Carla Ferreira

Carla Ferreira

Concelho de Ferreira do Zêzere – Santarém

 

#Continuandoàprocura das vilas de Portugal, em agosto de 2019 estivemos na simpática e bonita vila de Ferreira do Zêzere. Vila e sede de concelho, é atravessada pelo rio Zêzere, fica situada numa zona fantástica de transição entre a lezíria do Ribatejo e os pinhais e as serras do centro de Portugal, e tem uma localização privilegiada junto à grande e encantadora Lagoa Azul da albufeira de Castelo de Bode.
A região terá sido ocupada pelo homem desde tempos remotos, como o provam os vestígios paleolíticos da gruta de Avecasta. Da época romana, chegam até aos nossos dias vestígios do povoado castrejo de S. Pedro do Castro. Em 1159 D. Afonso Henriques terá doado o território à Ordem dos Templários, que no reinado de D. Dinis, dá lugar à Ordem de Cristo. Ferreira do Zêzere tem orgulho na sua tradição artesanal, feita de cestos em vime, modelos em miniatura de antigos barcos de pesca no rio, colchas e toalhas feitas em teares manuais e as peças de latoaria e tanoaria.

          

O concelho possui um Património de grande interesse, como:

 – Igreja Matriz

– Capela de São Pedro de Castro

– Torre Pentagonal construída pelos Templários

– Ruínas da Torre Medieval D. Gaião

– Açude Templário do Pego

– Medieval Igreja Matriz em Dornes

– Moinho Triangular e de Madeira em Ave Casta

– Casas Senhoriais

– Marcos de delimitação Templário

 

A Não Perder

Dornes

A vila de Dornes pertence ao concelho de Ferreira do Zêzere e está localizada nas margens do rio Zêzere, numa relação muito íntima com a Natureza que a envolve, numa pequena península que é contornada pelo rio, na albufeira do Castelo do Bode, convidando ao descanso e à tranquilidade.

Dornes é muito antiga, é anterior à fundação de Portugal, talvez já no tempo dos lusitanos tenha existido uma povoação no mesmo local.

Dornes foi a aldeia vencedora das Sete Maravilhas de Portugal na categoria Aldeias Ribeirinhas, usualmente chamada de Península Encantada ou Terra Mítica dos Templários.

A vila de Dornes esteve, desde sempre, muito ligada aos Templários. A sua torre pentagonal foi mandada erguer por Gualdim Pais (1118-1195), que foi grão-mestre da Ordem dos Templários em Portugal, como parte integrante de um sistema defensivo da Linha do Tejo contra os mouros. A Torre Templários é muito notada devido à forma rara, 5 faces, e diversas estelas funerárias templárias no interior, o que faz dela um exemplo raro de arquitetura militar no período da Reconquista.

Por este motivo, visitar Dornes é mergulhar na história de Portugal e na história dos Cavaleiros Templários. A partir da torre e da Praça que a circunda, observamos, fascinados, toda a paisagem de diferentes ângulos.

 

Lagoa Azul

     

Ferreira do Zêzere, tem um ex-líbris, e como tal, fomos conhecer: a Praia Fluvial da Castanheira, mais conhecida como “Lago Azul”, que oferece excelentes condições e temperaturas que convidam a banhos, uma praia com águas limpas, cristalinas, num sítio muito bonito.

Está dotada de uma piscina flutuante, sendo o cenário ideal para a prática de diversos desportos náuticos como windsurf, ou passeios de kayak e gaivota, e o cable park do Lago Azul.

A praia do Lago Azul dispõe ainda de vigilância, posto de socorros, recolha de lixo, sanitários, limpeza de praia, acesso a deficientes e ainda uma área para estacionamento. É também apoiada pelo “Maven” Café, e há ainda uma escola de wakeboard.

 

Para Ficar

Casa do Adro Hotel

Escolhemos a Casa do Adro Hotel para pernoitar e fizemos uma escolha muito acertada. O Hotel está localizado em pleno centro da vila de Ferreira do Zêzere, junto à igreja matriz.

Trata-se de um edifício histórico esquecido que foi recentemente transformado em Boutique Hotel e devolvido à vila em grande estilo. Um palacete de 1776, que pertenceu aos irmãos Ribeiro da Mota, inquisidores em Goa, muito bonito e que conserva alguns dos traços originais.

O hotel possui 42 quartos twins e duplos e 2 quartos para pessoas com mobilidade reduzida. Os quartos são espaçosos e estão elegantemente decorados, ainda que de forma bastante minimalista.

O espaço oferece uma piscina exterior e esplanada, bar com lareira, sala de jogos e no último piso, um ginásio e uma outra esplanada panorâmica.

Integrado na Casa do Adro Hotel, está o restaurante Dom Cardeal, um espaço muito sofisticado, no entanto, e com muita pena nossa apenas funciona para eventos.

Mais Informação >

 

Para Comer

Terra de bem comer, a gastronomia tem o sabor do rio, com vários pratos de peixe trazido pelo rio Zêzere, mas também outras especialidades como o cabrito assado com grelos, a morcela de arroz ou os queijos de Areias. Já no passado a gastronomia era de excelência, onde os javalis e o leitão eram uma das principais iguarias do concelho, tal como a tigelada, que sempre foi um doce de eleição. Com o decorrer do tempo outras iguarias e receitas surgiram na região, como é caso dos bifinhos no chapéu tal com os bolos regionais Bons Maridos e Boas Esposas.  Além dos pratos salgados é também de salientar a fabulosa qualidade de queijo, mel, azeite e vinho DOC característicos desta região.

Devido à grande qualidade e diversidade dos produtos gastronómicos, são realizados cinco festivais ao longo do ano, o festival gastronómico das migas (janeiro), lagostim (abril), fava (Maio), ovo (junho) e abóbora (novembro).

Ferreira do Zêzere é também a Capital do Ovo desde 2009, detentora ainda do recorde do Guiness, com a maior omelete do mundo feita em 2012. Comemora o Dia Mundial do Ovo, anualmente na 2ª sexta feira do mês de outubro.

E para degustar todas estas iguarias nada melhor do que visitar alguns dos melhores restaurantes da região.

 

A Grelha do Zêzere

O restaurante onde jantámos, está situado na Rua Maria Vasques nº 37 em pela vila de Ferreira do Zêzere. Oferece um ambiente muito acolhedor, rodeado por paredes de pedra. Aqui pode-se degustar um excelente naco de vitela ou os tradicionais bifinhos no chapéu. Nós experimentamos os bifinhos no chapéu, que para além de um prato, é toda uma experiência.

Mais Informação >

 

A Casa dos Leitões

Não é só na Bairrada ou nos Negrais que o leitão é rei, em Ferreira do Zêzere também é bastante apreciado. Num local muito simpático pode-se saborear vários pratos tradicionais.

 

Restaurante da Estalagem do Lago Azul

Este restaurante está situado na Estalagem do Lago Azul, um dos melhores da região. Requintado, elegante e com um serviço de atendimento fantástico, oferece pratos tradicionais que ganham destaque, tal como a vista que se tem das grandes vidraças do espaço.

 

Quinta do Adro

O restaurante Quinta do Adro está situado numa zona residencial calma, o espaço ideal para refeições tranquilas e muitos sabores tradicionais, como o requeijão com doce de abóbora ou o queijo grelhado com ervas aromáticas, a feijoada de coelho na abóbora, ou o arroz de abóbora com bacalhau frito e para finalizar a deliciosa tarte de requeijão com frutos silvestres.

 

Para Fazer

Ferreira do Zêzere está recheada de atividades ao ar-livre proporcionadas por equipas especializadas e diversificadas. Os planos de animação vão desde os passeios temáticos aos desportos náuticos, dos circuitos pedestres aos jogos populares, das atividades equestres ou radicais a workshops educativos.

Ferreira do Zêzere é isto, é história, património, gastronomia e atividades lúdicas ao ar livre, nomeadamente atividades náuticas dada a proximidade ao rio.

Um destino que gostámos muito e que recomendámos!

Share this post

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on google
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email

Sobre

Olá, o meu nome é Carla Ferreira. Vivo em Viseu com a minha família, o marido Leonel e as filhas Sofia e Francisca.

Somos apaixonados pelo mundo, pela Natureza, pelas pessoas, culturas e tradições. Somos inquietos, sempre com uma vontade enorme de explorar mais e mais, de estar constantemente à procura. Privilegiamos muito o conhecimento, a valorização, a preservação e a sustentabilidade do planeta Terra. 

Explorar o mundo e partilhá-lo com as pessoas são das coisas que mais gostamos de fazer.

Artigos Recentes

Like Me on Facebook

Follow me on Instagram