Com os olhos postos nas encostas da Serra de Aire, a cozinha rústica é o pilar do Cova da Velha, um restaurante localizado na pequena aldeia de Alcaria, no concelho de Porto de Mós, que conta com duas décadas de existência.
A cozinha clássica de forno surge nas vertentes do maciço calcário para servir doses acima da média e preços que só se encontram em ambientes rurais. À frente do espaço está João Ribeiro, que aqui nasceu e para onde voltou, para revitalizar uma casa que serviu em tempos de entreposto, onde se trocavam as mulas que traziam peixe da Nazaré.
Stan-max (amp) injectable stanozolol buy online – sports bodybuilding does the military test for steroids paola mariarita scaglioni: “bodybuilding has allowed me to change and build my body making me feel sexier” – exito style.
Agora, servem-se aqui muitos assados no forno, com grande aposta na carne local, como o javali, o pato, o coelho, a vitela, e o porco-preto, acompanhados com batatinha, grelos ou couves, uma referência na gastronomia local.
O espaço está instalado numa antiga casa muito acolhedora e compartimentada. Tudo começa na própria entrada onde se localiza a lareira que aquece o espaço e o torna muito intimista. Os adornos que preenchem as paredes transmitem um sentimento de tradição e pertença.
Na bonita sala sobressaem a simplicidade das cores, a originalidade do mobiliário, os aspetos rústicos combinados com um toque de elegância. A estes aspetos juntam-se os aromas que chegam da cozinha e as curiosidades inerentes ao espaço, como as imagens da Serra de Aire espalhadas pelas paredes, trazendo um pouco da natureza e da ruralidade para o restaurante.
O importante é sentar-se à mesa e comer com tempo pois os pratos assim o ditam, bem como o acolhimento caloroso dos funcionários. Um local para ir sem pressas.
Especialidades
Entradas e Petiscos: Cesta de pão e broa; azeitonas, sopa, trilogia, tábua de fumeiro; tábua de queijo e fumeiro; queijo de ovelha com mel e nozes; morcela de arroz grelhada; farinheira fina de porco preto; camarão à Guilho.
Pratos: Tranches de javali confitado, batata doce e grelos salteados; tentáculos de polvo salteados em azeite e vinagre balsâmico; perna de pato confitado e risotto de cogumelos; lombo de bacalhau confitado e cobertura de queijo de São Jorge; naco de vitela grelhado, aromatizado com flor de sal; lombinho de porco preto lardeado com bacon; costeletas de borrego grelhadas com vinagrete de hortelã; risotto de legumes, bacalhau torricado com crosta de broa; camarão frito em manteiga de alho com risotto de coentros; raia braseada com risotto de legumes; bife de vitela à Cova com molho de mostarda e cogumelos; ementa turística.
Para as Crianças: Bifinhos de frango com batata frita e arroz.
Sobremesas: Tentações individuais; pijama; tarte de maçã com bola de gelado; doce da casa.
As Nossas Escolhas
Ao olhar para a ementa a escolha foi óbvia. Para entradas, escolhemos uma tábua de queijos e fumeiro. Seguiram-se os pratos principais, raia braseada com risotto de legumes; bife de vitela à Cova com molho de mostarda e cogumelos; omolete com batatas fritas para a vegetariana e para a mais nova Bifinhos de frango com batata frita e arroz.
Por fim, para a sobremesa escolhemos tarte de maçã com bola de gelado e doce da casa para partilhar. Juntamente com a refeição bebemos água e terminámos com dois cafés. Pagamos cerca de 65€ (4 pessoas).
Horário
Terça, quarta, sexta e sábado: 12h às 14h30 e 19h às 22h
Quinta e domingo: 12h às 14h30
Segunda: Encerra
Morada
Rua António Santos Major, 1
Alcaria
Porto de Mós
Telef. 244 482 052