelina do século XVI.

 

Galerias Municipais Trem e Arco

Espaço recuperado do antigo edifício militar para exposições de arte contemporânea portuguesa.

 

Núcleo Museológico do Brinquedo (Galeria Municipal Arco)

Espaço com um acervo composto por 600 brinquedos da primeira metade do século XX com origem em diversos países.

 

Muralhas e Castelo

Os muros de defesa de Faro foram construídos pelo príncipe muçulmano no século IX.

O castelo foi alterado aquando da adaptação a bocas de fogo no século XVII, tendo-lhe sido anexado um revelim. Durante o século, com a instalação de uma unidade industrial provocou grandes modificações na muralha, contudo, a mesma ainda é bem visível em alguns pontos.

 

Museu Arqueológico Infante Dom Henrique/ Convento de Nossa Senhora Da Assunção

Trata-se de um exemplo importante da arte do primeiro Renascimento no Algarve, mandado erguer por duas piedosas irmãs de Beja no local da antiga judiaria.

O museu integra um importante acervo arqueológico, com destaque para o período romano, para além de uma valiosa coleção de arte sacra.

 

 Museu Regional de Faro

O Museu Regional do Algarve foi inaugurado em 1962 e retrata os usos e costumes da região do Algarve na primeira metade do século XX.

É composto por um vasto espólio com cerca de 1400 peças, 800 das quais encontram-se expostas e distribuídas pelas 4 salas do museu, as quais estão organizadas por temáticas associadas à identidade cultural algarvia: Profissões tradicionais, arquitetura local, transportes de tração animal, fotografia e pintura, que retratam diversos aspetos do modo de vida algarvio.

 

Núcleo Mouraria

Igreja da Misericórdia

Igreja com hospital anexo dos finais do século XVI, mandada construir pelo bispo D. Afonso Castelo Branco, única igreja no Algarve com planta de cruz grega.

 

Museu Regional do Algarve

Museu fundado em 1963 por Carlos Porfírio que possui uma valiosa coleção de objetos e fotografias da etnografia algarvia.

 

Cerca Seiscentista

São partes dos muros de defesa, construídos no século XVII e que envolviam toda a cidade.

 

Celeiro de São Francisco

Edifício de planta octogonal do século XVIII mandado construir como “casa de fresco”, integrado num jardim.

 

Núcleo Bairro Ribeirinho

Igreja de São Pedro   

Esta igreja possui uma capela-mor com retábulo de talha do final do século XVII, pertencente ao proto-barroco.  Integram esta igreja outros importantes aspetos que em muito valorizam o espaço.

 

Igreja da Ordem da Terceira do Carmo

Edifício de grandes dimensões que com a sua fachada imponente a as duas torres sineiras marcam o perfil da cidade de Faro. Foi construída em 1719 pelo bispo D. António Pereira da Silva e, no interior, possui várias capelas revestidas de talha dourada do período Barroco.

 

Capela dos Ossos de Faro

Pequena, mas fascinante e macabra capela localizada na parte de trás da igreja do Carmo. A capela está forrada com os ossos de mais de mil esqueletos em macabros padrões geométricos. Os ossos foram exumados no século XIX do cemitério superlotado de Faro e pertencem aos monges que outrora serviram a cidade.

 

Igreja do Convento dos Capuchos

Construção do início do século XVII, tem uma fachada da arquitetura capucha com frontão, arcadas e um nicho com imagem.

 

Outros Pontos de Interesse

Ermida de São Sebastião

Edifício de origem medieval, cujo destaque vai para o retábulo de características barrocas da capela-mor, para a capela lateral manuelina e o revestimento de azulejo do século XVII.

 

Igreja de Santo Amaro

Foi fundada no século XVI por João Amado e apresenta diversos ornamentos rococós, como a cúpula e a torre sineira.

 

Ermida de Santo António do Alto

Construída na segunda metade do século XV, cujos destaques vão para o núcleo da imaginária barroca e o retábulo da capela-mor.

 

Ermida de São Luís

Construção do século XVII que possui retábulo de talha neoclássica no altar-mor.

 

Ermida de São Miguel

Capela particular de uma casa senhorial com fachada de grande singeleza.

 

Teatro Lethes

Antigo Colégio da Igreja de Jesus transformado em teatro em 1845.

 

Teatro das Figuras

Teatro edificado em 2005 com a assinatura do arquiteto Gonçalo Byrne.

 

Museu da Marinha

Espaço que possui uma pequena, mas interessante, coleção etnográfica sobre as atividades marítimas e de pesca no Algarve, bem como os modelos das principais embarcações utilizadas.

 

Ruínas Romanas de Milreu

Opulenta villa do Império Romano, localizada na localidade de Milreu que terá sido ocupada durante a Antiguidade tardia e os primeiros tempos de domínio do Islão. É ainda possível perceber o aspeto arquitetónico que a villa tinha nos inícios do século IV, com a luxuosa residência senhorial, termas, lagares de azeite e de vinho e instalações agrícolas, revelador do estilo de vida de uma família de elevado estatuto social e político.

 

Palácio de Estói  

A existência do Palácio de Estói, situado na localidade com o mesmo nome, deve-se a um nobre local, que morreu algum tempo depois do início da construção do mesmo, algures em 1840. José Francisco da Silva comprou o palácio com o objetivo de o acabar, e as obras acabaram finalmente em 1909, tendo sido nomeado Visconde de Estói com este feito. A construção do Palácio foi levada a cabo pelo arquiteto Domingos da Silva Meira, que cultivava um grande gosto pela escultura. O interior do palácio é extremamente detalhado e está elaborado à base de estuque e pastel.

 

Parque Natural da Ria Formosa

Zona húmida de importância primordial para a região, a Ria Formosa é um labirinto de canais, ilhas, sapais e bancos de areia, que se estende ao longo de 60 kms do litoral algarvio, entre as Praias do Garrão e da Manta Rota. Esta diversidade de ecossistemas atrai uma fauna variada que inclui numerosas espécies de aves. Uma das mais raras é a galinha-sultana, símbolo do Parque Natural, impossível de encontrar em nenhum outro lugar do país.

 

Praias

 

Praia da Ilha da Barreta (Ilha Deserta)

Com um vasto areal e um mar de águas límpidas, a Ilha da Barreta é um verdadeiro paraíso que oferece a possibilidade de praticar atividades como a vela, windsurf e passeios de barco. Nesta praia apenas existem as infraestruturas de apoio à mesma, não possuindo qualquer outra construção.

 

Praia da Ilha de Faro

É a primeira das ilhas-barreira que separam o mar da Ria Formosa. Acessível por carro através de uma ponte estreita que faz a ligação à estrada de Faro, estando localizada próxima do aeroporto internacional.

 

Praia da Ilha do Farol

Acessível apenas de barco, esta ilha é um encanto de água transparente e vista desafogada, uma praia perfeita para longos passeios pela costa.

 

Para Comer

 Os principais pratos de gastronomia algarvia estão presentes em Faro. A sopa de peixe e o arroz de lingueirão são os ex-libris gastronómicos. Nos doces regionais, a escolha é difícil, porque todos possuem as saborosas amêndoas e os deliciosos figos algarvios como ingrediente comum. O melhor digestivo, no final da refeição, é um copo de aguardente de medronho ou de figo.

 

Restaurante O Castelo (Núcleo Via Adentro)

Um bar-restaurante entre muralhas, em plena cidade velha de Faro, foi o fabuloso spot que escolhemos para desfrutar da gastronomia algarvia e da sublime vista para a ria Formosa.

O restaurante “O Castelo” é encantador e ao mesmo tempo relaxante, um ponto de paragem obrigatório para descontrair, ouvir música e tomar uma bebida.

Com uma localização privilegiada, “O Castelo” reúne, no mesmo espaço, sunsets, festas temáticas, fado, jazz, concertos, bar e restaurante e boa disposição.

Um final de tarde com a Ria Formosa é uma das melhores experiências no Algarve. Sentados na esplanada do restaurante, o pôr do sol na Ria Formosa torna-se mágico, acompanhado de deliciosas iguarias então, torna-se verdadeiramente incrível.

Mais Informações >

  

Para Ficar

 Faro Downtown Studios 

Alojamento de referência na cidade de Faro, localizado na baixa da cidade e muito próximo do centro histórico, portanto, muito bem localizado.

O apartamento encontra-se no primeiro andar, acessível por escadas, e está elegantemente decorado, com móveis contemporâneos e pormenores que se destacam, conferindo uma atmosfera à casa muito agradável, acolhedora e confortável.

O apartamento possui um pequeno corredor, uma casa de banho e, em open space, quarto, sala, cozinha e um pequeno terraço. Para uma estadia muito agradável inclui ainda TV, ar condicionado, muita luz natural e acesso Wi-Fi gratuito. 

Mais Informações >

Share this post

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on google
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email

Sobre

Olá, somos a Carla, o Leonel, a Sofia, a Francisca, e adorámos partir à descoberta do mundo juntos!

Aqui, partilhámos os vários destinos que já visitamos, os hotéis onde ficamos hospedados e os restaurantes que experimentámos. Queremos inspirar quem nos visita, a viajar e a experimentar, pois consideramos que a vida é uma soma de experiências e uma constante procura. Nesta procura, buscamos locais, espaços, gastronomia, cultura, pessoas e, acima de tudo, a felicidade que é poder conhecer, valorizar e preservar o mundo maravilhoso que temos.

Artigos Recentes

Like Us on Facebook

Follow me on Instagram