Carla Ferreira

Carla Ferreira

Dornes – Ferreira do Zêzere

 

#Continuandoàprocura das Maravilhas de Portugal, em agosto de 2019, estivemos em Dornes, aldeia vencedora das Sete Maravilhas de Portugal na categoria Aldeias Ribeirinhas, usualmente chamada de Península Encantada ou Terra Mítica dos Templários.

A vila de Dornes pertence ao concelho de Ferreira do Zêzere e está localizada nas margens do rio Zêzere, numa relação muito íntima com a Natureza que a envolve, numa pequena península que é contornada pelo rio, na albufeira do Castelo do Bode, convidando ao descanso e à tranquilidade.

Dornes é uma localidade muito bonita, Dornes é muito antiga, é anterior à fundação de Portugal, talvez já no tempo dos lusitanos tenha existido uma povoação no mesmo local.

A vila de Dornes esteve, desde sempre, muito ligada aos Templários. A sua torre pentagonal foi mandada erguer por Gualdim Pais (1118-1195), que foi grão-mestre da Ordem dos Templários em Portugal, como parte integrante de um sistema defensivo da Linha do Tejo contra os mouros. A Torre Templários é muito notada devido à forma rara, 5 faces, e diversas estelas funerárias templárias no interior, o que faz dela um exemplo raro de arquitetura militar no período da Reconquista.

Por este motivo, visitar Dornes é mergulhar na história de Portugal e na história dos Cavaleiros Templários. A partir da torre e da Praça que a circunda, observamos, fascinados, toda a paisagem de diferentes ângulos, entrámos na igreja para ver um antigo órgão de tubos encantador e depois percorremos as estreitas ruelas empredadas.

Descemos junto ao rio para apreciar de perto a praia fluvial ancorada no rio Zêzere e contemplar o céu azul que reflete na água e as montanhas circundantes pintadas de verde.

          

 

Artesanato de Dornes

São já poucas, as pessoas que se dedicam à população artesanal. Até há poucos anos faziam-se as famosas rodilhas em grande quantidade e em diversos modelos e tamanhos. Hoje em dia encontramos essa antiga tradição no atelier de D. Elvira Nunes Cotrim.

 

Atividades de Lazer

Dornes é também conhecido como um excelente destino para os apreciadores de desportos náuticos ou radicais e, portanto, oferece várias atividades de lazer para passar um dia fabuloso. Com uma grande diversidade de fauna e flora há vários percursos pedestres sinalizados, é só partir à descoberta, ou atividades de geocaching.

 

Para Comer

Dornes é terra de bem comer. Dizem, os entendidos, que aqui se come bom peixe e, por este motivo, destacam-se na gastronomia local, os pratos confecionados a partir dos peixes do rio, como o Ensopado de Peixe. De entre as espécies mais comuns, o destaque vai para a carpa, a boga, o barbo e o achegan. Para adoçar o paladar há o biscoito Dornito ou o pudim de abóbora com nozes, criações da casa. O mel é um dos produtos locais mais apreciados e por isso usado nos doces regionais.

Estes sabores poderão ser apreciados nos restaurantes:

 

O Rio

Restaurante mais próximo do centro da aldeia. Serve peixe do rio grelhado ou frito. O pudim de abóbora com nozes, receita da casa, é o doce recomendado.

telef. 249 366 411

 

Fonte de Cima

Restaurante localizado à entrada de Dornes. Serve peixe do rio: carpas, barbos, achigãs, grelhados ou fritos, caldeirada e ensopado.

telef. 249 366 302

 

Nossa Senhora do Pranto

Restaurante localizado a três quilómetros de Dornes – Oferece pratos com peixe do rio, migas, sopa da pedra ou leitão assado no forno. O restaurante está integrado numa residencial que dispõe de 11 quartos e uma praia privada para o lago da barragem.

telef. 249 366 447

 

Para Ficar

A hospedaria possui quartos com uma decoração simples, casa de banho privativa, aquecimento e pisos em madeira. Este alojamento dispõe ainda dum restaurante onde é servido o pequeno-almoço e refeições com pratos regionais.

 

Casa da Eira

Uma casa de campo indicada para quem procura mais privacidade. Aloja até seis pessoas. Dispõe de pequeno-almoço continental, estacionamento privado, piscina exterior, churrasco e um belíssimo terraço com vistas fantásticas.

Mais Informações >

 

Casa da Avó

Localizada mesmo junto ao cais, na zona mais central de Dornes, dispõe de dois quartos. Preço a partir de 50€.

telef. 249 366 411

Share this post

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on google
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email

Sobre

Olá, o meu nome é Carla Ferreira. Vivo em Viseu com a minha família, o marido Leonel e as filhas Sofia e Francisca.

Somos apaixonados pelo mundo, pela Natureza, pelas pessoas, culturas e tradições. Somos inquietos, sempre com uma vontade enorme de explorar mais e mais, de estar constantemente à procura. Privilegiamos muito o conhecimento, a valorização, a preservação e a sustentabilidade do planeta Terra. 

Explorar o mundo e partilhá-lo com as pessoas são das coisas que mais gostamos de fazer.

Artigos Recentes

Like Me on Facebook

Follow me on Instagram