O Ecomuseu de Torredeita em Viseu retrata a vida tradicional das suas populações, o modo de ser e o modo de viver da terra e das gentes. Um espaço que se propõe explicar através da etnografia e da ecologia, essas vidas.
Trata-se de um local pedagógico, lúdico e didático de grande valor e interesse para aquisição de novas experiências e de novos sabores que conta com um valioso espólio.
No Ecomuseu de Torredeita está patente uma exposição permanente de etnografia, com peças relacionadas com as culturas vitivinícola, do azeite, dos cereais, do linho, da horticultura, silvicultura, bem como mobiliário e utensílios de uso doméstico. Existem, ainda, oficinas representativas de diversas profissões como ferreiro, sapateiro, barbeiro, latoeiro, do fiar e tecer linho ou lã, e rendas de bilros.
Fazem também parte do edifício um lagar de vinificar, alambiques e um laboratório de antiga farmácia, para além dos objetos ligados à lavoura, e uma máquina de um comboio a vapor. Possui também recolhas de músicas, danças e cantares tradicionais, de trajes e de gastronomia, e registos de paisagens e de património construído.
O Lagar de Azeite da Cepeda utiliza a água como única fonte de energia e o seu processo de funcionamento remonta ao tempo de Arquimedes (287 – 212 A.C.). Aqui, são servidos, em ambiente próprio, pratos típicos da gastronomia regional, acompanhados por música tradicional ao vivo.
Integra-se também no projeto, a Arte de Renda de Bilros com uma Oficina e Exposição Permanente a funcionar nas instalações da antiga Estação dos Caminhos-de-ferro de Torredeita.