Carla Ferreira

Carla Ferreira

Londres – Inglaterra – Informações Úteis

 
#Continuandoàprocura das grandes capitais europeias, estivemos três dias em Londres na Inglaterra, uma cidade imponente, monumental, cosmopolita e maravilhosa.

 
Londres é a capital da Inglaterra, sendo uma das mais importantes cidades globais, é um dos maiores e mais importantes centros financeiros, possuindo também forte influência em áreas como na política, na arte, na moda, etc, o que contribui para a sua posição global.
Londres tem uma grande diversidade de povos, culturas e religiões e mais de 300 idiomas são falados em seu território. Em julho de 2007, a população oficial era de 7 556 900 habitantes dentro dos limites de Londres, tornando-se o município mais populoso da União Europeia. A área urbana (a segunda maior da UE) tem uma população de 8 278 251 habitantes, enquanto a região metropolitana (a maior da UE) tem uma população total (rural e urbana) estimada entre 12 milhões e 14 milhões de habitantes. O Metro de Londres é a mais extensa rede ferroviária subterrânea do mundo.

 

Londres é servida por aeroportos próximos, como:

– Heathrow – é o aeroporto mais movimentado do mundo em número de passageiros internacionais e o espaço aéreo da cidade é o mais movimentado do qualquer outro centro urbano do mundo.

– Gatwick – é o segundo maior aeroporto de Londres a 45km ao sul do Centro da cidade.
– Stansted – é o terceiro aeroporto mais movimentado de Londres a 64km do Centro da cidade.
– Luton – é o quarto maior aeroporto de Londres a 56 km ao norte do Centro, e serve às companhias de baixo custo.
– London City Airport – é o quinto maior aeroporto de Londres e o mais central da cidade.

 

Para a nossa viagem escolhemos a companhia Ryanair e o aeroporto de Stansted, o transfer para a cidade de Londres pode ser feito da seguinte forma. Nós optámos pelo autocarro.

 

Comboio – há uma estação sob o terminal de Stansted. Os bilhetes podem ser compradas com antecedência ou diretamente na estação. Há dois serviços de comboio a ligar o aeroporto ao centro de Londres:
Stansted Express é a forma mais rápida, ligando o aeroporto à estação Liverpool Street em 46 minutos. Os comboio saem a cada 15 minutos e o bilhete custa £19 (só ida) ou £32 (ida e volta) online. A estação Liverpool Street, que também é uma estação de metro, fica no leste da cidade, mas é bem servida de linhas: Central (vermelha), Bakerloo (marrom), Circle (amarela) e Hammersmith & City (rosa).
Great Anglia é um comboio com algumas paragens até a estação Stratford em Londres. O percurso demora cerca de 60 minutos e a frequência é de 1 comboio por hora nos horários fora de pico, de segunda à sexta-feira somente. Como a diferença de preço para o Stansted Express é muito pequena (a partir de £17 para viagem de ida), acho que só vale a pena se o destino em Londres for próximo de alguma das paragens.

 

Autocarro – é a forma mais em conta para chegar ao centro da capital. São três empresas diferentes que oferecem algumas opções de ligação entre o aeroporto e diversos pontos da capital.
A National Express é a empresa mais bem conceituada e os bilhetes custam a partir de £5 online com antecedência. É mais comum, no entanto, por £10 – 12.

ServiçoDestino em LondresMaior FrequênciaTempo Aproximado
National Express A6 Estação de autocarro de VictoriaA cada 15 min85-120 min
National Express A8Estação Liverpool StreetA cada 20 min65-85 min
National Express A9Estação StratfordA cada 30 min45-60 min
 

Como ir de Stansted a Londres:

A empresa Stansted CityLink começou a operar recentemente uma rota direta entre o aeroporto e a estação King’s Cross/St. Pancras. O bilhete custa £8 (ida) e £15 (ida e volta) e o percurso demora cerca de 1 hora.
A EasyBus faz o transporte de Stansted até a estação Victoria no centro de Londres. O percurso demora entre 85 e 100 minutos, dependendo do horário. Há paragens em Marble Arch, Portman Square, Baker Street, Finchley Road e Golders Green. Há saídas a cada 15 minutos e o serviço opera entre 3h00 e 23h00 (a partir da estação Victoria) e 4h00 a 1h00, a partir do aeroporto. Preço a partir de £8. A EasyBus oferece também transporte para a região leste da cidade com rota para Stratford e Liverpool Street.
A estação de autocarro em Stansted fica em frente ao terminal principal do aeroporto.

Em Londres existe uma grande diversidade de alojamentos. Nós ficámos no simpático e agradável hotel Travelodge London Central City Road, que fica na rua City Road, perto da Estação de Liverpool e da estação de Metro de Old Street.

 

O hotel está bem situado, é simples, mas confortável, tem serviço de pequeno almoço com pão, croissants, manteiga, compotas, nutella, ovos mexidos, bacon, salsichas, cogumelos, café, leite, chá, sumo de máquina, salada de fruta, iogurtes e cereais. O atendimento é muito bom e os funcionários muito prestáveis e simpáticos.
Para conhecer esta magnífica cidade optámos, mais uma vez, nos dois primeiros dias pelo Big Bus, que passa pelas principais atrações de Londres e no último deslocámo-nos de Metro.

 

Share this post

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on google
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email

Sobre

Olá, o meu nome é Carla Ferreira. Vivo em Viseu com a minha família, o marido Leonel e as filhas Sofia e Francisca.

Somos apaixonados pelo mundo, pela Natureza, pelas pessoas, culturas e tradições. Somos inquietos, sempre com uma vontade enorme de explorar mais e mais, de estar constantemente à procura. Privilegiamos muito o conhecimento, a valorização, a preservação e a sustentabilidade do planeta Terra. 

Explorar o mundo e partilhá-lo com as pessoas são das coisas que mais gostamos de fazer.

Artigos Recentes

Like Me on Facebook

Follow me on Instagram