O Monte da Azinheira Grande, localizado em Figueira dos Cavaleiros, próximo de Ferreira do Alentejo, é um verdadeiro oásis de tranquilidade e bem estar.
Aqui, desfruta-se de uma estadia singular, com a tranquilidade do silêncio que se quer no Alentejo, o conforto das instalações e, sobretudo, o modo como os hóspedes são recebidos, o modo como fomos recebidos. Um ambiente muito familiar, muito intimista, afável, como se estivéssemos em casa.
A Casa Grande com o seu pátio à beira da piscina, do qual se pode desfrutar de um arrebatador pôr-do-sol, é ainda outro dos pontos de destaque para uma estadia maravilhosa na planície dourada do Alentejo.
O alojamento rural está, assim, envolto num cenário dominado por olival e alguma área de pecuária, nomeadamente, bovino e alguns rebanhos de ovelhas, numa pequena propriedade agrícola de 33 hectares.
O Monte da Azinheira Grande dispõe de acomodações rústicas e de uma grande variedade de atividades para os hóspedes.
Todas as acomodações climatizadas incluem uma televisão de ecrã plano e uma casa de banho privativa com produtos de higiene pessoal gratuitos. Ao todo, são seis os quartos que fazem parte desta unidade de alojamento, distribuídos por diferentes tipologias. Nós ficamos hospedados num quarto familiar situado no 1º piso, ao qual se acede por uma escada em caracol, que já faz parte do próprio quarto.
A propriedade disponibiliza ainda um apartamento com dois quartos e uma cozinha totalmente equipada e auto-suficiente.
Os hóspedes dispõem de acesso a uma grande variedade de atividades, incluindo ciclismo, equitação, canoagem, tiro com arco e pára-quedismo. Pode ainda passear pela propriedade, de charrete ou a pé, e ficar a conhecer melhor o monte e os animais que aqui vivem, como os patos, galinhas, cavalos, cabras e ovelhas e até porcos do Vietname.
À tarde, e para quebrar o descanso e o “dolce far niente”, a D. Adriana prepara um sumo fresquinho de melancia acompanhado de uns biscoitos caseiros, um miminho muito apreciado.
No final do dia foi um prazer enorme ver as crianças a correrem pelo monte à vontade, a darem de comer aos animais, a brincarem com os cavalos… E depois veio a noite, que serenidade, apenas se ouve ao longe as rãs e a brisa leve do vento.
O dia começou cedo, como é normal por estas bandas. Hora do pequeno almoço. O Monte da Azinheira Grande serve o pequena almoço em regime de buffet muito bom e com produtos regionais. O pão chega todos os dias pela manhã trazido pelo padeiro, depois há os sumos, as compotas, os queijos, os bolos, tudo deliciosamente confeccionado pelas simpáticas funcionárias da casa, a D. Adriana e a D. Dora.
Desde 2012, o Monte da Azinheira Grande tem sido também um pólo importante no paraquedismo desportivo, já que na propriedade existe, desde 2005, um pequeno aeródromo para ser utilizado por aviões ligeiros e um hangar com vista à criação de um polo aeronáutico na região.
Em 2005, foi quando tudo começou, o Monte era apenas um terreno com sobreiros. A pista com 700m em terra batida foi o primeiro de muitos projetos aqui erguidos. De seguida fez-se o hangar de 450m2 e a casa de apoio à atividade. Logo nesse ano, uma escola de paraquedismo iniciou aqui a sua atividade que durou aproximadamente 2 anos.
O Aeródromo particular da Figueira dos Cavaleiros, com 500m de pista de alcatrão e certificado pela ANAC, só abriu em 2008 ao mesmo tempo que se instalou uma nova escola de paraquedismo (GET HIGH), que aqui formou a Sky Dive Europe. Em 2014 abriram mais duas escolas de paraquedismo, tornando assim o espaço mais dinâmico, e uma referência nacional.
O Monte da Azinheira Grande também organiza almoços, jantares, convívios e cerimonias. Por exemplo, os casamentos ganham em originalidade. Os noivos podem chegar de avião ou paraquedas, nem que seja só para a fotografia, num Ford clássico com mais de 50 anos, ou de charrete devidamente decorada para a ocasião
O salão da Casa Grande é o espaço ideal para festas até 30 convidados ou há ainda a possibilidade de colocar uma tenda para um maior número de pessoas.