Carla & Leonel

Carla & Leonel

Concelho do Fundão – Castelo Branco

Onde as montanhas da Gardunha se cruzam com as montanhas da Estrela, mora um concelho marcadamente rural e que dá pelo nome de Fundão, no distrito de Castelo Branco.

Conhecido como a capital da cereja, é um concelho diverso imerso numa paisagem muito florida e envolto pelas montanhas circundantes.

 

Para ver na Cidade do Fundão

Museu Arqueológico José Monteiro

Localizado numa mansão do século XVI, este museu abriu portas em 2007 e conta com uma vasta coleção de artefactos em vidro, metal e cerâmica que contam um pouco da História do Fundão, na qual se evidenciam um menir da estátua da Idade do bronze e um altar romano

 

Moagem do Centeio – Centro de interpretação

Neste espaço museológico é feita a reconstituição do circuito de transformação do cereal, em máquinas de madeira utilizadas na década de 20. Constitui um importante testemunho da arqueologia industrial, preservação de um património técnico, económico e social da história da cidade e da região, funcionando ainda como um espaço cultural que recebe concertos, exposições, seminários, espetáculos, etc.

 

Igreja da Misericórdia

Edifício do século XVII estabelecido pela Irmandade da Misericórdia. No interior a decoração é marcante e os destaques vão para a imagem pintada de barro de São João Batista, um relicário de prata e um altar alto esculpido.

 

Capela do Espírito Santo

Esta capela é um dos monumentos mais antigos do Fundão e foi construída no século XVI. É de realçar o seu peculiar pórtico sustentado por seis colunas em bases esculpidas, a fonte de água benta, o mosaico do chão com motivos vegetalistas, o arco da capela mor e as vigas no teto.

 

Parque Verde Urbano

O Parque Verde é um espaço de lazer, bem-estar, desporto, aventura e fitness. Para a prática destas atividades estão disponíveis bicicletas, segways, bicicletas elétricas para aluguer, equipamento de cardio-manutenção e um serviço de check-up.

Para os mais pequenos existe um parque infantil com diversos divertimentos e obstáculos.

 

Centro Histórico

A arte, a história e a cultura ocupam um lugar de destaque no Fundão, em especial no centro histórico, zona que possui um riquíssimo património religioso e civil com um grande número de museus, igrejas, capelas e outros edifícios de importância, como a Casa dos Maias, Paços do Concelho, a Capela de Santo António ou o edifício da Câmara Municipal que data de 1755, construído para abrigar a Fábrica de Lã Real do Fundão, extinta em 1800.

 

Parque do Convento

Local de lazer que abraça a riqueza natural do Fundão, um grande centro de recreação em floresta de eucalipto na periferia da cidade. Neste espaço, existe a possibilidade de fazer imensas atividades de aventura, fazer piqueniques, dar passeios a pé ou simplesmente relaxar.

 

Para Ver no Concelho do Fundão

Barragem da Marateca

Amplo reservatório de água criado pela represa da Marateca onde é possível contemplar, para além das águas reflexivas, ovelhas, cabras e uma grande diversidade de aves aquáticas.

 

Aldeia da Barroca

Barroca é uma das 27 aldeias que compõem a “Rede de Aldeias do Xisto”, um pouco distante do centro da cidade, aldeia onde está localizada a sede das Aldeias do Xisto, numa elegante casa senhorial do século XVIII, bem perto do rio Zêzere, local onde também existe uma praia fluvial muito bonita.

Ler Mais >

 

Aldeia de Janeiro de Cima

Janeiro de Cima é uma das 27 aldeias que compõem a “Rede de Aldeias do Xisto”, localizada já nos limites do concelho, também junto ao rio Zêzere. Nesta aldeia o destaque vai para a Casa das Tecedeiras, onde xailes de linho, cachecóis, bolsas e tapetes são tecidos pelas engenhosas mãos, por encomenda, em velhos teares manuais.

Outro ponto de paragem obrigatório na ladeia é a sua magnífica praia fluvial com os seus fantásticos passeios de barcaça no rio.

Ler Mais >

 

Aldeia de Castelo Novo

Castelo Novo é uma das 12 “Aldeias Históricas de Portugal”, localizada em plena Serra da Gardunha, a cerca de 15 minutos de carro do centro da cidade. Numa paisagem em anfiteatro natural, esta aldeia oferece uma beleza incomparável que transborda capelas, casas medievais e renascentistas ostentando brasões de armas, fontes esculpidas em granito, as ruínas do castelo e pequenos monumentos como o pelourinho do século XVI.

Ler Mais >

 

Serra da Gardunha

A Serra da Gardunha está inserida numa Paisagem Protegida e compreende uma área de 10.547 hectares o que significa que é uma área muito vasta com muito para explorar, uma paisagem agreste na qual existem diversas grutas que deram origem a inúmeras lendas.

Para além da magnífica vista que oferece, quer para a Serra da Estrela quer para a Cova da beira, é uma região rica em água de nascente, as Águas do Alardo (Castelo Novo) e as Águas Fonte da Fraga (São Vicente da Beira) são captadas nestas montanhas.

 

Alcongosta 

Esta aldeia está fortemente associada à cereja e, como tal, foi ali criada a Casa da Cereja, na antiga escola primária, que funciona como centro de conhecimento da cereja que numa viagem sensorial e emocional, leva o visitante a percorrer um caminho à descoberta dos mais variados aspetos da cerejeira e do seu fruto.

Para além deste espaço museológico a aldeia conta ainda com um Caminho Romano, uma antiga estrada romana que faria a ligação entre Alcongosta e Alpedrinha.

 

Alpedrinha

Bonita localidade com origem casas antigas e pequenas vielas que sobem a encosta entre paredes de granito, igrejas e casas do século XVII.

No topo da vila fica o Palácio do Picadeiro, do século XVIII, cujo acesso e feito por uma rua romana pavimentada. Esta mansão barroca possui uma exposição interativa sobre a Cova da Beira, bem como mobiliário de madeira e uma vista deslumbrante da sua varanda.

 

Cerejeiras em Flor/ Festival da Cereja

Fundão rima e é sinónimo de Cereja!

Uma das épocas do ano mais interessantes para visitar o Fundão é quando os campos ganham uma tonalidade branca e rosa claro, altura em que as cerejeiras florescem e a paisagem ganha uma magia e um deslumbramento inquestionável.

Outra altura, igualmente fabulosa, para visitar o concelho é quando da realização do Festival da Cereja de Fundão, o qual ocorre anualmente no início de junho. Dar um passeio pelos pomares, descansar ou fazer um piquenique ao pé de uma cerejeira, com iguarias feitas de cereja, é simplesmente sensacional. Numa panóplia de coisas boas, sugerimos o pastel de cereja, o licor de cereja, ou qualquer coisa de cereja.

 

Para Comer   

 No Fundão a gastronomia celebra-se com as mais variadas receitas típicas e aconchegantes da região. A castanha, a abóbora, o mel, o marmelo, os cogumelos, o vinho novo, a jeropiga e tantos outros produtos já fazem parte do espólio gastronómico da estação, bem como a emblemática e saborosa cereja do Fundão. Aqui, podemos encontrar de tudo, desde Bacalhau com crosta de broa e castanhas a Polvo no forno com castanha, ou Lombinhos de porco com molho de mel e castanhas, bem como os mais diversos pratos confecionados tendo por base a cereja.

 

Restaurante O Alambique de Ouro (Fundão)

Com mais de três de dezenas de anos de existência, o restaurante O Alambique de Ouro, no Fundão é, desde há muito tempo, uma referência na região.

O espaço é indissociável do hotel com o mesmo nome, quer por partilharem o mesmo edifício, quer pelo serviço que oferecem.

Com uma capacidade para 180 pessoas, O Alambique de Ouro apresenta-se como um local de degustação da gastronomia regional e internacional, no qual desfilam produtos de grande qualidade.   

Num ambiente verdadeiramente típico, fomos presenteados com um serviço descontraído e informal.

Ler Mais >

 

Restaurante Fiado (Janeiro de Cima)

No restaurante Fiado, a gastronomia tradicional portuguesa é o mote de inspiração, considerado uma referência gastronómica na região, cujas propostas fazem a viagem valer a pena.

O espaço, para cerca de 80 pessoas, deve o seu nome à atividade tradicional da tecelagem do linho, tão comum na região.   

Num espaço acolhedor de arquitetura contemporânea, em pleno centro da aldeia, apresenta um interior requintado e cuidado. Pela mão do chef Filipe Aires, apresenta uma cozinha bem portuguesa, que homenageia os pratos tradicionais, com destaque para o cabrito no forno a lenha, a chanfana, o javali, os maranhos, o bacalhau com broa e o polvo à lagareiro, combinando aromas e sabores que despertam os sentidos.

Ler Mais >

 

Para Ficar

 Cerca Design House

Aninhado entre as serras da Gardunha e da Estrela, muito próximo da cidade do Fundão, na aldeia de Chãos, existe um espaço hoteleiro muito acolhedor e repleto de tradição. A sua História teve início há muito tempo, precisamente na época em que era conhecida como Casa dos Machados, tendo pertencido inicialmente ao morgado de Chãos e assim permanecido durante oito gerações.

Com o avançar do tempo a casa foi ficando ao abandono até ao dia em que Marta Augusto Rafael e a sua família viram na propriedade um potencial enorme para edificação de um refúgio elegante, o espaço ideal para uns dias de descanso.

Ler Mais >

 

Share this post

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email

Sobre

Olá, somos a Carla, o Leonel, a Sofia, a Francisca, e adorámos partir à descoberta do mundo juntos!

Aqui, partilhámos os vários destinos que já visitamos, os hotéis onde ficamos hospedados e os restaurantes que experimentámos. Queremos inspirar quem nos visita, a viajar e a experimentar, pois consideramos que a vida é uma soma de experiências e uma constante procura. Nesta procura, buscamos locais, espaços, gastronomia, cultura, pessoas e, acima de tudo, a felicidade que é poder conhecer, valorizar e preservar o mundo maravilhoso que temos.

Artigos Recentes

Like Us on Facebook

Follow me on Instagram

O Cromeleque dos Almendres é o…
À procura daquele sítio incrív…
A Basílica Sé de Nossa Senhora…
Sabiam que em Évora existem um…
Este fim de semana andamos a e…
Novo Artigo no blogue sobre um…
1°pergunta do ano: Para onde v…
Happy New Year 2022🍸🍾 #happyne…
Christmas time🎄 #travel #chris…