Onde as montanhas da Gardunha se cruzam com as montanhas da Estrela, mora um concelho marcadamente rural e que dá pelo nome de Fundão, no distrito de Castelo Branco.
Conhecido como a capital da cereja, é um concelho diverso imerso numa paisagem muito florida e envolto pelas montanhas circundantes.
Para ver na Cidade do Fundão
Museu Arqueológico José Monteiro
Localizado numa mansão do século XVI, este museu abriu portas em 2007 e conta com uma vasta coleção de artefactos em vidro, metal e cerâmica que contam um pouco da História do Fundão, na qual se evidenciam um menir da estátua da Idade do bronze e um altar romano
Moagem do Centeio – Centro de interpretação
Neste espaço museológico é feita a reconstituição do circuito de transformação do cereal, em máquinas de madeira utilizadas na década de 20. Constitui um importante testemunho da arqueologia industrial, preservação de um património técnico, económico e social da história da cidade e da região, funcionando ainda como um espaço cultural que recebe concertos, exposições, seminários, espetáculos, etc.
Igreja da Misericórdia
Edifício do século XVII estabelecido pela Irmandade da Misericórdia. No interior a decoração é marcante e os destaques vão para a imagem pintada de barro de São João Batista, um relicário de prata e um altar alto esculpido.
Capela do Espírito Santo
Esta capela é um dos monumentos mais antigos do Fundão e foi construída no século XVI. É de realçar o seu peculiar pórtico sustentado por seis colunas em bases esculpidas, a fonte de água benta, o mosaico do chão com motivos vegetalistas, o arco da capela mor e as vigas no teto.
Parque Verde Urbano
O Parque Verde é um espaço de lazer, bem-estar, desporto, aventura e fitness. Para a prática destas atividades estão disponíveis bicicletas, segways, bicicletas elétricas para aluguer, equipamento de cardio-manutenção e um serviço de check-up.
Para os mais pequenos existe um parque infantil com diversos divertimentos e obstáculos.
Centro Histórico
A arte, a história e a cultura ocupam um lugar de destaque no Fundão, em especial no centro histórico, zona que possui um riquíssimo património religioso e civil com um grande número de museus, igrejas, capelas e outros edifícios de importância, como a Casa dos Maias, Paços do Concelho, a Capela de Santo António ou o edifício da Câmara Municipal que data de 1755, construído para abrigar a Fábrica de Lã Real do Fundão, extinta em 1800.
Parque do Convento
Local de lazer que abraça a riqueza natural do Fundão, um grande centro de recreação em floresta de eucalipto na periferia da cidade. Neste espaço, existe a possibilidade de fazer imensas atividades de aventura, fazer piqueniques, dar passeios a pé ou simplesmente relaxar.
Para Ver no Concelho do Fundão
Barragem da Marateca
Amplo reservatório de água criado pela represa da Marateca onde é possível contemplar, para além das águas reflexivas, ovelhas, cabras e uma grande diversidade de aves aquáticas.
Aldeia da Barroca
Barroca é uma das 27 aldeias que compõem a “Rede de Aldeias do Xisto”, um pouco distante do centro da cidade, aldeia onde está localizada a sede das Aldeias do Xisto, numa elegante casa senhorial do século XVIII, bem perto do rio Zêzere, local onde também existe uma praia fluvial muito bonita.
Aldeia de Janeiro de Cima
Janeiro de Cima é uma das 27 aldeias que compõem a “Rede de Aldeias do Xisto”, localizada já nos limites do concelho, também junto ao rio Zêzere. Nesta aldeia o destaque vai para a Casa das Tecedeiras, onde xailes de linho, cachecóis, bolsas e tapetes são tecidos pelas engenhosas mãos, por encomenda, em velhos teares manuais.
Outro ponto de paragem obrigatório na ladeia é a sua magnífica praia fluvial com os seus fantásticos passeios de barcaça no rio.
Aldeia de Castelo Novo
Castelo Novo é uma das 12 “Aldeias Históricas de Portugal”, localizada em plena Serra da Gardunha, a cerca de 15 minutos de carro do centro da cidade. Numa paisagem em anfiteatro natural, esta aldeia oferece uma beleza incomparável que transborda capelas, casas medievais e renascentistas ostentando brasões de armas, fontes esculpidas em granito, as ruínas do castelo e pequenos monumentos como o pelourinho do século XVI.
Serra da Gardunha
A Serra da Gardunha está inserida numa Paisagem Protegida e compreende uma área de 10.547 hectares o que significa que é uma área muito vasta com muito para explorar, uma paisagem agreste na qual existem diversas grutas que deram origem a inúmeras lendas.
Para além da magnífica vista que oferece, quer para a Serra da Estrela quer para a Cova da beira, é uma região rica em água de nascente, as Águas do Alardo (Castelo Novo) e as Águas Fonte da Fraga (São Vicente da Beira) são captadas nestas montanhas.
Alcongosta
Esta aldeia está fortemente associada à cereja e, como tal, foi ali criada a Casa da Cereja, na antiga escola primária, que funciona como centro de conhecimento da cereja que numa viagem sensorial e emocional, leva o visitante a percorrer um caminho à descoberta dos mais variados aspetos da cerejeira e do seu fruto.
Para além deste espaço museológico a aldeia conta ainda com um Caminho Romano, uma antiga estrada romana que faria a ligação entre Alcongosta e Alpedrinha.
Alpedrinha
Bonita localidade com origem casas antigas e pequenas vielas que sobem a encosta entre paredes de granito, igrejas e casas do século XVII.
No topo da vila fica o Palácio do Picadeiro, do século XVIII, cujo acesso e feito por uma rua romana pavimentada. Esta mansão barroca possui uma exposição interativa sobre a Cova da Beira, bem como mobiliário de madeira e uma vista deslumbrante da sua varanda.
Cerejeiras em Flor/ Festival da Cereja
Fundão rima e é sinónimo de Cereja!
Uma das épocas do ano mais interessantes para visitar o Fundão é quando os campos ganham uma tonalidade branca e rosa claro, altura em que as cerejeiras florescem e a paisagem ganha uma magia e um deslumbramento inquestionável.
Outra altura, igualmente fabulosa, para visitar o concelho é quando da realização do Festival da Cereja de Fundão, o qual ocorre anualmente no início de junho. Dar um passeio pelos pomares, descansar ou fazer um piquenique ao pé de uma cerejeira, com iguarias feitas de cereja, é simplesmente sensacional. Numa panóplia de coisas boas, sugerimos o pastel de cereja, o licor de cereja, ou qualquer coisa de cereja.
Para Comer
No Fundão a gastronomia celebra-se com as mais variadas receitas típicas e aconchegantes da região. A castanha, a abóbora, o mel, o marmelo, os cogumelos, o vinho novo, a jeropiga e tantos outros produtos já fazem parte do espólio gastronómico da estação, bem como a emblemática e saborosa cereja do Fundão. Aqui, podemos encontrar de tudo, desde Bacalhau com crosta de broa e castanhas a Polvo no forno com castanha, ou Lombinhos de porco com molho de mel e castanhas, bem como os mais diversos pratos confecionados tendo por base a cereja.
Restaurante O Alambique de Ouro (Fundão)
Com mais de três de dezenas de anos de existência, o restaurante O Alambique de Ouro, no Fundão é, desde há muito tempo, uma referência na região.
O espaço é indissociável do hotel com o mesmo nome, quer por partilharem o mesmo edifício, quer pelo serviço que oferecem.
Com uma capacidade para 180 pessoas, O Alambique de Ouro apresenta-se como um local de degustação da gastronomia regional e internacional, no qual desfilam produtos de grande qualidade.
Num ambiente verdadeiramente típico, fomos presenteados com um serviço descontraído e informal.
Restaurante Fiado (Janeiro de Cima)
No restaurante Fiado, a gastronomia tradicional portuguesa é o mote de inspiração, considerado uma referência gastronómica na região, cujas propostas fazem a viagem valer a pena.
O espaço, para cerca de 80 pessoas, deve o seu nome à atividade tradicional da tecelagem do linho, tão comum na região.
Num espaço acolhedor de arquitetura contemporânea, em pleno centro da aldeia, apresenta um interior requintado e cuidado. Pela mão do chef Filipe Aires, apresenta uma cozinha bem portuguesa, que homenageia os pratos tradicionais, com destaque para o cabrito no forno a lenha, a chanfana, o javali, os maranhos, o bacalhau com broa e o polvo à lagareiro, combinando aromas e sabores que despertam os sentidos.
Para Ficar
Cerca Design House
Aninhado entre as serras da Gardunha e da Estrela, muito próximo da cidade do Fundão, na aldeia de Chãos, existe um espaço hoteleiro muito acolhedor e repleto de tradição. A sua História teve início há muito tempo, precisamente na época em que era conhecida como Casa dos Machados, tendo pertencido inicialmente ao morgado de Chãos e assim permanecido durante oito gerações.
Com o avançar do tempo a casa foi ficando ao abandono até ao dia em que Marta Augusto Rafael e a sua família viram na propriedade um potencial enorme para edificação de um refúgio elegante, o espaço ideal para uns dias de descanso.