Carla & Leonel

Carla & Leonel

Oceanário de Lisboa

 
#Continuandoàprocura dos espaços emblemáticos de Portugal, o Oceanário de Lisboa é um daqueles lugares que surpreende os seus visitantes, quer pela dimensão do espaço, quer pela variedade de espécies (aves, mamíferos, peixes e outros habitantes marinhos), quer pelo excelente trabalho educativo que prestam.
 
 

O Oceanário  localiza-se na freguesia do Parque das Nações, na cidade de Lisboa. Trata-se de um gigante aquário público e instituição de pesquisa sobre Biologia Marinha e Oceanografia.

 

É o segundo maior oceanário da península Ibérica e foi construído e inaugurado no âmbito da Expo 98, a última exposição mundial do século XX, com o tema “Os Oceanos, um Património para o Futuro”.

 
 

Em abril de 2011, foi inaugurado um novo edifício, o “Edifício do Mar”, da autoria do arquiteto Pedro Campos Costa e marcou a conclusão do projeto de expansão do Oceanário. As novas instalações aumentaram a oferta da instituição com serviços que reforçam o papel da mesma na promoção do conhecimento dos oceanos. O novo edifício inclui uma área dedicada a exposições temporárias, uma nova área de acolhimento aos visitantes e bilheteiras, um auditório e um restaurante, o “Tejo”.

 
 
A instituição parcerias com instituições e universidades em projetos de investigação científica e de conservação da natureza.
Com uma área total de 20.000 metros quadrados, o Oceanário tem cerca de 7.500.000 litros de água divididos por mais de 30 aquários e 8000 organismos (entre animais e plantas) de 500 espécies diferentes.
 

No interior, a principal atração é o aquário central, com 5.000.000 de litros, que representa o Oceano Global, onde coexistem várias espécies de peixes como tubarões, barracudas, raias, atuns e pequenos peixes tropicais.

Destacam-se ainda mais quatro diferentes aquários que representam os habitats marinhos do Atlântico Norte (costa dos Açores), do oceano Antártico, do Pacífico temperado (costas rochosas) e do Índico Tropical (recife de coral).


A mascote do Oceanário de Lisboa é o boneco Vasco, com o lema: “O Vasco é boa onda!”, uma referência ao navegador português Vasco da Gama. O “Vasco” encontra-se em dois lugares para “saudar” os visitantes: em frente à entrada principal e na baía em frente ao Oceanário.

 

Mais Informações
https://www.oceanario.pt/

Share this post

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on google
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email

Sobre

Olá, somos a Carla, o Leonel, a Sofia, a Francisca, e adorámos partir à descoberta do mundo juntos!

Aqui, partilhámos os vários destinos que já visitamos, os hotéis onde ficamos hospedados e os restaurantes que experimentámos. Queremos inspirar quem nos visita, a viajar e a experimentar, pois consideramos que a vida é uma soma de experiências e uma constante procura. Nesta procura, buscamos locais, espaços, gastronomia, cultura, pessoas e, acima de tudo, a felicidade que é poder conhecer, valorizar e preservar o mundo maravilhoso que temos.

Artigos Recentes

Like Me on Facebook

Follow me on Instagram