Carla Ferreira

Carla Ferreira

Fiado Restaurante – Janeiro de Cima

#Continuandoàprocura de restaurantes de referência no concelho do Fundão, em janeiro de 2020, estivemos no Fiado Restaurante, um restaurante cuja gastronomia tradicional portuguesa está bem presente.

O espaço, para cerca de 80 pessoas, está localizado na Aldeia do Xisto de Janeiro de Cima, e deve o seu nome à atividade tradicional da tecelagem do linho, tão comum na região.

Num espaço acolhedor de arquitetura contemporânea, em pleno centro da aldeia, apresenta um interior requintado e cuidado. É considerado uma referência gastronómica na região, cujas propostas fizeram a viagem valer a pena.

Pela mão do chef Filipe Aires, apresenta uma cozinha bem portuguesa, que homenageia os pratos tradicionais, com destaque para o cabrito no forno a lenha, a chanfana, o javali, os maranhos, o bacalhau com broa e o polvo à lagareiro, combinando aromas e sabores que despertam os sentidos.

Especialidades

Entradas: Simples (pão, tostas caseiras, azeitonas marinadas e azeite Cova da Beira); Xisto (pão, tostas caseiras, , azeitonas marinadas e azeite Cova da Beira e outras iguarias da casa).

Sopas: Creme de legumes; sopa de peixe.

Peixe: Robalo em filete com manteiga de serpão; bacalhau à moda do Fiado Restaurante; bacalhau com crosta de broa; bacalhau em pão de centeio e queijo da serra; polvo com arroz do mar; salmão com manteiga de limão; serra e mar (lombinho de porco, polvo e marisco).

Carne: Chanfana; cabrito no forno; maranho com aroma hortelã; naco de vitela; lombinho de porco; bife com queijo da serra; secretos de porco com abacaxi, bife de vitela com cogumelos silvestres; medalhões de lombinho de porco com bacon e fruta fresca. 

Vegetariano: seitan com cogumelos salteados; caril de legumes.

Sobremesas: Tigelada cá da terra; mousse de chocolate; pudim de citrinos; arroz doce; leite creme queimado, bolo de chocolate com frutos silvestres; sinfonia de doces à moda da casa; cheesecake de frutos silvestres; fruta da época; queijo seleção da região com compotas.

Nós iniciámos a nossa refeição com um couvert composto por pão, azeitonas, paté e tostas com manteiga aromatizada e ervas. Seguiu-se uma deliciosa tábua com enchidos, cogumelos recheados, cogumelos à Brás, e queijo.

Para prato principal, escolhemos maranho com batata no forno e secretos de porco com abacaxi.  A “Pequena” pediu seitan com cogumelos salteados e para terminar chegou-nos à mesa leite creme queimado, mousse de chocolate e cheesecake de frutos silvestres. Acompanhámos a refeição com água e sumos para as “Pequenas”.

Pagámos pela refeição 60€ para dois adultos e duas crianças. 

 

Horário

Almoço: Terça-feira a Domingo das 12h às 15h

Jantar: Terça-feira a Sábado das 19h30 às 22h

Encerra segunda-feira todo o dia e domingo ao jantar

 

Morada

Rua do Espírito Santo, nº 5

Janeiro de Cima

Telef. 272 745 024

Mais informações >

Share this post

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on google
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email

Sobre

Olá, o meu nome é Carla Ferreira. Vivo em Viseu com a minha família, o marido Leonel e as filhas Sofia e Francisca.

Somos apaixonados pelo mundo, pela Natureza, pelas pessoas, culturas e tradições. Somos inquietos, sempre com uma vontade enorme de explorar mais e mais, de estar constantemente à procura. Privilegiamos muito o conhecimento, a valorização, a preservação e a sustentabilidade do planeta Terra. 

Explorar o mundo e partilhá-lo com as pessoas são das coisas que mais gostamos de fazer.

Artigos Recentes

Like Me on Facebook

Follow me on Instagram