Carla Ferreira

Carla Ferreira

Ecovia do Vez – Arcos de Valdevez

 

#Continuando à procura dos mais fantásticos percursos na Natureza, os Passadiços do Sistelo são uma das mais recentes atrações turísticas em Portugal e, por este motivo, fomos conhecê-los.

Na verdade os Passadiços do Sistelo estão inseridos na Ecovia do Vez, que de desenvolve ao longo dos Rios Lima e Vez, numa extensão total de 32,7 kms, dividido em três troços, o que possibilita a realização de pequenos percursos:

PERCURSO TOTAL DA ECOVIA: Jolda S. Paio / Sistelo

Distância: 32,7Km

Duração: cerca de 6h20m

Dificuldade: média

ETAPA 1: Jolda S. Paio – Arcos de Valdevez

Distância: 12,2Km

Duração: cerca de 2h30m

Coordenadas: Jolda S. Paio 8° 30’ 13,374” W 41° 47’ 30,889” N

ETAPA 2: Arcos de Valdevez – Vilela

Distância: 9,8Km

Duração: cerca de 1h50m

Coordenadas: Arcos de Valdevez 8° 24’ 58,258” W 41° 50’ 48,103” N

ETAPA 3: Vilela – Sistelo

Distância: 10,2Km

Duração: cerca de 2h30m

Coordenadas: Vilela 8° 26’ 27,387” W 41° 55’ 10,7

O percurso é essencialmente rural ou natural, apesar da existência de alguns troços em meio urbano. O caminho faz-se pela silenciosa foz do Vez, por calçadas seculares, atravessa a Vila de Arcos de Valdevez, integra passadiços que levam as pessoas a locais inacessíveis e paisagens deslumbrantes, cruza a Ponte Medieval de Vilela, passa por moinhos de água, pela foz do rio Cabreiro, por várias praias fluviais, várias represas e termina nos fantásticos socalcos de Sistelo, conhecido como o Pequeno Tibete Português.

O percurso resume-se a uma palavra: sublime. Os miradouros, as pequenas cascatas, a água límpida e serena, os socalcos nas montanhas, as vacas, as aldeia, o modo de vida, as pessoas… uma riqueza natural e cultural incrível.

Em termos de dificuldade, apresenta uma dificuldade média, uma vez que possui algumas subidas e descidas, sendo a subida final, junto a Sistelo, um pouco mais acentuada. O percurso inclui ainda chão de terra batida, calçadas antigas, escadas e passadiços.

Nós fizemos o troço que vai da ponte medieval de Vilela a Sistelo, num total de cerca de 10Km de extensão. Também se pode fazer no sentido contrário, desde Sistelo até Vilela. Deixámos o carro nas imediações da ponte e quando chegamos a Sistelo, e para não repetir o percurso, regressámos de táxi até ao local onde tínhamos deixado o carro. O regresso é relativamente rápido, o custo da viagem é cerca de 15€. Os números dos táxis estão afixados em vários locais, facilmente acessíveis. Nós utilizamos o seguinte: 936791038

A caminhar a um ritmo normal, demoramos aproximadamente 3 horas. É importante levar alguma comida e muita água para o caminho, principalmente nos meses de verão, e talvez um fato de banho pois existem vários locais ao longo do percurso que convidam a banhos.

Não é necessário pagar nenhuma taxa ou bilhete de entrada e está aconselhado também para crianças. Desaconselha-se o uso do carrinho pois é praticamente impossível andar com ele sobre a calçada.

Não vamos descrever o percurso porque queremos deixar o suspense no ar, queremos que partam no desconhecido e se surpreendam a cada passo, a cada reta, a cada curva…

Apenas queremos deixar um pouco da nossa experiência que foi fantástica e algumas fotografias para despertar o interesse.

As “Pequenas” gostaram muito e nós também. Apreciamos imenso o contacto com a Natureza e, por este motivo, foi incrível ver e sentir a paisagem. Paisagem que nos deslumbrou quer pelos aspetos físicos, quer pelas emoções que nos despertou. Aqui sente-se uma ruralidade fabulosa, um silêncio e tranquilidade de encher a alma, por vezes, cortado pelo som das águas cristalinas que correm no rio e pelo chilrear dos passarinhos. Muito bom poder apreciar e desfrutar de tanta riqueza natural. Tão explorar lugares assim, tão bom existirem lugares assim, lugares que nos preenchem a alma.

Sistelo é um local estratégico e rico no que diz respeito à passagem de trilhos pedestres. Para além da Ecovia, existem os seguintes percursos:

– PR1 Rota de Sistelo (Romeiros da Peneda) – 20km

– PR6 Trilho do Glaciar e Alto do Vez – 12,4km

– PR14 Trilho das Brandas de Sistelo – 6,5 km

– PR19 Trilho das Pontes – 0,8km

– PR24 Trilho dos Socalcos de Sistelo – 5,8km

– PR27 Trilho do Miradouro da Estrica – 4,3km

– GR Travessia das Serras da Peneda e Soajo – 26km

– PR 25 Trilho dos Passadiços de Sistelo – 2Km

Alguns destes trilhos têm partes em comum, é necessário alguma atenção às sinalizações. Os trilhos estão bem sinalizados, mas pode-se inserir o percurso no gps ou numa aplicação (a wikiloc).

Recomendações importantes:

– Não sair do percurso sinalizado
– Evitar ruídos e barulhos
– Respeitar a propriedade privada
– Não deixar o lixo
– Não incomodar os animais
– Deixar a natureza intacta
– Fazer fogo apenas nos locais destinados para o efeito

Boa caminhada!

Share this post

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on google
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email

Sobre

Olá, o meu nome é Carla Ferreira. Vivo em Viseu com a minha família, o marido Leonel e as filhas Sofia e Francisca.

Somos apaixonados pelo mundo, pela Natureza, pelas pessoas, culturas e tradições. Somos inquietos, sempre com uma vontade enorme de explorar mais e mais, de estar constantemente à procura. Privilegiamos muito o conhecimento, a valorização, a preservação e a sustentabilidade do planeta Terra. 

Explorar o mundo e partilhá-lo com as pessoas são das coisas que mais gostamos de fazer.

Artigos Recentes

Like Me on Facebook

Follow me on Instagram