Monsaraz possui uma localização privilegiada, situada no topo de uma colina, oferece vistas maravilhosas sobre o Guadiana e a fronteira de Espanha.
A vila de Monsaraz foi conquistada aos Mouros em 1167, o primeiro foral foi concedido por D. Afonso III em 1276, e o castelo desempenhou ao longo dos séculos o papel de sentinela do Guadiana , vigiando a fronteira com Castela.
Em 2007 Monsaraz foi uma das finalistas no concurso das 7 Maravilhas de Portugal. Conhecer esta linda terra é como viajar no tempo, é conhecer a história no presente.
Como as ruas são estreitas e ancestrais, é aconselhável deixar o carro no parque de estacionamento perto das muralhas e percorrer a vila a pé, aliás, só desta forma é que faz sentido conhecer Monsaraz.
Para Ver
Muralhas
As muralhas que envolvem a vila foram erguidas durante as guerras de Restauração, tem quatro grandes portas, a porta principal, ou Porta da Vila, está protegida por dois torreões semicilíndricos, com um arco gótico e uma lápide em homenagem à Imaculada Conceição. A Porta d´Évora, no lado norte, também tem arco gótico e um cubelo. As restantes Portas d´Alcobaça e do Buçaco, são portas de arco pleno.
Castelo de Monsaraz
O castelo foi mandado construir por D. Dinis no século XIV e está classificado como Monumento Nacional. A antiga praça de armas do castelo é, atualmente, durante as festas em honra de Nosso Senhor Jesus dos Passos, uma espécie de praça de touros, onde decorre anualmente a tradicional tourada. O castelo está na cota mais elevada, apresenta planta quadrangular, com muralha em pedra de xisto e cal reforçada por torres, delimitando a praça de armas, onde se erguem as edificações de alcáçova e a torre de menagem.
Daqui vislumbra-se o grandioso espelho de água da barragem do Alqueva.
Igreja Matriz de Nossa Senhora da Lagoa
Monumento religioso do século XVI em xisto regional da autoria de Pêro Gomes, esta igreja foi erguida sobre as ruínas de uma igreja gótica, destruída devido à peste negra que assolou no passado a região.
A matriz de estilo Renascentista possui um frontão, decorado com um painel de azulejos e uma Cruz da Ordem de Cristo. No interior pode-se visitar o túmulo de Gomes Martins Silvestre, um cavaleiro templário. Fica situada na praça central de Monsaraz, junto à qual se encontra o pelourinho.
Largo D. Nuno Álvares
Local para contemplar e desfrutar da riqueza arquitetónica e histórica dos edifícios aí presentes.
Casa Monsaraz
Também conhecida como Novos Passos da Audiência, data dos finais do século XVII, possui um brasão de armas da vila, o Hospital do Espírito Santo e a Casa da Misericórdia.
Capela de S. José
Local onde os presos recebiam os ofícios divinos
Casa da Inquisição
Casa do Juiz de Fora
Igreja de Santiago
Cisterna
Capela de São João Batista
Também conhecida por Cuba devido à sua forma cúbica de influência mourisca.
Ermidas de São Lázaro, Santa Catarina, São Sebastião e São Bento
Centro Náutico de Monsaraz
Este centro náutico está localizado a cerca de 4km de Monsaraz. Possui um bar com esplanada, um parque de merendas e um cais ancoradouro.
As atividades que se podem praticar neste local são: Sky aquático, passeios de barco, canoagem, insufláveis aquáticos, etc, sendo os passeios de barco no Alqueva uma das atividades com maior procura.
Em junho de 2017, foi inaugurada a praia fluvial de Monsaraz com uma grande extensão de areia, um local magnífico para os dias quentes de verão.
Para Comer
Restaurante Bar Xarez de Monsaraz
Para além da deliciosa gastronomia, o terraço do restaurante oferece uma das melhores vistas que já tivemos oportunidade de ver sobre a planície alentejana, e se a vista for ao Pôr do sol, então não há palavras suficientes que a caracterizem.
O espaço é pequeno, há uma sala para 12 pessoas e a esplanada tem capacidade para 44 pessoas. Encontra-se aberto todos os dias, exceto às quintas.
As especialidades são a sopa de hortaliça, o gaspacho, bacalhau, bife na pedra, migas de espargos, e outros petiscos maravilhosos.