
Londres tem uma grande diversidade de povos, culturas e religiões e mais de 300 idiomas são falados em seu território. Em julho de 2007, a população oficial era de 7 556 900 habitantes dentro dos limites de Londres, tornando-se o município mais populoso da União Europeia. A área urbana (a segunda maior da UE) tem uma população de 8 278 251 habitantes, enquanto a região metropolitana (a maior da UE) tem uma população total (rural e urbana) estimada entre 12 milhões e 14 milhões de habitantes. O Metro de Londres é a mais extensa rede ferroviária subterrânea do mundo.

Londres é servida por aeroportos próximos, como:
– Heathrow – é o aeroporto mais movimentado do mundo em número de passageiros internacionais e o espaço aéreo da cidade é o mais movimentado do qualquer outro centro urbano do mundo.
– Gatwick – é o segundo maior aeroporto de Londres a 45km ao sul do Centro da cidade.
– Stansted – é o terceiro aeroporto mais movimentado de Londres a 64km do Centro da cidade.
– Luton – é o quarto maior aeroporto de Londres a 56 km ao norte do Centro, e serve às companhias de baixo custo.
– London City Airport – é o quinto maior aeroporto de Londres e o mais central da cidade.
Para a nossa viagem escolhemos a companhia Ryanair e o aeroporto de Stansted, o transfer para a cidade de Londres pode ser feito da seguinte forma. Nós optámos pelo autocarro.
Comboio – há uma estação sob o terminal de Stansted. Os bilhetes podem ser compradas com antecedência ou diretamente na estação. Há dois serviços de comboio a ligar o aeroporto ao centro de Londres:
Stansted Express é a forma mais rápida, ligando o aeroporto à estação Liverpool Street em 46 minutos. Os comboio saem a cada 15 minutos e o bilhete custa £19 (só ida) ou £32 (ida e volta) online. A estação Liverpool Street, que também é uma estação de metro, fica no leste da cidade, mas é bem servida de linhas: Central (vermelha), Bakerloo (marrom), Circle (amarela) e Hammersmith & City (rosa).
Great Anglia é um comboio com algumas paragens até a estação Stratford em Londres. O percurso demora cerca de 60 minutos e a frequência é de 1 comboio por hora nos horários fora de pico, de segunda à sexta-feira somente. Como a diferença de preço para o Stansted Express é muito pequena (a partir de £17 para viagem de ida), acho que só vale a pena se o destino em Londres for próximo de alguma das paragens.
Autocarro – é a forma mais em conta para chegar ao centro da capital. São três empresas diferentes que oferecem algumas opções de ligação entre o aeroporto e diversos pontos da capital.
A National Express é a empresa mais bem conceituada e os bilhetes custam a partir de £5 online com antecedência. É mais comum, no entanto, por £10 – 12.
Serviço | Destino em Londres | Maior Frequência | Tempo Aproximado |
National Express A6 | Estação de autocarro de Victoria | A cada 15 min | 85-120 min |
National Express A8 | Estação Liverpool Street | A cada 20 min | 65-85 min |
National Express A9 | Estação Stratford | A cada 30 min | 45-60 min |
Como ir de Stansted a Londres:
A empresa Stansted CityLink começou a operar recentemente uma rota direta entre o aeroporto e a estação King’s Cross/St. Pancras. O bilhete custa £8 (ida) e £15 (ida e volta) e o percurso demora cerca de 1 hora.
A EasyBus faz o transporte de Stansted até a estação Victoria no centro de Londres. O percurso demora entre 85 e 100 minutos, dependendo do horário. Há paragens em Marble Arch, Portman Square, Baker Street, Finchley Road e Golders Green. Há saídas a cada 15 minutos e o serviço opera entre 3h00 e 23h00 (a partir da estação Victoria) e 4h00 a 1h00, a partir do aeroporto. Preço a partir de £8. A EasyBus oferece também transporte para a região leste da cidade com rota para Stratford e Liverpool Street.
A estação de autocarro em Stansted fica em frente ao terminal principal do aeroporto.
Em Londres existe uma grande diversidade de alojamentos. Nós ficámos no simpático e agradável hotel Travelodge London Central City Road, que fica na rua City Road, perto da Estação de Liverpool e da estação de Metro de Old Street.


O hotel está bem situado, é simples, mas confortável, tem serviço de pequeno almoço com pão, croissants, manteiga, compotas, nutella, ovos mexidos, bacon, salsichas, cogumelos, café, leite, chá, sumo de máquina, salada de fruta, iogurtes e cereais. O atendimento é muito bom e os funcionários muito prestáveis e simpáticos.
Para conhecer esta magnífica cidade optámos, mais uma vez, nos dois primeiros dias pelo Big Bus, que passa pelas principais atrações de Londres e no último deslocámo-nos de Metro.
