O Fiado Restaurante é um espaço localizado na bonita Aldeia do Xisto de Janeiro de Cima, onde a gastronomia tradicional portuguesa está bem presente.
O restaurante, para cerca de 80 pessoas, deve o seu nome à atividade tradicional da tecelagem do linho, tão comum na região.
Num espaço acolhedor de arquitetura contemporânea, em pleno centro da aldeia, apresenta um interior requintado e cuidado. É considerado uma referência gastronómica na região, cujas propostas fizeram a viagem valer a pena.
Pela mão do chef Filipe Aires, apresenta uma cozinha bem portuguesa, que homenageia os pratos tradicionais, com destaque para o cabrito no forno a lenha, a chanfana, o javali, os maranhos, o bacalhau com broa e o polvo à lagareiro, combinando aromas e sabores que despertam os sentidos.
Especialidades
Entradas: Simples (pão, tostas caseiras, azeitonas marinadas e azeite Cova da Beira); Xisto (pão, tostas caseiras, azeitonas marinadas e azeite Cova da Beira e outras iguarias da casa).
Sopas: Creme de legumes; sopa de peixe.
Peixe: Robalo em filete com manteiga de serpão; bacalhau à moda do Fiado Restaurante; bacalhau com crosta de broa; bacalhau em pão de centeio e queijo da serra; polvo com arroz do mar; salmão com manteiga de limão; serra e mar (lombinho de porco, polvo e marisco).
Carne: Chanfana; cabrito no forno; maranho com aroma hortelã; naco de vitela; lombinho de porco; bife com queijo da serra; secretos de porco com abacaxi, bife de vitela com cogumelos silvestres; medalhões de lombinho de porco com bacon e fruta fresca.
Vegetariano: seitan com cogumelos salteados; caril de legumes.
Sobremesas: Tigelada cá da terra; mousse de chocolate; pudim de citrinos; arroz doce; leite creme queimado, bolo de chocolate com frutos silvestres; sinfonia de doces à moda da casa; cheesecake de frutos silvestres; fruta da época; queijo seleção da região com compotas.
Nós iniciámos a nossa refeição com um couvert composto por pão, azeitonas, paté e tostas com manteiga aromatizada e ervas. Seguiu-se uma deliciosa tábua com enchidos, cogumelos recheados, cogumelos à Brás, e queijo.
Para prato principal, escolhemos maranho com batata no forno e secretos de porco com abacaxi. A “Pequena” pediu seitan com cogumelos salteados e para terminar chegou-nos à mesa leite creme queimado, mousse de chocolate e cheesecake de frutos silvestres. Acompanhámos a refeição com água e sumos para as “Pequenas”.
Pagámos pela refeição 60€ para dois adultos e duas crianças.
Horário
Almoço: Terça-feira a domingo das 12h às 15h
Jantar: Terça-feira a sábado das 19h30 às 22h
Encerra segunda-feira todo o dia e domingo ao jantar.
Morada
Rua do Espírito Santo, nº 5
Janeiro de Cima
Telef. 272 745 024