Carla Ferreira

Carla Ferreira

Mais 20 Praias para Conhecer em Portugal

 

Praia da Apúlia – Apúlia

Apúlia é uma praia situada na freguesia de Apúlia, concelho de Esposende, distrito de Braga. É uma praia distinguida com a Bandeira azul.

Esta praia encontra-se inserida na Área da Paisagem Protegida do Litoral de Esposende, um local que encanta pela sua beleza natural.
Com uma grande extensão de areal e passadiços de madeira que levam os banhistas até à areia, a praia conta também com sanitários, restauração, aluguer de barraquinhas coloridas, entre outras.

Trata-se de uma praia arenosa extensa, onde surgem alguns afloramentos rochosos a norte. Termina no molhe a Sul e ao longo da mesma existem os famosos Moinhos de Vento transformados em habitação a coroar uma antiga duna.

Possui parque de estacionamento, restaurante, bar/cafetaria, balneários, aluguer de toldos, chuveiros e acesso a cadeiras de rodas.

É ainda propícia a desportos como windsurf, kitesurf, futebol, voleibol de praia e pesca desportiva.

Possui Bandeira Azul e a qualidade da água é excelente.

 

Praia dos Arrifes – Albufeira

A praia dos Arrifes é uma praia situada no concelho de Albufeira. A praia é uma pequena enseada que é abrigada por arribas baixas esculpidas, onde são visíveis poços naturais, arcos e inúmeras galerias nas paredes rochosas.

Três enormes leixões dominam a linha do horizonte. Por este motivo esta praia é designada localmente por Três Penecos. A área envolvente à praia encontra-se revestida por uma mancha de pinhal.

̇O Parque de estacionamento é em terra batida não ordenado, o acesso à praia é feito através de escadas em madeira, possui restaurante, WC e vigilância na época balnear. A circulação de carros sobre o topo da arriba encontra-se fortemente condicionada, de modo a minimizar a desestabilização da arriba.

 

Praia do Banho – Porto Covo

A Praia do Banho é uma pequena praia localizada mesmo na vila de Porto Côvo. O seu nome deve-se aos tradicionais banhos de 29 de agosto, banhos de cariz tradicional que assumem um propósito regenerador trazido pela bênção de São João Baptista.

O areal é de pequenas dimensões e está rodeado por falésias, por isso é uma praia muito abrigada do mar e do vento. O acesso faz-se por umas escadinhas. O acesso é feito por uma escadaria na vertente Sul.

 

Praia dos Buizinhos – Porto Covo

É uma pequena praia rodeada de rochas. O seu nome deve-se ao facto de nas suas areias existirem muitos búzios usados para fazer peças de artesanato.
A praia localiza-se no extremo Sul da frente urbana de mar de Porto Covo. Está inserida numa enseada virada a Sul.
O areal de pequenas dimensões e em forma de concha, fica quase todo imerso na maré alta. No topo da falésia existe um miradouro.
O acesso é feito por uma escadaria na vertente poente.

 

Praia da Costa Nova – Ílhavo

A praia da Costa Nova do Prado, também conhecida apenas por Costa Nova, situa-se na linha de costa da Ria de Aveiro, no município de Ílhavo.

Teve a sua origem na abertura da barra da Ria de Aveiro, a partir do ano de 1808. A designação,julga-se, dever-se-à a dois factos. O primeiro, “Costa Nova”, em oposição à “Costa Velha” (São Jacinto). Em segundo lugar deve-se ao facto de neste local, ter existido um enorme e verdejante prado.

Banhada por um mar agitado, muito apreciado pelos surfistas, a Praia da Costa Nova do Prado possui um vasto areal que se prolonga para sul em direção à Praia da Vagueira, onde os apreciadores de caminhadas se podem exercitar.

É uma das excelentes praias portuguesas para a prática de desportos náuticos, já que, além da frente atlântica, dispõe também de uma frente ribeirinha para o Canal de Mira da Ria de Aveiro. Além de um dos mais antigos clubes de vela da Ria de Aveiro – o Clube de Vela da Costa Nova, lá se encontram ainda localizadas escolas de kitesurf, canoagem e surf, entre outras modalidades desportivas, com destaque para uma das novidades: o Paddle Surf. A Praia é também atravessada por uma moderna ciclovia/ecovia que a liga quer à Ponte da Barra e à Praia da Barra quer à Praia da Vagueira, esta no vizinho Município de Vagos.

ex-libris desta praia são os “palheiros” – casas com listas verticais ou horizontais intercaladas, antigos armazéns de materiais de pesca, ou armazéns de salga da sardinha, atualmente convertidos em residências balneares.

 

Praia do Farol – Vila Nova de Milfontes

A Praia do Farol é uma bonita praia resguardada, mas muito concorrida, que está situada na margem norte do rio Mira, junto à localidade de Vila Nova de Milfontes, na costa alentejana.

É uma praia conhecida pela sua fraca ondulação e pelo seu fácil acesso, pelo que é muito recomendável para famílias com crianças.

Apresenta um areal extenso que contorna toda a ponta terrestre da parte Norte da barra natural do rio.
Os banhistas podem escolher entre tomar banho no rio ou no Oceano.
Nesta praia é necessária especial atenção com as correntes, sobretudo, quando a maré está a vazar.
No topo da falésia está erigido o Miradouro do Farol de Vila Nova de Milfontes.

Na praia do Farol, existe um mini parque de estacionamento, que dá acesso ao areal através de várias escadas. Já no areal, existe um restaurante que dá apoio à praia.

 

Praia de Foz do Arelho – Caldas da Rainha

Na confluência da Lagoa de Óbidos com o mar, a Foz do Arelho oferece a possibilidade de escolha entre dois tipos de praia distintos. De um lado a lagoa, um lugar de grande beleza, ideal para as crianças, devido às águas tranquilas, e para a prática de windsurf, beneficiando do vento que normalmente aqui se faz sentir.

Do outro lado, a praia aberta ao mar, batido e sem grandes correntes, oferece ótimas condições para a prática de surf e possui Bandeira Azul, confirmando a qualidade das suas águas.

Na zona do pequeno cais, pode comprar toda a variedade de espécies que a Lagoa oferece, do berbigão às amêijoas. Nesta praia existem óptimas esplanadas e restaurantes, onde se pode degustar pratos de peixe, enguias fritas, amêijoas e a magnifica caldeirada da Lagoa.

 

Praia das Furnas – Vila Nova de Milfontes

Inserida no Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina na margem esquerda junto à foz do rio Mira, situa-se a praia das Furnas. Existem vários parques de estacionamento e vários passadiços em madeira. A concessão da praia pertence a dois bares restaurantes.
Os amantes dos desportos náuticos têm a possibilidade de praticar windsurf, vela ou canoagem no curso do rio, onde as águas são bastante mais tranquilas.

 

Praia Grande de Porto Covo – Porto Covo

A Praia de Porto Covo situa-se numa das mais belas aldeias do país e, de certeza, uma das costas mais belas. Localiza-se no extremo Noroeste da aldeia de Porto Covo.
É uma praia ampla e acessível, de areia fina e água transparente. Possui apoios de praia, parque de estacionamento e um Caffé Bar. Tem 2 escadinhas que estão no lado sul da praia junto do estacionamento.
A prática de desportos náuticos é comum nestas águas.
Existem dois acessos, um em cada extremo da zona nascente do areal. O estacionamento de apoio é muito generoso.

 

Praia da Ilha do Pessegueiro – Porto Covo

A Ilha do Pessegueiro “cantada” por Rui Veloso colocou a praia e a vila de Porto Covo no conhecimento de muita gente.

De fácil acesso e bem sinalizada, situa-se logo a seguir a Porto Covo. Tem parque de estacionamento e um restaurante para petiscar a gastronomia local.

Logo no início da praia, encontra uma zona não vigiada, com rocha, mas uns metros mais à frente há todo um areal com vigilância.

De areia branca e águas transparentes, apesar de um pouco mais fria a praia da Ilha do Pessegueiro é um paraíso, podendo sempre nadar da praia até à Ilha do Pessegueiro, ou de barco. Já perto da ilha pode observar os peixes e apreciar o fundo do mar. Aqui encontram-se também vestígios de uma ocupação muito antiga, como a fábrica de salga de peixe da época romana, que se pensa estar na origem do seu nome por derivação do latim “piscatorius”.

 

Praia da Ilha do Farol – Olhão

Partindo de Olhão ou Faro e após um agradável percurso de barco de aproximadamente 40 minutos, está a ilha do Farol.
A praia possui um extenso areal, com águas límpidas e uma fauna diversificada, que só a proximidade com a Ria Formosa permite.
Para quem é adepto da pesca, existe um pontão ali perto, o melhor local para pescar, portanto, a oferta gastronómica do local tem como prato principal o melhor e mais fresco peixe e marisco.

 

Praia da Luz – Lagos

Praia da Luz é uma praia localizada a 7 km de Lagos, na vila da Luz, uma aldeia piscatória, com tem diversos complexos turísticos para férias.

A praia está dividida em duas partes, uma com areia fina e branca, característica da região do Algarve e outra com rochas, a água é limpa e transparente e está qualificada com uma Bandeira Azul. O areal é acompanhado por um passeio com bancos, convidando a uma pausa frente ao mar.

Nesta praia existe a possibilidade de aluguer de diverso equipamento marítimo-turístico, tais como barcos e “gaivotas”, entre outros. Esta praia tem, durante o verão, um Posto de Saúde de Praia disponível, diariamente, entre as 10.00 e as 20.00.

 

Praia do Portinho da Arrábida – Setúbal

Situada no Parque Natural da Serra da Arrábida, a Praia do Portinho é uma das mais bonitas de Portugal. As suas areias brancas e finas e os variados tons de azul das águas límpidas contrastam com a verdejante vegetação da Serra, formando um belíssimo cenário natural.
Nesta baía tranquila é possível praticar mergulho para observar a diversidade marinha, estando no entanto interdita a caça submarina pois o fundo do mar é também considerado reserva natural.

Possui Infra-estruturas de Apoio como, estacionamento, restaurantes, vigilância, toldos e jogos.

É uma praia rochosa, sendo mais arenosa à medida que se caminha para leste (em direção a Setúbal). Consiste numa baía de águas calmas e transparentes, ótimas para mergulho. A leste o areal alarga, sempre acompanhado pelas encostas verdejantes da serra da Arrábida.

Em 2010 a praia do Portinho da Arrábida foi considerada uma das “Sete Maravilhas Naturais de Portugal” na categoria Praias e Falésias.

 

Praia de Salgueiros – Vila Nova de Gaia

Na Praia de Salgueiros conta com uma grande extensão de areia, entrecortado por algumas formações rochosas. Localiza-se no centro de uma enseada pouco pronunciada e possui uma grande extensão de vegetação natural.
Um destino de Verão, que conta com bons apoios de praia, como o aluguer de toldos, restauração, sanitários, entre outros.
Para quem optar por fazer caminhadas, ou pedalar pela costa, conta ainda com um passeio próprio ao longo da praia.
Esta praia é muito frequentada pelos utentes do parque de campismo e pessoas que procuram resolver alguns malefícios de saúde, devido à presença de iodo na água.

 

Praia Stª Eulália – Albufeira 

A Praia de Santa Eulália localiza-se no concelho de Albufeira, no Algarve. Esta praia de arribas baixas encontra-se cercada por um pinhal circundante. O areal é amplo com muitos recantos resultantes das formações rochosas.

O desmoronamento de uma arriba nesta praia no início de abril de 2013 levou a Administração da Região Hidrográfica do Algarve (ARH) e a Agência Portuguesa do Ambiente a darem início às obras de estabilização da arriba. No entanto, a identificação de vestígios arqueológicos no topo da arriba condicionou a intervenção.

A descoberta remonta a 2004, quando a equipa de arqueólogos do Município identificou vestígios de ossadas que acreditam estar relacionadas com a Ermida de Santa Eulália, que ali existiu durante a época medieval. Foram ainda encontradas peças que pertencem a um complexo industrial do período romano, composto por tanques onde os romanos faziam a salga do peixe e confecionavam o “Garum”, um produto feito à base de vísceras de peixe, bastante apreciado na época e que era exportado para outros países.

Este é um achado bastante importante pelo conhecimento que traz do longo período romano da história do Algarve Central.

 

Praia de Santo André – Santiago do Cacém

A Praia da Costa de Santo André possui um areal muito extenso com cerca de 3,4 Km e águas um pouco agitadas.
A nascente, a Lagoa de Santo André que integra a Reserva Natural das Lagoas de Santo André e da Sancha confere uma beleza natural ainda maior a este local.
A praia tem um cordão dunar que acompanha todo o seu comprimento, exceção feita à zona da lagoa, onde a sua vegetação surge a espaços. O nível de biodiversidade é elevado e possui boas condições para a prática do windsurf.

 

Praia de São Torpes – Sines

Esta praia, situada no concelho de Sines, é muito conhecida pela água quente devido à proximidade da central termoeléctrica de Sines, esta praia oferece vários picos de surf (S. Torpes, Pico Loco, L-Point, etc) para todos os níveis.

A praia possui um extenso areal de areias finas e claras, com águas procuradas por surfistas e por adeptos de águas mais quentes.

É famosa, sobretudo, por acreditar-se que foi nesta que deu à costa o corpo de São Torpes e a quem foi buscar o nome pelo qual se tornou conhecida. Perto da praia encontra-se o Padrão de São Torpes, que marca o local exato onde o santo e mártir cristão foi sepultado.

Possui Infra-estruturas de Apoio como, Vigia na época balnear por nadadores-salvadores, parque de estacionamento, limpeza do areal e recolha de lixo, restaurante e Escola de surf.

 

Praia de Sesimbra – Sesimbra

A Praia de Sesimbra estende-se pela marginal ao longo de toda a simpática vila que lhe dá o nome. As suas águas são tranquilas e límpidas, possui bons acessos e estacionamento, tem mantido a bandeira azul, o que torna esta praia muito procurada por famílias.

Trata-se de uma praia de grande extensão, é abrigada dos ventos e apropriada à prática de desportos náuticos. É vigiada, tem boas condições balneares e é muito procurada por praticantes de windsurf ou mergulho. Junto ao areal existem inúmeros restaurantes com o melhor da gastronomia da região.

 

Praia de Tróia – Grândola

A Península de Tróia é uma restinga arenosa com mais de 25 km de comprimento e 0,5 a 1,5 km de largura, no litoral da freguesia de Carvalhal, no concelho de Grândola, entre o oceano Atlântico (a oeste) e o estuário do rio Sado (a leste). A península formou-se nos últimos 5000 anos de sul para norte, desde a Comporta até Tróia em frente à cidade de Setúbal.

A paisagem litoral é caracterizada por uma costa baixa com uma contínua praia arenosa, constituída por vezes pelos sedimentos avermelhados de escarpas arenosas recentes

As praias em Tróia são um local consideravelmente movimentado durante os meses de verão, nomeadamente ao fim-de-semana. Nestas praias poderá encontrar um passadiço que liga as praias às áreas da marina, protegendo a vulnerabilidade das dunas.

O acesso à Praia de Tróia pode ser feito por barco, no cais de embarque de Setúbal ou por terra (Alcácer do Sal-Comporta).
Convida sobretudo a contemplar a beleza da Serra da Arrábida e toda a envolvente de dunas, bem como a possibilidade de ver golfinhos em plena actividade.

Está galardoada com Bandeira Azul e Praia Acessível sendo ainda reconhecida como Qualidade de Ouro, pela Quercus, apresenta um mar calmo de ondulação baixa proporcionando ótimas condições para kitesurf ou windsurf.

 

Praia de Zambujeira do Mar – Odemira

Integrada no Parque Natural da Costa Vicentina e Sudoeste Alentejano, a Praia da Zambujeira do Mar está rodeada por falésias altas, de onde se pode apreciar o oceano. Banhada por um mar de ondulação forte, com boas condições para a prática de surf e bodyboard, a praia está situada junto à povoação da Zambujeira do Mar, com acesso direto. Muito concorrida durante o verão, esta região regista uma enorme afluência de jovens que no 1º fim de semana de Agosto vêm assistir ao Festival do Sudoeste, um dos mais conhecidos festivais de música de Portugal.

Possui acesso para deficientes, duches, boas condições para a prática de surf e bodyboard.Tem um segundo estacionamento no topo da falésia do lado sul da praia

A Praia da Zambujeira do Mar, apresenta um areal de extensão média que se torna mais amplo durante a maré baixa. A Ribeira do Barranco da Zambujeira corta o areal. No topo da arriba Norte, estão a Capela da Nossa Senhora do Mar e um miradouro.
No cimo da arriba Sul, encontra-se a Fonte da “Ti Catarina”. Daqui, avista-se de forma privilegiada um rochedo que se ergue das águas, conhecido por Palheirão.

Share this post

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on google
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email

Sobre

Olá, o meu nome é Carla Ferreira. Vivo em Viseu com a minha família, o marido Leonel e as filhas Sofia e Francisca.

Somos apaixonados pelo mundo, pela Natureza, pelas pessoas, culturas e tradições. Somos inquietos, sempre com uma vontade enorme de explorar mais e mais, de estar constantemente à procura. Privilegiamos muito o conhecimento, a valorização, a preservação e a sustentabilidade do planeta Terra. 

Explorar o mundo e partilhá-lo com as pessoas são das coisas que mais gostamos de fazer.

Artigos Recentes

Like Me on Facebook

Follow me on Instagram