#Continuandoàprocura de festejos de Carnaval por este pequeno, grande país, estive em Loulé para assistir ao corso carnavalesco mais antigo de Portugal.
No ano de 2016 desfilou-se tendo por base o tema “Grande Naufrágio”, na avenida José da Costa Mealha, onde não faltou a sátira política e social à mistura com a alegria contagiante de cerca de 700 figurantes e 17 carros alegóricos.
Foi nesses carros que os piratas navegaram nessas águas agitadas, nas quais o Capitão António “Gancho” Costa surgiu ao leme de uma caravela cor-de-rosa, o Capitão Passos “Gancho” Coelho foi o “Pirata das Laranjas”, ele que durante quatro anos foi o terror dos mares mas que agora está num barco à deriva. Agora o “Gancho” Costa conta com uma armada de luxo composta pela barcaça de Jerónimo, o bote da Catarina e a jangada do PAN.
Os candidatos presidenciais também fizeram furor neste desfile, com o Capitão Marcelo a comandar o barco presidencial e Sampaio da Nóvoa e Maria de Belém lançados ao mar, dentro de pipas.
No mundo do futebol, o Pirata Jorge Jesus e a sua transferência para o Sporting também esteve em destaque, no carro “Maroscas da Bola”, ao lado dos presidentes dos “três grandes”.
O desfile decorreu entre as 15h e as 17h30, e o som da bateria ouviu-se pela cidade e deram o mote para as escolas de samba e as bailarinas de corpos pintados trazerem cheirinho a Brasil e este Carnaval algarvio.
A festa repete-se na terça-feira, a partir das 15h. A entrada tem um custo de 2€.
