Destinos


 

Mata Nacional do Bussaco - Luso

#Continuando à procura dos espaços verdes em Portugal, fomos conhecer a Mata Nacional do Bussaco, localizada no extremo noroeste da Serra do Bussaco, no concelho da Mealhada, distrito de Coimbra.

Com 549 metros de altitude, a sua localização geográfica confere-lhe um microclima muito particular, com temperaturas amenas, elevada precipitação e frequentes nevoeiro matinais, que favorecem a ocorrência de elevada biodiversidade em Portugal, espécies raras e protegidas aqui identificadas pela primeira vez para a ciência, um adernal que é a única área desta relíquia natural conhecida na Europa, um imponente e majestoso palácio, a única Via-Sacra no mundo à escala de Jerusalém e um Deserto carmelita que é, na Europa, o exemplo mais completo e integral que conseguiu perdurar até aos nossos dias.

A Mata Nacional do Bussaco reúne, pois, um património de valor único no mundo, uma herança secular com relevância histórica, religiosa, militar, botânica, paisagística, arquitetónica e cultural.

Pegando nas palavras de José Saramago “ A Mata do Bussaco não se descreve, o melhor é perder-nos nela”, foi isso mesmo que fizemos, e como foi bom e rico perder-nos na Mata.

Para Ver/ Fazer

Flora

No paraíso verde da Mata do Bussaco, que se estende por 105 hectares, aprende-se a cada passo uma lição de botânica e amor à Natureza. É uma das mais ricas coleções dendrológicas da Europa, que inclui exemplares arborizados notáveis, divididos em quatro unidades de paisagem:

- Arboreto

- Jardins e Vale dos Fetos

- Floresta Relíquia

- Pinhal do Marquês

Fauna

A Mata possui uma vasta diversidade de animais, servindo de abrigo e refúgio para mais de centena e meia de espécies de vertebrados, entre os quais, algumas de grande valor conservacionista, como endemismos ibéricos ou espécies protegidas: 6 espécies de peixes, 10 espécies de anfíbios, 14 espécies de répteis, 85 espécies de aves em estado selvagem, 36 espécies de mamíferos e mais de 1400 invertebrados, com especial destaque para a salamandra-lusitânica e o tritão ventre-laranja, dois sensíveis endemismos ibéricos.

Adernal

O Adernal está inserido na Floresta Relíquia e é uma combinação vegetal, de beleza única, em que o aderno assume porte arbóreo dominante. Em alguns locais, o povoamento de aderno é praticamente puro, formando um bosque com copado denso.

Bar/ Esplanada da Mata

Um local para saborear refeições ligeiras, tomar uma bebida e contemplar a Natureza.

Loja de Produtos da Mata

O espaço tem ao dispor uma loja de Produtos da Mata com produtos típicos da floresta e da região, Vinhos da Bairrada, produtos de Apicultura do Bussaco, licores e peças artesanais. Esta loja serve ainda de ponto de informações acerca da mata.

Património

Todo o parque está classificado como Monumento Nacional, possuindo uma riqueza patrimonial singular. O conjunto arquitetónico inclui o Convento de Santa Cruz, o Palace Hotel do Bussaco, as ermidas de habitação, as capelas de devoção e as capelas dos Passos que compõem a Via-Sacra, a Cerca com as Portas, os cruzeiros, as fontes, os miradouros e as casas florestais.

Palace Hotel do Bussaco: o majestoso palace é um edifício em estilo manuelino, decorado com azulejos, frescos e quadros alusivo à Epopeia dos Descobrimentos, projetado no final do século XIX, pelo arquiteto italiano Luigi Manini. O hotel exibe ainda perfis da Torre de Belém lavrados em pedra de Ançã, alguns arabescos e florescências do Convento de Cristo.

Convento de Santa Cruz: o convento começou a ser construído em 1628 e atualmente para além de ser espaço de visitação é ainda palco de concertos, exposições e cerimónias religiosas. Foi aqui que pernoitou o Duque de Wellington aquando da Batalha do Bussaco em 1810 onde os portugueses e seus aliados ingleses lutaram contra as tropas de Napoleão Bonaparte.

Via–Sacra: a Via-sacra é composta por 20 passos (Paixão e Prisão de Cristo), numa extensão de cerca de 3Km. Foi construída em 1644 por iniciativa de Manuel Saldanha, reitor da Universidade de Coimbra. As imagens que ilustram os passos são do ano de 1938, figuras feitas em barro cozido.

Lagos e Fontes: em toda a floresta a água é um elemento sempre presente. Há sete fontes arquitetónicas construídas no Deserto dos Carmelitas descalços. A Fonte Fria, junto a uma escadaria monumental é a mais famosa de todas. Há também uma cascata e lagos de visita obrigatória, como o Lago Grande e o Lago Pequeno.

Trilhos da Mata

A Fundação Mata do Bussaco tem à disposição quatro passeios pelos trilhos da Mata, orientados por monitores da Fundação:

  1. Trilho da Água
  2. Trilho da Via Sacra
  3. Trilho Militar
  4. Trilho da Floresta Relíquia

Como gostamos particularmente de água escolhemos fazer o Trilho da Água, no entanto, no caminho de regresso acabamos por integrar alguns espaços dos outros trilhos.

Museu Militar do Bussaco

O museu foi inaugurado por D. Manuel II em 1910, na comemoração dos 100 anos da Batalha do Bussaco. Do seu espólio alusivo à Guerra Peninsular, fazem parte armamento, uniformes, gravuras e relíquias diversas.

Visitas para Grupos

A Fundação Mata do Bussaco disponibiliza ainda uma oferta base de visitas temáticas, orientadas por monitores da Fundação, mediante marcação prévia e disponibilidade, em quatro línguas (Português, Inglês, Espanhol e Francês).

Casas do Bussaco

As antigas casas dos guardas florestais deram origem às Casas do Bussaco, alojamentos locais e de Turismo em Espaço Rural, totalmente equipadas com todas as comodidades.

Turismo em Espaço Rural:

- Casa das Ameias T2

- Casa da Feteira T2+2

- Casa do Serpa T2

Alojamento Local:

- Casa da Floresta Relíquia T3+1

- Casa do Miradouro T3

Espaços para Eventos

A Mata Nacional do Bussaco é o cenário ideal para a realização dos mais diversos eventos em espaços como:

- Miradouro das Portas de Coimbra

- Convento de Santa Cruz do Bussaco

- Pérgula e Jardins do Palace Hotel e Bussaco

- Fonte Fria

- Fonte de Santa Teresa

- Parque dos Leões

Educação Ambiental para Todos

Dado o potencial promotor dos valores científicos da Educação Ambiental e dos seus valores naturais foram criadas oficinas temáticas para público escolar, grupos e famílias.

Morada

Fundação Mata do Bussaco

Mata Nacional do Bussaco, Luso

telef: 231 937 000

Mais Informações >

#Galeria