#Continuandoàprocura de experiências incríveis no seio de cenários de beleza desconcertante, em janeiro de 2020, estivemos na Serra da Estrela para conhecer aquela que é uma das lagoas mais peculiares da serra, a Lagoa dos Conchos, e fazer o Trilho da Lagoa dos Conchos.
É em pleno maciço superior, a mais de 1500 metros de altitude, que se encontra um dos locais mais surpreendentes da serra, um local que parece ter saído de um filme de ficção científica, tal a estranheza do mesmo. Trata-se de uma lagoa com um enorme buraco por onde as águas parecem fugir para o interior da Terra. Esta abertura surreal, que mais parece um portal para uma outra dimensão, é na verdade um funil artificial que conduz água através de um túnel, uma maravilha da engenharia.
A Lagoa dos Conchos foi criada artificialmente em 1955 durante a construção de uma barragem hidroelétrica ali próxima. Os engenheiros do projeto, em vez de construírem um canal para transportar a água entre a Ribeira das Naves e a Lagoa Comprida, decidiram fazer um túnel através da montanha para ligar os dois lagos, projetado para fornecer água doce às redondezas. O túnel tem 48 metros de coroamento e 1519 metros de comprimento.
Para apreciar esta maravilha da Natureza e esta criação humana, fizemos um percurso pedestre num trilho, não sinalizado, encantador que nos presenteou com paisagens de tirar o fôlego. Foram 10Km, ida e volta, de sensações avassaladoras.
Descrição do percurso
Deixámos o carro no estacionamento junto à Lagoa Comprida e iniciámos o trilho da Lagoa dos Conchos, que fica logo atrás da loja de recordações, por um caminho de terra batida situado à esquerda da referida loja, que não está sinalizado, mas que facilmente se percebe por onde começa e por onde segue.
O trilho não tem grandes desníveis, mas tem alguns troços com bastantes pedras, por isso convém levar calçado apropriado.
O dia esteve excelente, o sol brilhava intensamente e a temperatura estava muito agradável, apesar de ser janeiro. Por alguns momentos, circundámos a Lagoa Comprida e, a dada altura, encontrámos uma bifurcação. Seguimos pela esquerda, por uma ligeira subida, e a cada passo que dávamos, mais deslumbrados ficámos com a beleza à nossa volta. A Natureza na sua plenitude!
Uma hora e meia depois do início da caminhada, chegámos à Lagoa dos Conchos. Contemplámos a lagoa, o funil, as vistas e tirámos fotografias, muitas, que o local assim o exige. Depois aproveitámos para comer e descansar um pouco, até que chegou a hora de regressar, pelo mesmo caminho.
Informação útil
Distância: 10km (5km para cada lado)
Duração: cerca de 3 horas
Tipo de percurso: linear
Dificuldade Técnica: Fácil
Local de Partida/Chegada: Lagoa Comprida
Coordenadas GPS do ponto de Partida/Chegada: 40°21’55.0″N 7°38’47.8″W
Quando Ir: todas as estações são boas para fazer o trilho, mas na nossa opinião, o inverno em dias de sol, é a melhor altura. Na primavera, existe muita água causada pelo degelo, mas há o colorido das flores e o renascer da vegetação. No verão, o facto de não haver sombras, pode tornar a caminhada mais difícil. No outono, os cursos de água estão sempre num nível mais inferior, o que retira beleza ao local.
O que levar:
- Mochila leve com o necessário, nomeadamente, comida e bebida.
- Calçado adequado a caminhadas em montanha.
- Roupa adequada ao tempo. É a Serra da Estrela e, por conseguinte, o tempo poderá mudar rapidamente. Portanto, convém ir prevenido, tanto para o frio, como para o calor.
- Uma máquina fotográfica ou um smartphone para registar os locais.
- Um saco para trazer o lixo que, eventualmente, se faça.