Lago Bled
Qualquer fotografia que se veja do Lago Bled não faz justiça à sua verdadeira beleza por mais fotos que se tirem.
Trata-se de um lago nos Alpes Julianos da região da Alta Carniola, no noroeste da Eslovénia, de origem glaciar e tectónica, com uma pequena ilha, a Ilha de Bled. O lago está situado num ambiente pitoresco, rodeado por montanhas e florestas. Na margem situa-se o Castelo medieval de Bled. O Vale Zaka fica no extremo oeste do lago.
O lago circunda a Ilha de Bled com a sua igreja de peregrinação dedicada à Assunção de Maria (Cerkev Marijinega vnebovzetja), construída no final do século XVII e decorada com restos de afrescos góticos de cerca de 1470. A igreja tem uma torre com 52m e uma escadaria Barroca do ano de 1655 com 99 degraus de pedra.
Fazer uma caminhada em redor do lago, visitar a Ilha de Bled, local onde se localiza a Igreja da Anunciação, conhecer o Castelo de Bled, alugar um barco a remos ou um caiaque, e dar um mergulho nas turquesas águas a 26º do lago, são algumas das atividades a não perder.
Para quem aprecia vistas majestosas, o miradouro Ojstrica é o local ideal para apreciar, tanto lago como toda a envolvente. Para lá chegar é necessário percorrer um trilho com cerca de 1,5km, ida e volta, partindo do Parque de Campismo de Bled, onde existe um parque de estacionamento pago, como todos.
Nenhuma viagem a Bled fica completa sem um Blejska kremšnita ou bolo de creme Bled, um bolo inventado por Ištvan Lukačević, um nativo de Vojvodina, que veio para a Eslovénia como pasteleiro após a Segunda Guerra Mundial. Lukačević trabalhou na padaria Ravnik durante os invernos, onde aprendeu todas as receitas de família, inclusive a receita de creme de confeiteiro de baunilha, que mais tarde se tornou o ingrediente central do bolo de creme Bled.
Nos verões trabalhava no Park Hotel Café e teve a ideia de substituir a šamšnita, então na ementa, por uma sobremesa mais leve, nascendo, desta forma, um dos melhores bolos que já provamos.
Desfiladeiro de Vintgar
O Desfiladeiro de Vintgar localiza-se no coração do Parque Nacional de Triglav, em plenos Alpes Julianos, um majestoso desfiladeiro com cerca de 1,6 km localizado a cerca de 5 km de Bled.
O desfiladeiro foi esculpido pelo rio Radovna, um rio cristalino verde-esmeralda envolto numa paisagem verde, rica em biodiversidade. Pode ser percorrido a pé através de passadiços de madeira suspensos sobre o rio. Ao longo do percurso cruza-se o rio Radovna várias vezes, e passa-se sobre rápidos, cascatas e pequenas lagoas naturais, até à enorme Cascata Sum (Sum Slap) com 16 metros de altura.
No final do percurso, o caminho de regresso faz-se voltando pelo mesmo percurso ou por dois trilhos com diferentes extensões. Nós escolhemos o P1, um trajeto com duração de 55 minutos que passa pela igreja de St. Catherine.
Lago Bohinj
Este é o maior lago da Eslovénia e está localizado no Vale Bohinj dos Alpes Julianos , na região noroeste de Upper Carniola e parte do Parque Nacional Triglav .
O Lago Bohinj tem 4,2 km de comprimento e 1 km de largura máxima. É um lago glaciar, cujas águas límpidas são o habitat da truta marrom , burbot , chub europeu , vairão comum e truta ártica , oito géneros de moluscos , bem como de inúmeras espécies de algas . É um destino popular para natação e outros desportos aquáticos. Na bonita praia que circunda o lago existe uma estátua da lendária camurça Goldhorn ( Zlatorog ), cuja história foi perpetuada pelo poeta Rudolf Baumbach .
Para além da vista, um passeio pelas margens do Bohinj num percurso de 12 km, e uma visita à Igreja de São Batista, completam o programa. Para quem tiver um pouco mais de tempo, pode alugar um barco a remo e fazer um passeio, ou então, dar uns mergulhos ou, simplesmente, descansar nas margens.
Cascata Savica
A Cascata de Savica, com os seus impressionantes 78 metros de altura é uma das cascatas mais visitadas na Eslovénia.
Para aceder à cascata é necessário subir cerca de 500 degraus com uma extensão de 1,6 km ida e volta, no meio da floresta, mas que valem todo o esforço físico.
Castelo Predjama
Predjama possui o maior castelo de cavernas do mundo. Esta impressionante construção está localizada no meio de um penhasco com 123 metros de altura, sobre uma enorme gruta, com uma enorme rede de túneis secretos, que eram utlizados pelo cavaleiro Erazem para rodear os cercos de que era sujeito e para partir nas suas expedições.
Deambular pelo castelo é uma autêntica viagem no tempo e é muito fácil de perceber porque é que foi considerado um dos dez castelos mais fascinantes do mundo. A caverna debaixo do castelo é o lar de milhares de morcegos e, como tal, só pode ser visitada entre maio e setembro, para não incomodar os morcegos durante a sua hibernação.
Aqui, bem próximo, a somente 10 km de distância, encontram-se as gigantescas Grutas de Postojna. Esta rede de grutas possui imponentes montanhas, rios, salões subterrâneos, uma estalagmite de 5 metros de altura.
Também próximo, ficam as Grutas de Skocjan, Património da Humanidade da Unesco, onde se encontra o maior canhão subterrâneo do mundo, uma espécie de Grand Canyon debaixo da terra.
As principais áreas das Grutas de Skocjan só podem ser visitadas com guia, em dois tours, o tour pelo canyon subterrâneo (com duração de 2h) e o tour que acompanha o rio Reca debaixo do solo (com duração de 1h30).