Carla Ferreira

Carla Ferreira

Livraria Lello – Porto

#Continuandoàprocura das livrarias de referência em Portugal, estivemos naquela que é uma das livrarias mais bonitas do mundo, a Livraria Lello.

Localizada na cidade do Porto, a livraria mundialmente famosa, transporta consigo mais de um século de património

As origens da Livraria Lello remontam a 1881, quando os irmãos José e António Lello abriram, um estabelecimento dedicado ao comércio e edição de livros. José Lello, homem de cultura, amante de leitura, dos livros e da música, sonhava tornar-se livreiro, o que se concretizou em 1881. Alguns anos mais tarde, constituiu sociedade com o seu irmão António Lello.

Arquitetura

O edifício da Livraria Lello foi construído em 1906, pela visão sumptuosa do engenheiro Xavier Esteves. A colorida fachada neogótica, com os conhecidos painéis simbolistas que representam as figuras da Arte e da Ciência, são da autoria de José Bielman.

Combinando o estilo Ecléctico e o estilo Art Noveau, encontram-se, no interior do edifício, um conjunto de baixos-relevos onde estão representados os fundadores da livraria, José Lello e António Lello.

Ao longo do espaço existem bustos de alguns dos mais importantes escritores portugueses, como Eça de Queirós, Camilo Castelo Branco ou Teófilo Braga, e um dos ícones da livraria, a escadaria vermelha.

O teto ilude quem o aprecia, pois o que parece madeira talhada é, na realidade, gesso pintado, técnica que foi também utilizada nos ornamentos da escada.

No piso superior, destacam-se os apontamentos Art Déco nas paredes e nas colunas que se erguem desde o piso inferior.

No emblemático vitral, uma estrutura em vidro com 8 metros de comprimento e 3,5 metros de largura, pode-se ler “Decus in Labore”, que significa “Dignidade no Trabalho” e lembra a regra de ouro da casa.

A livraria atualmente

Visitada, todos os dias, por milhares de visitantes oriundos de todo o mundo, continua a viver em perfeita sintonia com o seu tempo, estando mais viva, mais habitada e mais dinâmica do que nunca.

Focada na sua missão de dar mais a ler a mais leitores, a Livraria Lello procura ser um ponto de encontro no Porto e a partir do Porto, para todos os apaixonados por literatura.    

Depois de concluído o programa de rigoroso restauro em 2017, a nova casa revela uma fachada restaurada nas suas cores originais, o célebre vitral que, depois de cuidadosamente desmontado da sua estrutura, recebeu um profundo restauro e limpeza, e revela um interior com melhores condições e espaços novos para otimizar a experiência do visitante.

A Livraria Lello oferece atualmente aos seus visitantes novos espaços. Na cave existe agora um local dedicado à reflexão e intervenção cultural, onde autores, artistas e amantes de cultura poderão dialogar e produzir cultura. Este espaço acolhe, regularmente, uma programação denominada Vozes Vivas, onde se realizam eventos culturais e artísticos nos domínios da literatura, do teatro, do cinema e do debate ideológico. 

Na sala Gemma podem ser encontradas as primeiras edições, edições assinadas pelos autores, livros raros e edições atuais de livros de luxo.

A livraria inaugurou também um espaço dedicado ao público infantil, um mundo da fantasia de contos fantásticos, onde a fada dos livros vem visitar as crianças para lhes contar histórias.

A livraria Lello está ainda fortemente ligada à saga Harry Potter, uma vez que, no início dos anos 90, enquanto escrevia o primeiro livro Harry Potter e a Pedra Filosofal, a escritora J. K. Rowling morou na cidade de Porto. Ela escrevia durante o dia e dava aulas de inglês a noite. Ela frequentava a Livraria Lello e dizem que se inspirou na escadaria da livraria para descrever a escadaria de Hogwarts, a escola de bruxaria, sendo um dos elementos que mais nos chamou a atenção, assim que entrámos no espaço, não obstante, todo o ambiente interno da livraria que é incrivelmente lindo e muito detalhado.

Como visitar a Livraria Lello

O crescente fluxo turístico ao longo dos últimos anos na cidade do Porto, e consequentemente, na Livraria Lello, obrigou a uma nova organização da visita ao edifício, com a introdução em 2015 do voucher descontável em livros.

Devido a grande quantidade de turistas que visitam a livraria diariamente, foi implantada uma taxa de entrada. Mas pensando também em estimular a cultura, o valor dessa taxa pode ser abatido na compra de um livro.

Para agilizar a entrada na livraria, pode-se adquirir o bilhete com antecedência, pelo site. O valor da entrada é de 5€, que poderá ser usado como desconto na compra de um livro. É aceite apenas um voucher por livro.

Comprar o voucher online não dá direito a entrada prioritária, é necessário algum tempo de espera nas longas filas.

Visitar a livraria é realmente incrível, mas é importante que se saiba que todos os dias lá vão imensos turistas, portanto, ela está sempre muito cheia.

 

Horário

Diariamente das 9h30 às 19h30

Preço

5€ por pessoa (a reverter na compra de um livro)

Morada

Rua das Carmelitas, 144

Porto

Mais Informações >

Share this post

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on google
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email

Sobre

Olá, o meu nome é Carla Ferreira. Vivo em Viseu com a minha família, o marido Leonel e as filhas Sofia e Francisca.

Somos apaixonados pelo mundo, pela Natureza, pelas pessoas, culturas e tradições. Somos inquietos, sempre com uma vontade enorme de explorar mais e mais, de estar constantemente à procura. Privilegiamos muito o conhecimento, a valorização, a preservação e a sustentabilidade do planeta Terra. 

Explorar o mundo e partilhá-lo com as pessoas são das coisas que mais gostamos de fazer.

Artigos Recentes

Like Me on Facebook

Follow me on Instagram