Carla & Leonel

Carla & Leonel

Na Margem do Rio Minho em Vila Nova de Cerveira

Com os olhos postos no oceano Atlântico e em Espanha, e junto ao rio Minho, Vila Nova de Cerveira, no distrito de Viana do Castelo, conjuga o antigo e o moderno, a História e Natureza, a tradição e a arte contemporânea, pretextos que fazem desta localidade um destino muito apetecido.

Os outros, já se imaginam. Dos castelos aos fortes, dos solares ao casario típico, da beira-rio aos miradouros, da ecopista às atividades náuticas, aos quais ainda se junta a farta gastronomia minhota.

 

Para Ver na Vila

Castelo de Vila Nova de Cerveira

A entrada faz-se pela porta da vila encimada junto à Capela de Nossa Senhora da Ajuda. No interior encontram-se a Igreja da Misericórdia, os antigos Paços do Concelho e o Pelourinho. Um passeio pelas muralhas e torreões permite contemplar o rio e a vila. A oeste fica a Capela de São Sebastião, simbolicamente voltada a Espanha.

 

Praça da Liberdade (Terreiro)

Espaço amplo que obriga a uma paragem numa busca pelo pulsar da vila e um café numa das esplanadas enquanto se observa as elegantes casas senhoriais e solares brasonados em redor.

O destaque vai para a Casa Verde, uma mansão/ palácio oitocentista. Em frente à praça, fica a Fonte da Vila, a fonte de mergulho onde, outrora, a população se abastecia de água, no centro o obelisco e a Memória, uma homenagem aos heróis de Vila Nova de Cerveira, símbolo da resistência minhota às invasões napoleónicas.

 

Igreja de São Cipriano (Igreja Matriz de Vila Nova de Cerveira)

Espaço religioso do século XVI, com fachada barroca, duas torres sineiras e elementos neoclássicos, e altar-mor em talha dourada. Uma referência na vila minhota.

 

Biblioteca Municipal 

Para além do acervo de livros, o espaço inclui os jardins românticos do Solar dos Castros cujo brasão familiar decora a fachada.

 

Capelas da Via Sacra

São sete as capelas de Via Sacra espalhadas pelas ruas e vielas no centro histórico da vila, e que retratam a vida e morte de Jesus Cristo.

 

Jardim de Chagny     

Local onde se encontra o cervo das Terras de Cervaria, o Auditório Municipal, a loja de artesanato e o mural “As Três Marias”.

 

Parque de Lazer do Castelinho

Parque verde e muito aprazível, ideal para piqueniques ou para passeios junto ao Rio Minho.

 

Aquamuseu do Rio Minho

Localizado na zona do Parque de Lazer do Castelinho, o Aquamuseu do Rio Minho tem como objetivo a promoção do património natural e etnográfico associado à pesca tradicional, na bacia hidrográfica do rio Minho.

Foi inaugurado em 2005 e está dividido em 3 pisos constituídos por: Receção/loja do rio, Aquário Público do Rio, Museu das Pescas, biblioteca/auditório e lontrário.

No Aquário Público do Rio está exposta, em aquários com volumes entre 1200 e 5000 litros, a vida aquática dos biótopos mais caraterísticos do rio Minho. Os visitantes farão um percurso que simulará a descida do rio Minho, desde a nascente até à foz.

Numa zona exterior do edifício existe um lontrário, espécie ainda presente na bacia hidrográfica. No Museu das Pescas estão expostas, permanentemente, artes de pesca antigas e recentes (profissional e desportiva), objetos relacionados com a pesca artesanal, maquetas de barcos e fotografias a p/b.

 

Ecopista do Minho

Entre Caminha e Valença, a ecopista é marcada por parques de lazer, praias fluviais, antigas pesqueiras e ancoradouros, e vistas fenomenais para a envolvente, num percurso repleto de adrenalina.

 

Ilha da Boega e Ilha dos Amores

Vila Nova de Cerveira

Ilhas detentoras de uma beleza natural deslumbrante, dada a quase nula intervenção da mão humana. A abundante e variadíssima vegetação, assim como as aves que aqui encontram casa, elevam o encanto das mesmas. Um local ideal para relaxar ou para desfrutar de banhos na tranquilidade do rio Minho.

 

Para Ver no Concelho

Praia Fluvial da Lenta

Vila Nova de Cerveira

A Praia Fluvial da Lenta é uma espécie de península no Rio Minho, ideal para banhos ou para piqueniques, passeios a pé ou de bicicleta, ou para birdwatching. O local possui uma esplanada no bar Sogra com vista privilegiada para o rio.

 

Forte de São Francisco de Lovelhe

Vila Nova de Cerveira

Para além da vista desafogada para a Ponte da Amizade, o Forte de São Francisco de Lovelhe faz parte do complexo militar defensivo da raia minhota, edificado na época da Restauração juntamente com o Castelo de Vila Nova de Cerveira e o da Atalaia de Lovelhe. Nas imediações do Forte encontra-se o Aro Arqueológico de Lovelhe, o qual exibe vestígios arqueológicos da ocupação humana desde o primeiro milénio a.C.

 

Moinhos da Gávea

O Núcleo Interpretativo dos Moinhos da Gávea é constituído por cinco moinhos de rodízio tradicionais do Minho recuperados para preservar a memória dos antepassados.

Em cada moinho existem instrumentos e informação sobre a temática da molinologia, dos cerais à farinha, passando pelo quotidiano dos moleiros e técnicas de moagem. Para visitar os moinhos é necessária marcação prévia.

 

Forca Medieval de Vila Nova da Cerveira

Localizada numa encosta do lugar de Cortes, a Forca Medieval de Vila Nova de Cerveira, foi praticamente “engolida” pela malha urbana na Rua do Alto da Forca. Da original só restou uma das secções quadrangulares.

 

Miradouro e Baloiço do Cervo

Ninguém fica indiferente ao Cervo no Alto do Castro da Serra da Gávea, uma escultura de José Rodrigues, que dedicou talento, obra e vida a Vila Nova de Cerveira.

Representa a lenda do “Cervo Rei”, na origem das “Terras de Cervaria”, do alto dos seus 300 metros. Ao miradouro, veio a juntar-se, posteriormente, o Baloiço CerLove, um local com umas vistas lindíssimas sobre o rio até ao oceano.

 

Capela da Senhora da Encarnação

A devoção cerveirense à Senhora da Encarnação acontece desde a sua “aparição” no Monte do Crasto, facto que originou a construção de uma capela em sua honra. Do conjunto fazem parte a “porta aberta à natureza”, o parque de merendas, e o miradouro com as suas vistas estonteantes.

 

Miradouro da Pedra Furada

Vila Nova de Cerveira

Este local possui dois nomes. Miradouro do Espírito Santo por se situar no monte homónimo e no exato local onde a Capela do Espírito Santo foi projetada, mas nunca construída, segundo dizem, e o Miradouro Porta do Céu pela silhueta marcada pelo pórtico da referida capela.

 

Miradouro e Capela da Senhora da Encarnação

Miradouro localizado num afloramento granítico, completamente natural, cujos penedos adquiriram formas interessantes, motivadas pela ação da erosão dos elementos.

 

Para Comer

Restaurante Dom Júlio

Os sabores minhotos encontraram no restaurante Dom Júlio um espaço para serem degustados e a cozinha de autor um local para dar largas à imaginação. Um espaço que sofreu uma remodelação completa para se transformar também num local para eventos.

Ler Mais >

 

Para Ficar

 Hotel do Minho

Valença e Vila Nova de Cerveira ficam a meio caminho de um hotel que conjuga a tradição minhota com a modernidade intimista. Estamos no Minho e esta unidade hoteleira homenageia, precisamente, a região que, por sua vez, empresta o nome ao espaço.

O Hotel Minho é uma unidade hoteleira de quatro estrelas que nos acolheu com grande simpatia e hospitalidade como é costume por estas bandas. Possui 60 quartos de diferentes tipologias e 5 suites, independentes do edifício principal do hotel, com dois pisos, terraços, sala de estar e kitchenette.

Ler Mais >

Entre o património histórico e património natural, miradouros e trilhos, praias fluviais e parques de lazer, Vila Nova de Cerveira é daqueles sítios que apetece repetir pois para além das suas caraterísticas únicas, é uma região próxima de tudo. Mar, rio, montanha, vizinhança com outro país, fazem parte do seu ADN.

Mais Informações >

Share this post

Sobre

Olá, somos a Carla, o Leonel, a Sofia, a Francisca, e adorámos partir à descoberta do mundo juntos!

Aqui, partilhámos os vários destinos que já visitamos, os hotéis onde ficamos hospedados e os restaurantes que experimentámos. Queremos inspirar quem nos visita, a viajar e a experimentar, pois consideramos que a vida é uma soma de experiências e uma constante procura. Nesta procura, buscamos locais, espaços, gastronomia, cultura, pessoas e, acima de tudo, a felicidade que é poder conhecer, valorizar e preservar o mundo maravilhoso que temos.

Artigos Recentes

Like Us on Facebook

Follow us on Instagram