Picture of Carla & Leonel

Carla & Leonel

Livraria Lello – Porto

#Continuandoàprocura das livrarias de referência em Portugal, estivemos naquela que é uma das livrarias mais bonitas do mundo, a Livraria Lello.

Localizada na cidade do Porto, a livraria mundialmente famosa, transporta consigo mais de um século de património

As origens da Livraria Lello remontam a 1881, quando os irmãos José e António Lello abriram, um estabelecimento dedicado ao comércio e edição de livros. José Lello, homem de cultura, amante de leitura, dos livros e da música, sonhava tornar-se livreiro, o que se concretizou em 1881. Alguns anos mais tarde, constituiu sociedade com o seu irmão António Lello.

Arquitetura

O edifício da Livraria Lello foi construído em 1906, pela visão sumptuosa do engenheiro Xavier Esteves. A colorida fachada neogótica, com os conhecidos painéis simbolistas que representam as figuras da Arte e da Ciência, são da autoria de José Bielman.

Combinando o estilo Ecléctico e o estilo Art Noveau, encontram-se, no interior do edifício, um conjunto de baixos-relevos onde estão representados os fundadores da livraria, José Lello e António Lello.

Ao longo do espaço existem bustos de alguns dos mais importantes escritores portugueses, como Eça de Queirós, Camilo Castelo Branco ou Teófilo Braga, e um dos ícones da livraria, a escadaria vermelha.

O teto ilude quem o aprecia, pois o que parece madeira talhada é, na realidade, gesso pintado, técnica que foi também utilizada nos ornamentos da escada.

No piso superior, destacam-se os apontamentos Art Déco nas paredes e nas colunas que se erguem desde o piso inferior.

No emblemático vitral, uma estrutura em vidro com 8 metros de comprimento e 3,5 metros de largura, pode-se ler “Decus in Labore”, que significa “Dignidade no Trabalho” e lembra a regra de ouro da casa.

A livraria atualmente

Visitada, todos os dias, por milhares de visitantes oriundos de todo o mundo, continua a viver em perfeita sintonia com o seu tempo, estando mais viva, mais habitada e mais dinâmica do que nunca.

Focada na sua missão de dar mais a ler a mais leitores, a Livraria Lello procura ser um ponto de encontro no Porto e a partir do Porto, para todos os apaixonados por literatura.    

Depois de concluído o programa de rigoroso restauro em 2017, a nova casa revela uma fachada restaurada nas suas cores originais, o célebre vitral que, depois de cuidadosamente desmontado da sua estrutura, recebeu um profundo restauro e limpeza, e revela um interior com melhores condições e espaços novos para otimizar a experiência do visitante.

A Livraria Lello oferece atualmente aos seus visitantes novos espaços. Na cave existe agora um local dedicado à reflexão e intervenção cultural, onde autores, artistas e amantes de cultura poderão dialogar e produzir cultura. Este espaço acolhe, regularmente, uma programação denominada Vozes Vivas, onde se realizam eventos culturais e artísticos nos domínios da literatura, do teatro, do cinema e do debate ideológico. 

Na sala Gemma podem ser encontradas as primeiras edições, edições assinadas pelos autores, livros raros e edições atuais de livros de luxo.

A livraria inaugurou também um espaço dedicado ao público infantil, um mundo da fantasia de contos fantásticos, onde a fada dos livros vem visitar as crianças para lhes contar histórias.

A livraria Lello está ainda fortemente ligada à saga Harry Potter, uma vez que, no início dos anos 90, enquanto escrevia o primeiro livro Harry Potter e a Pedra Filosofal, a escritora J. K. Rowling morou na cidade de Porto. Ela escrevia durante o dia e dava aulas de inglês a noite. Ela frequentava a Livraria Lello e dizem que se inspirou na escadaria da livraria para descrever a escadaria de Hogwarts, a escola de bruxaria, sendo um dos elementos que mais nos chamou a atenção, assim que entrámos no espaço, não obstante, todo o ambiente interno da livraria que é incrivelmente lindo e muito detalhado.

Como visitar a Livraria Lello

O crescente fluxo turístico ao longo dos últimos anos na cidade do Porto, e consequentemente, na Livraria Lello, obrigou a uma nova organização da visita ao edifício, com a introdução em 2015 do voucher descontável em livros.

Devido a grande quantidade de turistas que visitam a livraria diariamente, foi implantada uma taxa de entrada. Mas pensando também em estimular a cultura, o valor dessa taxa pode ser abatido na compra de um livro.

Para agilizar a entrada na livraria, pode-se adquirir o bilhete com antecedência, pelo site. O valor da entrada é de 5€, que poderá ser usado como desconto na compra de um livro. É aceite apenas um voucher por livro.

Comprar o voucher online não dá direito a entrada prioritária, é necessário algum tempo de espera nas longas filas.

Visitar a livraria é realmente incrível, mas é importante que se saiba que todos os dias lá vão imensos turistas, portanto, ela está sempre muito cheia.

 

Horário

Diariamente das 9h30 às 19h30

Preço

5€ por pessoa (a reverter na compra de um livro)

Morada

Rua das Carmelitas, 144

Porto

Mais Informações >

Share this post

Sobre

Olá, somos a Carla, o Leonel, a Sofia, a Francisca, e adorámos partir à descoberta do mundo juntos!

Aqui, partilhámos os vários destinos que já visitamos, os hotéis onde ficamos hospedados e os restaurantes que experimentámos. Queremos inspirar quem nos visita, a viajar e a experimentar, pois consideramos que a vida é uma soma de experiências e uma constante procura. Nesta procura, buscamos locais, espaços, gastronomia, cultura, pessoas e, acima de tudo, a felicidade que é poder conhecer, valorizar e preservar o mundo maravilhoso que temos.

Artigos Recentes

Like Us on Facebook

Follow us on Instagram