Destinos


 

Ecovia do Vez - Arcos de Valdevez

#Continuando à procura dos mais fantásticos percursos na Natureza, os Passadiços do Sistelo são uma das mais recentes atrações turísticas em Portugal e, por este motivo, fomos conhecê-los.

Na verdade os Passadiços do Sistelo estão inseridos na Ecovia do Vez, que de desenvolve ao longo dos Rios Lima e Vez, numa extensão total de 32,7 kms, dividido em três troços, o que possibilita a realização de pequenos percursos:

PERCURSO TOTAL DA ECOVIA: Jolda S. Paio / Sistelo

Distância: 32,7Km

Duração: cerca de 6h20m

Dificuldade: média

ETAPA 1: Jolda S. Paio - Arcos de Valdevez

Distância: 12,2Km

Duração: cerca de 2h30m

Coordenadas: Jolda S. Paio 8° 30’ 13,374” W 41° 47’ 30,889” N

ETAPA 2: Arcos de Valdevez - Vilela

Distância: 9,8Km

Duração: cerca de 1h50m

Coordenadas: Arcos de Valdevez 8° 24’ 58,258” W 41° 50’ 48,103” N

ETAPA 3: Vilela - Sistelo

Distância: 10,2Km

Duração: cerca de 2h30m

Coordenadas: Vilela 8° 26’ 27,387” W 41° 55’ 10,7

O percurso é essencialmente rural ou natural, apesar da existência de alguns troços em meio urbano. O caminho faz-se pela silenciosa foz do Vez, por calçadas seculares, atravessa a Vila de Arcos de Valdevez, integra passadiços que levam as pessoas a locais inacessíveis e paisagens deslumbrantes, cruza a Ponte Medieval de Vilela, passa por moinhos de água, pela foz do rio Cabreiro, por várias praias fluviais, várias represas e termina nos fantásticos socalcos de Sistelo, conhecido como o Pequeno Tibete Português.

O percurso resume-se a uma palavra: sublime. Os miradouros, as pequenas cascatas, a água límpida e serena, os socalcos nas montanhas, as vacas, as aldeia, o modo de vida, as pessoas… uma riqueza natural e cultural incrível.

Em termos de dificuldade, apresenta uma dificuldade média, uma vez que possui algumas subidas e descidas, sendo a subida final, junto a Sistelo, um pouco mais acentuada. O percurso inclui ainda chão de terra batida, calçadas antigas, escadas e passadiços.

Nós fizemos o troço que vai da ponte medieval de Vilela a Sistelo, num total de cerca de 10Km de extensão. Também se pode fazer no sentido contrário, desde Sistelo até Vilela. Deixámos o carro nas imediações da ponte e quando chegamos a Sistelo, e para não repetir o percurso, regressámos de táxi até ao local onde tínhamos deixado o carro. O regresso é relativamente rápido, o custo da viagem é cerca de 15€. Os números dos táxis estão afixados em vários locais, facilmente acessíveis. Nós utilizamos o seguinte: 936791038

A caminhar a um ritmo normal, demoramos aproximadamente 3 horas. É importante levar alguma comida e muita água para o caminho, principalmente nos meses de verão, e talvez um fato de banho pois existem vários locais ao longo do percurso que convidam a banhos.

Não é necessário pagar nenhuma taxa ou bilhete de entrada e está aconselhado também para crianças. Desaconselha-se o uso do carrinho pois é praticamente impossível andar com ele sobre a calçada.

Não vamos descrever o percurso porque queremos deixar o suspense no ar, queremos que partam no desconhecido e se surpreendam a cada passo, a cada reta, a cada curva…

Apenas queremos deixar um pouco da nossa experiência que foi fantástica e algumas fotografias para despertar o interesse.

As “Pequenas” gostaram muito e nós também. Apreciamos imenso o contacto com a Natureza e, por este motivo, foi incrível ver e sentir a paisagem. Paisagem que nos deslumbrou quer pelos aspetos físicos, quer pelas emoções que nos despertou. Aqui sente-se uma ruralidade fabulosa, um silêncio e tranquilidade de encher a alma, por vezes, cortado pelo som das águas cristalinas que correm no rio e pelo chilrear dos passarinhos. Muito bom poder apreciar e desfrutar de tanta riqueza natural. Tão explorar lugares assim, tão bom existirem lugares assim, lugares que nos preenchem a alma.

Sistelo é um local estratégico e rico no que diz respeito à passagem de trilhos pedestres. Para além da Ecovia, existem os seguintes percursos:

- PR1 Rota de Sistelo (Romeiros da Peneda) – 20km

- PR6 Trilho do Glaciar e Alto do Vez – 12,4km

- PR14 Trilho das Brandas de Sistelo – 6,5 km

- PR19 Trilho das Pontes – 0,8km

- PR24 Trilho dos Socalcos de Sistelo – 5,8km

- PR27 Trilho do Miradouro da Estrica – 4,3km

- GR Travessia das Serras da Peneda e Soajo – 26km

- PR 25 Trilho dos Passadiços de Sistelo – 2Km

Alguns destes trilhos têm partes em comum, é necessário alguma atenção às sinalizações. Os trilhos estão bem sinalizados, mas pode-se inserir o percurso no gps ou numa aplicação (a wikiloc).

Recomendações importantes:

- Não sair do percurso sinalizado
- Evitar ruídos e barulhos
- Respeitar a propriedade privada
- Não deixar o lixo
- Não incomodar os animais
- Deixar a natureza intacta
- Fazer fogo apenas nos locais destinados para o efeito

Boa caminhada!

#Galeria