Se há coisa que apreciámos verdadeiramente é a tranquilidade de um espaço. Se a esta sensação, juntarmos as comodidades, a gastronomia e a simpatia, então, temos os ingredientes perfeitos para uma estadia muito agradável. Foi o que vivemos no Grapple Hotel & Spa.
Carrazeda de Ansiães fica mesmo aqui ao lado. A paisagem nesta altura do ano transforma-se para dar lugar ao colorido, nas vinhas e nos pomares de maçã, um conjunto paisagístico que nos inundou as vistas.
Foi neste cenário, entre os rios Douro e Tua, que nos detivemos por algumas horas a desfrutar do fantástico Grapple Hotel & Spa. Um nome que é uma fusão das palavras uva e maçã, como nos contou a simpática Verónica Veiga que, calorosamente, nos recebeu e nos presenteou com um copo de Vinho do Porto à chegada.
Concebido pela arquiteta Daniela Rebelo e decoração de Nini Andrade, o projeto hoteleiro conta com 10 quartos e 3 vilas (2 vilas T2 e 1 vila T1) que primam pela elegância e estilo contemporâneo. Somos uma família de quatro, por isso, a vila T2 foi o espaço ideal para nos acolher.
Usufruímos do enorme espaço exterior, sobretudo, as mais novas. Correram em redor do lago artificial, molharam as pontas dos pés na piscina exterior, entraram e saíram do parque infantil. Em suma, ficaram-se também, por largos momentos, envoltas em brincadeiras com os pequenos felinos que aqui habitam.
Entardecer. Altura perfeita para caminharmos em direção a uma escadaria interior que nos levou até ao Spa, onde passamos um bom par de horas dedicados ao relaxamento. Ora na piscina interior, ora no jacuzzi, com algumas passagens pela sauna e pelo banho turco, e vista para o Moinho de Vento sobre a fragaria, ao longe.
A noite caiu! É no outono, os dias são mais curtos, mais frios, contudo, convidativos a serões em família. Foi nesta atmosfera maravilhosa que arregaçámos mangas para confecionar um delicioso jantar na cozinha devidamente apetrechada para experiências gastronómicas.
Depois de uns quantos copos de vinho do afamado vinho do Douro, avizinhava-se uma noite serena. Ao longe, os murmúrios noturnos, característicos dos lugares pequenos embalaram-nos até adormecermos.
O Sol apareceu tímido por entre as nuvens. Abrimos a enorme porta de vidro para o exterior e caminhamos até encontrar a sala das refeições do Grapple Hotel, onde nos esperava uma mesa, cuidadosamente, preparada com iguarias que satisfizeram os nossos paladares.
O pequeno almoço é sempre aquele momento esperado num hotel. Sobre a mesa, encontrámos uma deliciosa mistura de cheiros e sabores. A fruta acabada de cortar, o sumo natural feito na hora, o café, os ovos mexidos, o bacon, os queijos, as compotas, a farta padaria, confortaram os nossos famintos estômagos.
Carrazeda de Ansiães é terra de boa gastronomia, é uma terra que sabe receber. Foi sob esta premissa que nos deixámos ficar até à hora do almoço com o objetivo de nos despedirmos do Grapple Hotel com um maravilhoso almoço no restaurante, um espaço que oferece um conjunto de pratos que alia a tradição à mais sofisticada arte culinária, recorrendo, essencialmente, aos produtos locais.
As nossas escolhas recaíram no trio de bísaro, batata nova e migas de couve; pasta com molho pesto, espargos, manjericão, tomate, mozarela e amêndoa laminada e, para terminar, Grapple, uma deliciosa sobremesa confecionada à base de maçã da terra.
Foi neste ambiente luminoso e acolhedor que nos perdemos por algum tempo a saborear os pratos que nos chegaram à mesa, por entre conversas e gargalhadas, até ao momento em que nos despedimos.
Em suma, o Grapple Hotel é um espaço que pretende afirmar-se como sendo um hotel baseado na tradição e nos costumes da terra e das suas gentes, e ao qual queremos voltar brevemente.
Morada do Grapple Hotel & Spa
Rua da Sainça, nº 357
Carrazeda de Ansiães
Telef. 278 616 055
E-mail: info@grapplehotel.pt
Nota: Artigo escrito com o apoio do Grapple Hotel & Spa