A Serra da Estrela é aquele lugar em Portugal que nos preenche a alma. Está mais do que decidido que voltaremos sempre onde somos permanentemente entregues à contemplação, à paz interior, onde testemunhamos a Natureza no seu estado intocado, exuberante, intenso. Na serra da Estrela tudo é mais sereno e, por isso, vamos desfrutando do melhor que tem para nos oferecer. Que é sempre tanto!
Num varandim para uma paisagem com as quentes cores de verão, tivemos mais uma experiência de alojamento que nos permitiu dormir mais próximo das estrelas. Estamos a falar do Lam Hotel Serra da Estrela localizado na estrada entre a Covilhã e as Penhas da Saúde.
À chegada, para além da cor forte do edifício, destaca-se a sua construção, como que a abraçar a paisagem, e a infinita piscina de cor muito azul, que quase se funde com o céu.
O hotel de quatro estrelas possui 50 quartos de diferentes tipologias. Os melhores quartos são, sem dúvida, os que estão voltados para o vale da Cova da beira.
Pousamos as malas e descemos para a piscina exterior onde nos detivemos até o sol transpor o cume da serra e o calor dar lugar àquele friozinho da montanha.
Deixamos a piscina e, rapidamente, começamos a explorar a pé as redondezas, nomeadamente, o Miradouro dos Carqueijais, uma estrutura metálica colocada sobre a íngreme vertente onde se localiza a cidade da Covilhã e que oferece uma vista sublime. Por ali ficamos até à hora do jantar.
Altura perfeita para conhecer o restaurante do hotel, Cova da Beira, um espaço que se abra para a paisagem e que nos presenteou com uma variedade de especialidades regionais, algumas confecionadas como o saboroso Queijo Serra da Estrela, ou as Papas de Carolo, tão típicas da zona.
A melodia do silêncio da montanha e o murmúrio do vento embalou o nosso sono, proporcionando-nos uma repousante e tranquila noite sob as estrelas.
Às 7h já o sol começava a espalhar a sua magia. Ao longe, no horizonte, os primeiros raios brindaram-nos para mais um dia fantástico na Serra da Estrela. Que lugar magnífico para assistir a uma das mais belas criações da Natureza, o nascer do Sol.
Aguardava-nos o pequeno almoço. Servido no restaurante, é composto por várias iguarias, algumas das quais com produtos locais. Os queijos, sobretudo, o Queijo da Serra, o bacon, os ovos mexidos, os pães, os bolos caseiros e de pastelaria, as compotas, os sumos, o café e o leite, e as frutas confortaram os nossos famintos estômagos.
Houve ainda tempo para contemplar, mais uma vez, a piscina exterior e a paisagem a partir da mesma. Para além desta infraestrutura, o hotel possui um bar no terraço junto à piscina, um court ténis, um salão de jogos, uma área onde as crianças podem brincar, e uma sala de estar muito bonita que oferece uma vista fabulosa para a cidade da Covilhã, ou até onde os olhos conseguem alcançar.
O Lam Hotel Serra da Estrela foi, assim, a base de repouso antes de partirmos à descoberta da montanha mais alta de Portugal, um dos nossos sítios preferidos.
Morada
Nacional Nº 339, Km 28
Covilhã
Telef. 275 319 120