Picture of Carla & Leonel

Carla & Leonel

Locais Imperdíveis na Bélgica

Bélgica. Um pequeno país que esconde grandes tesouros culturais, históricos e gastronómicos, famoso no mundo inteiro pelas suas cervejas, chocolates, waffles, marcado pelas muitas batalhas travadas durante as principais guerras europeias ao longo da História.

Mosaico de influências e tradições, onde o antigo e o moderno coexistem harmoniosamente, possui imensas cidades medievais, castelos de outros tempos, arquitetura gótica e charme próprio.

 

Ypres

Pequena cidade localizada na parte ocidental do país, conhecida pelas batalhas sangrentas travadas durante a Primeira Guerra Mundial, e por ter sido uma das linhas da frente do combate.

Atualmente, Ypres oferece uma série de atrações que vão desde os simpáticos cafés, passando pelas lojas, monumentos, terminando nos pequenos chocolatiers de propriedade familiar.

 

Trincheiras da Primeira Guerra Mundial

Os arredores da Ypres guardam até hoje diversas lembranças dos campos de batalha da Primeira Guerra Mundial, que ficou conhecida como Guerra de Trincheiras. A região está repleta de Trincheiras que se estendem por milhares de quilómetros, além de cemitérios e memorias que têm como objetivo relembrar a história e reforçar os horrores da guerra.

 

Bruges

Cidade medieval bem preservada, Património Mundial da UNESCO, conhecida pelos canais e arquitetura de outros tempos. O centro histórico é relativamente pequeno, o que facilita a visita.

Quase tudo acontece à volta da Grote Markt, a praça principal de Bruges, repleta de casinhas coloridas, lojas e restaurantes. Esta praça está rodeada de bonitas atrações, como o Campanário e o Tribunal Provincial, e a obra central é a estátua de Jan Breydel e de Pieter de Coninck.

A Torre Belfry de Bruges e os seus 366 degraus íngremes e estreitos até o topo é um dos pontos de interesse da cidade. Também a Torre dos Sinos de 1240, construída numa época em que Bruges era um centro da indústria de tecidos, merece uma visita.

As Waffles Belgas são um dos atrativos da cidade, havendo dois tipos de waffles: a waffle de Bruxelas é um retângulo perfeito de massa mais macia, a waffle de Liege, de contornos irregulares, é mais crocante porque possui açúcar caramelizado no interior.

 

Gante

Cidade medieval que abriga vários marcos históricos bem preservados, entre os quais a fortaleza medieval do Castelo Gravensteen e a Catedral de Saint Bavo, que inclui o famoso Retábulo de Gante. Além de seu significado histórico, Gante é também um próspero centro cultural, com muitas galerias de arte e museus para explorar.

O Castelo de Gravensteen é um forte bem preservado, construído em 1180, e antiga casa dos condes de Flandres. Ao longo dos séculos, teve diferentes funções: serviu como prisão, tribunal, fábrica de algodão e até depósito de arquivos. Hoje, o castelo é um dos principais pontos turísticos da cidade. Para além das muralhas e da torre, que oferece uma vista soberba sobre a cidade, o fosso e o museu bélico completam o espaço.

Outro ponto de interesse em Gante é a Catedral de Saint Bavo, cuja torre em estilo gótico, a cripta romanesca, e o Retábulo de Gante, com a sua pintura composta por doze painéis, constituem os ex-libris do monumento.

 

Bruxelas

As atrações localizam-se de forma dispersa e, como tal, torna-se necessário recorrer aos transportes públicos para fazer as deslocações.

Atomium, construído para a Exposição Mundial de 1958, é uma estrutura metálica com mais de 100 metros de altura e forma idêntica à do átomo. As nove esferas encontram-se interligadas por tubos de ferro e oferecem conteúdos culturais e vistas panorâmicas sobre a capital.

A Grand-Place, ou Praça Central, é um dos principais pontos turísticos, que a cada dois anos, em agosto, recebe um enorme tapete de flores com begônias montadas em padrões. Património Mundial da UNESCO, a praça empedrada está cercada por prédios governamentais e pela Casa do Rei, onde se encontra o Museu da Cidade de Bruxelas. Centro histórico, social e comercial de Bruxelas com edifícios neogóticos, barrocos e neoclássicos que remontam ao século XIV, é aqui que se encontram alguns dos exemplos mais opulentos da arquitetura belga seiscentista.

Um dos ícones da cidade, uma pequena estátua de bronze de um menino, chama-se Manneken Pis, um garoto a urinar que foi premiada com o galardão de atração turística mais dececionante, mas os locais adoram o menino, a tal ponto que o vestem a rigor em ocasiões especiais e a roupa é guardada na Maison du Roi.

Bem perto deste local, encontram-se as Galeries Royales Saint-Hubert, a artéria comercial de Bruxelas, coberta por uma cúpula, que reúne lojas de marcas de luxo, alguns dos teatros mais conceituados e restaurantes gourmet.

Antes de se deixar Bruxelas, a sugestão é que se provem as batatas fritas belgas, as French Fries, que se encontram em todos os lugares, desde os carrinhos de rua até aos restaurantes de renome.

#Galeria

Share this post

Sobre

Olá, somos a Carla, o Leonel, a Sofia, a Francisca, e adorámos partir à descoberta do mundo juntos!

Aqui, partilhámos os vários destinos que já visitamos, os hotéis onde ficamos hospedados e os restaurantes que experimentámos. Queremos inspirar quem nos visita, a viajar e a experimentar, pois consideramos que a vida é uma soma de experiências e uma constante procura. Nesta procura, buscamos locais, espaços, gastronomia, cultura, pessoas e, acima de tudo, a felicidade que é poder conhecer, valorizar e preservar o mundo maravilhoso que temos.

Artigos Recentes

Like Us on Facebook

Follow us on Instagram