Picture of Carla & Leonel

Carla & Leonel

Uma Linda Terra de seu Nome Dornes

Continuando na rota das Maravilhas de Portugal, em agosto de 2019, estivemos em Dornes, aldeia vencedora das Sete Maravilhas de Portugal na categoria Aldeias Ribeirinhas, usualmente chamada de Península Encantada ou Terra Mítica dos Templários.

A vila de Dornes pertence ao concelho de Ferreira do Zêzere e está localizada nas margens do rio Zêzere, numa relação muito íntima com a Natureza que a envolve, numa pequena península que é contornada pelo rio, na albufeira do Castelo do Bode, convidando ao descanso e à tranquilidade.

Dornes é uma localidade muito bonita, Dornes é muito antiga, é anterior à fundação de Portugal, talvez já no tempo dos lusitanos tenha existido uma povoação no mesmo local.

A vila de Dornes esteve, desde sempre, muito ligada aos Templários. A sua torre pentagonal foi mandada erguer por Gualdim Pais (1118-1195), que foi grão-mestre da Ordem dos Templários em Portugal, como parte integrante de um sistema defensivo da Linha do Tejo contra os mouros. A Torre Templários é muito notada devido à forma rara, 5 faces, e diversas estelas funerárias templárias no interior, o que faz dela um exemplo raro de arquitetura militar no período da Reconquista.

Por este motivo, visitar Dornes é mergulhar na história de Portugal e na história dos Cavaleiros Templários. A partir da torre e da Praça que a circunda, observamos, fascinados, toda a paisagem de diferentes ângulos, entrámos na igreja para ver um antigo órgão de tubos encantador e depois percorremos as estreitas ruelas empedradas.

Descemos junto ao rio para apreciar de perto a praia fluvial ancorada no rio Zêzere e contemplar o céu azul que reflete na água e as montanhas circundantes pintadas de verde.

          

 

Artesanato de Dornes

São já poucas, as pessoas que se dedicam à população artesanal. Até há poucos anos faziam-se as famosas rodilhas em grande quantidade e em diversos modelos e tamanhos. Hoje em dia encontramos essa antiga tradição no atelier de D. Elvira Nunes Cotrim.

 

Atividades de Lazer

Dornes é também conhecido como um excelente destino para os apreciadores de desportos náuticos ou radicais e, portanto, oferece várias atividades de lazer para passar um dia fabuloso. Com uma grande diversidade de fauna e flora há vários percursos pedestres sinalizados, é só partir à descoberta, ou atividades de geocaching.

 

Para Comer

Dornes é terra de bem comer. Dizem, os entendidos, que aqui se come bom peixe e, por este motivo, destacam-se na gastronomia local, os pratos confecionados a partir dos peixes do rio, como o Ensopado de Peixe. De entre as espécies mais comuns, o destaque vai para a carpa, a boga, o barbo e o achegan. Para adoçar o paladar há o biscoito Dornito ou o pudim de abóbora com nozes, criações da casa. O mel é um dos produtos locais mais apreciados e por isso usado nos doces regionais.

Estes sabores poderão ser apreciados nos restaurantes:

O Rio

Restaurante mais próximo do centro da aldeia. Serve peixe do rio grelhado ou frito. O pudim de abóbora com nozes, receita da casa, é o doce recomendado.

Telef. 249 366 411

Fonte de Cima

Restaurante localizado à entrada de Dornes. Serve peixe do rio: carpas, barbos, achigãs, grelhados ou fritos, caldeirada e ensopado.

Telef. 249 366 302

Nossa Senhora do Pranto

Restaurante localizado a três quilómetros de Dornes – Oferece pratos com peixe do rio, migas, sopa da pedra ou leitão assado no forno. O restaurante está integrado numa residencial que dispõe de 11 quartos e uma praia privada para o lago da barragem.

Telef. 249 366 447

Roteiro para Visitar Ferreira do Zêzere >

Share this post

Sobre

Olá, somos a Carla, o Leonel, a Sofia, a Francisca, e adorámos partir à descoberta do mundo juntos!

Aqui, partilhámos os vários destinos que já visitamos, os hotéis onde ficamos hospedados e os restaurantes que experimentámos. Queremos inspirar quem nos visita, a viajar e a experimentar, pois consideramos que a vida é uma soma de experiências e uma constante procura. Nesta procura, buscamos locais, espaços, gastronomia, cultura, pessoas e, acima de tudo, a felicidade que é poder conhecer, valorizar e preservar o mundo maravilhoso que temos.

Artigos Recentes

Like Us on Facebook

Follow us on Instagram