Picture of Carla & Leonel

Carla & Leonel

Florença – Uma Viagem pelo Renascimento

Todos os adjetivos são poucos para descrever uma das cidades mais bonitas na Europa. Florença pode ser definida como “a Cidade da Arte”. Firenze, como é chamada pelos italianos, é uma pequena metrópole cultural que oferece aos visitantes os melhores museus e galerias de arte, numa verdadeira cidade museu.

As galerias de arte, os museus, as lojas de moda, a insuperável cozinha italiana, a Ponte Vecchio, David de Michelangelo, entre outros, são motivos que valem uma viagem a Florença.

A cidade é uma das poucas do mundo, cujo centro histórico no seu todo está na lista do Património Mundial da UNESCO. A razão deve-se ao facto de incluir alguns dos maiores tesouros artísticos e arquitetónicos do mundo.

Florença é o Berço do Renascimento e, por si só, transporta o visitante para um mundo de arte e estética como nenhum outro.

 

Para Ver

Santa Maria Novella

Sede dos dominicanos em Florença. O seu interior está repleto de detalhes e as suas paredes escondem autênticas obras de arte que refletem a vida quotidiana da cidade na Alta Idade Média.

As duas obras mais importantes que a Santa Maria Novella abriga são: A Trindade e o Crucifixo de Brunelleschi. O Claustro Verde foi construído em 1332 e foi decorado por Paolo Ucello.

 

Galeria Uffizi

Na Galeria Uffizi, existem salas dedicadas aos maiores artistas do Renascimento, como Leonardo da Vinci, Rafael, Botticelli, Michelangelo, Tiziano, Durer ou Rubens, e obras dos maiores artistas mundiais como Primavera e O Nascimento de Vénus.

A Galeria foi fundada em 1581 e é, atualmente, um dos museus mais importantes do mundo.

 

Complexo Monumental do Palácio Pitti e Jardim de Bóboli

Este palácio foi a residência real de três dinastias e, hoje, funciona como museu. O complexo engloba o Jardim de Bóboli, um dos primeiros e mais famosos jardins italianos, projetado em 1549.

 

Galeria da Academia

Trata-se do antigo edifício da primeira academia de arte da Europa que foi transformado num museu em 1873. Entre as obras de vários artistas italianos, a mais importante é a estátua de Davi, o símbolo de Florença, feita por Michelangelo.

A original está no interior do museu, mas existem mais duas réplicas na cidade, uma na frente da Galeria da Academia e outra na Praça Michelangelo.

 

Praça San Giovanni

A Praça San Giovanni é o local onde se encontra a Basílica Santa Maria del Fiore, o Duomo, datado de 1296, em estilo gótico. À direita da Duomo está o campanário e à sua frente está o Batisterio de San João. A Via de Calzaioli, uma das ruas mais elegantes de Florença, une diretamente a Duomo com a Praça Signoria, onde está o Palácio Vecchio, um dos edifícios mais importantes da cidade, sede da Câmara Municipal de Florença e museu ao mesmo tempo, um local onde se evidencia o grandioso Salone dei Cinquencento projetado por Vasari.

 

Catedral Santa Maria del Fiore – Duomo

A construção da basílica ocorreu entre 1296-1368. Os destaques vão para a famosa cúpula de Brunelleschi de 54 metros, e o campanário de Giotto. O Duomo é uma das obras da arte gótica da renascença italiana, considerada fundamental pela importância para a História da Arquitetura, e também pelo registo da riqueza e do poder da capital da Toscana nos séculos XIII e XIV. O nome da basílica advém do lírio, o símbolo de Florença (fiore é flor em italiano). 

O Duomo de Florença possui 153 metros de comprimento e 90 metros de largura no transepto. 

Na praça está também o Batistério de São João. Dizem que é o edifício mais antigo da cidade, e é famoso pelas suas portas de bronze onde estão reproduzidas cenas da vida de São João Batista e da Bíblia. Michelangelo referiu-se a estas portas como “As Portas do Paraíso”, nome que permanece até à atualidade.

 

Ponte Vecchio

Não muito distante do Duomo encontra-se a Ponte Vecchio, a ponte mais antiga da cidade e uma das mais famosas do mundo, sendo a ponte de pedra mais antiga da Europa. Símbolo do romantismo que inunda toda a Florença, as suas origens remontam ao ano de 1354 e, durante os séculos XV e XVI, as suas casas foram ocupadas por açougueiros. Contudo, a partir do momento em que a corte se mudou para o Palácio Pitti, as lojas começaram a albergar joalheiros e ourives.

 

Praça da Signora

Nesta praça situa-se o Palácio Vecchio, a sede do município florentino na atualidade. O interior acolhe um museu que expõe, entre outras, obras de Agnolo Bronzino, Michelangelo, Buonarroti e Giorgio Vasari. Sobre a fachada principal encontra-se a Torre de Arnolfo, um dos emblemas da cidade.

 

Palácio Vecchio

Em 1299 os florentinos decidiram construir um edifício para abrigar os organismos do governo da república, e que fosse um edifício representativo do poder da república e da cidade.

Durante a sua longa história, o edifício foi chamado de vários modos, o seu nome original de Palácio della Signoria foi substituído por Palácio Vecchio quando a corte da família Medici se mudou para o Palácio Pitti. Hoje, o Palácio é a sede do Museu de Ragazzi, e também aqui também encontramos os escritórios da prefeitura e a Sala del Cinquecento, onde são realizadas audições e eventos especiais.

 

Basílica de San Lorenzo

A Basílica de San Lorenzo era a igreja privada dos Médici, uma das mais ricas da cidade. O interior foi desenhado por Michelangelo, e os púlpitos de bronze são as últimas obras de Donatello. É na Basílica que se encontra a Capela de Martelli como monumento sepulcral de Donatello. 

 

Basílica de Santa Croce

A Basílica de Santa Croce é a principal igreja franciscana de Florença e uma das principais basílicas da Igreja Católica no Mundo. Nela estão enterrados grandes nomes italianos, como Michelangelo, Galileo Galilei, Maquiavel e Rossini.

 

Praça Michelangelo

A Praça Michelangelo fica na parte mais alta de Florença e é só o melhor local para contemplar toda cidade e para assistir ao mais belo por do sol. Na praça existe uma réplica da estátua de Davi e muito perto daqui está a Chiesa de San Miniato al Monte. 

 

Museu Nacional do Bargello

Museu inserido num edifício medieval de 1255, o primeiro edifício público construído em Florença. Embora pequeno e pouco visitado, o seu espólio conta com obras importantíssimas para a História da Arte como, o “Sacrifício de Isaque” de Ghibertti e Brunelleschi.

Possui várias obras de Donatello, o primeiro escultor Renascentista, entre elas o primeiro nu da História da Arte após a antiguidade, o “David em bronze”, e o precursor do “David de Michelangelo”, o “São Jorge”.

No andar térreo existem três obras de Michelangelo, entre elas, o famoso “Bacco”.  O museu possui ainda uma das maiores coleções do mundo de arte aplicada, com objetos de uso do quotidiano feitos em diversos materiais.

 

Igreja de San Miniato al Monte

Igreja fundada no local onde após decapitado, San Miniato, primeiro santo mártir fiorentino, se dirigiu levando a sua própria cabeça. Foi construída no século XI em estilo românico, com um interior escuro, fachada com símbolos curiosos e envolta num cemitério onde se encontram sepultadas personalidades como, Carlo Collodi, o autor de Pinocchio.

Localizada num ponto alto da cidade, constitui um miradouro que oferece uma vista soberba sobre Florença.

 

Oltrarno

O Oltrarno é um bairro histórico de época medieval onde se pode encontrar antigos artesões de técnicas tradicionais, colecionadores e lojas de antiguidades, restauradores e artistas plásticos.

 

Mercado de Sant´Ambrogio

O mercado está aberto até às 14h, com uma grande variedade de bancas de frutas, hortaliças e vegetais, bem como produtos locais como, o azeite, os queijos, os presuntos e os doces.

 

Para Fazer

 Fazer Compras em Lojas e Mercados

Para compras, os locais ideais são a Via Tornabuoni, a Via Calzaiuoli e a Praça della Repubblica. Para os produtos locais como, os queijos, os vinhos, e outros, o Mercado de San Lorenzo, o Mercado de Sant’Ambrogio, e os mercados semanais de Le Cascine e Mercado del Porcellino são os espaços a visitar.

 

Provar a Gastronomia da Toscana

A gastronomia da Toscana é uma das melhores da Itália. Todos os produtos são de qualidade e os mais famosos são os enchidos. O pão tostado com paté, a sanduíche de presunto e Crostini, o Panini, a pasta fresca preparada de forma artesanal, as trufas, são algumas das iguarias desta região.

 

Provar os Vinhos da Toscana

Algumas das especialidades da região incluem o vinho de Chanti e o vin santo, um vinho doce que se obtém de uvas passas e que se serve normalmente com a sobremesa, juntamente com os cantuccini.

 

Comer um Gelado na Venchi

Ir a Florença e não comer um delicioso gelado não completa a experiência do local. Das muitas gelatarias espelhadas pela cidade, o difícil é escolher.

Perante uma oferta considerável, escolhemos a Venchi que, por si só, enquanto espaço já é um deleite para os olhos. Os gelados, esses, não precisam de grande descrição, são absolutamente maravilhosos.

 

Para Comer

 Restaurante I´Brindellone

Ir a Florença significa comer muito bem. Pratos como a famosa Bisteca Fiorentina, a massa com trufas, ou as Zucchini Flowers fazem as delícias de quem procura satisfazer paladares.

O espaço ideal para provar os famosos pratos da região merece, também, um local especial, como o escondido e concorrido I’Brindellone, fora do burburinho turístico do centro da cidade.

O espaço não é grande, tem duas salas e uma esplanada. O atendimento é muito rápido, e as surpresas gastronómicas chegam à mesa de forma muito eficiente e simpática.

Começamos com o coccoli, um bolinho frito, comida de rua típica da toscana. O bolinho pode ser recheado, mas nós pedimos o “vuoto” (vazio). Seguimos para as incontornáveis Zucchini Flowers e depois para os pratos principais, carne de porco da Toscana estufado, spaghetti à bolonhesa e pasta com trufas.

Acompanhamos com um Chianti e terminámos com um Tiramissú.

Morada: Piazza Piattellina, 10/11r

 

Restaurante La Fiaschetteria

Local muito agradável com atendimento ótimo. Apesar de se localizar próximo do centro histórico, é bastante tranquilo. Almoçamos pizzas deliciosas, acompanhadas de refrigerantes, num ambiente simples e com bom preço.

Morada: Via Dei Neri 17/R

 

Para Ficar

Wine Apartments Florence Ancellotta

Os Wine Apartments Florence Ancellotta oferecem uma seleção de apartamentos localizados próximo do centro histórico de Florença, o local ideal para os amantes da comida, vinho e tradição italiana.

Nós ficamos num apartamento T2 de seu nome Boticelli, com dois quartos, uma casa de banho, sala e cozinha interligadas.

A decoração é muito elegante ao estilo da Toscana. Com um ambiente acolhedor, confortável e muito intimista, revelou-se a escolha perfeita, pois permitiu uma estadia fantástica, num local tranquilo, próximo do centro, mas afastado da confusão de Florença.

Morada: 3 Via Del Leone

Share this post

Sobre

Olá, somos a Carla, o Leonel, a Sofia, a Francisca, e adorámos partir à descoberta do mundo juntos!

Aqui, partilhámos os vários destinos que já visitamos, os hotéis onde ficamos hospedados e os restaurantes que experimentámos. Queremos inspirar quem nos visita, a viajar e a experimentar, pois consideramos que a vida é uma soma de experiências e uma constante procura. Nesta procura, buscamos locais, espaços, gastronomia, cultura, pessoas e, acima de tudo, a felicidade que é poder conhecer, valorizar e preservar o mundo maravilhoso que temos.

Artigos Recentes

Like Us on Facebook

Follow us on Instagram