Picture of Carla & Leonel

Carla & Leonel

Ourense – O Charme de uma Cidade Termal em Espanha

Conhecida pelas suas águas termais e arquitetura histórica, Ourense é um convite para aqueles que desejam explorar uma Espanha menos óbvia.

Ourense

Designada de “a cidade das águas” por ser um dos principais destinos termais de Espanha, aqui existem várias fontes termais naturais espalhadas por toda a cidade e pelos seus arredores, sendo uma das mais famosas as “Burgas”.

Visitar Ourense é também uma oportunidade de mergulhar na rica gastronomia galega, como o pulpo à feira (polvo à galega), que é uma especialidade da região. Outra iguaria que não pode faltar é a empanada galega, um tipo de torta recheada com carne, peixe ou mariscos. Vale a pena também experimentar a lamprea, um prato tradicional feito com um peixe do rio, cozido no seu próprio sangue e vinho.

 

Um Roteiro pela Zona Histórica

Para os apreciadores de História, qualquer roteiro começa pela zona histórica. Foi precisamente nesta zona de Ourense que iniciámos a nossa visita. Em concreto e, após deixarmos o nosso alojamento, próximo da Rua do Progresso, começámos por percorrer a Rua da Concordia, uma das ruas pedonais da cidade por onde desfilam as grandes marcas de lojas.

Cruzando a Rua do Passeo, rua que exibe a fascinante arquitetura de Ourense, deparámo-nos com a Plaza Eugenio de Montes onde se localiza o Centro Cultural Marcos Válcarcel e o magnífico jardim luxuriante que ladeia o edifício. Continuando na mesma rua, chegámos à Igreja de Santa Eufemia, a segunda maior igreja de Ourense com a sua fachada côncava considerada um exemplar do barroco galego.

Depressa chegamos à Plaza Maior, a única plaza mayor de Espanha que é inclinada, dominada pelo Ayuntamento (Casa Consistorial). A arquitetura revela a traça medieval nas arcadas e a época áurea da cidade dos seculos XVI e XVII, destacando-se o Museu Arqueológico (antigo Palacio Episcopal), a ermida dos Santos Cosme e Damián (e seu famoso presépio), e a casa de Fermín García (com toques modernistas).

Ourense

Subimos pelas ruelas boémias do centro histórico de Ourense, passámos pela Plaza dos Suaves (uma homenagem à banda de rock Los Suaves que pôs Ourense nas bocas do mundo) até à Plaza do Trigo rodeada por pórticos e casas nobres, com a sua Fonte Nova ao centro. O nome desta praça advém do facto deste local ter funcionado como mercado de cereais, abençoado pela catedral.

Nesta zona, encontra-se a grandiosa Catedral de Ourense e as monumentais escadarias do Pórtico Oeste da Catedral, construídas já no século XX. A sua aparência fortificada de estilo românico foi iniciada no século XII, mas o templo revela elementos claros da transição do românico para o gótico. No interior, vale a pena a apreciar a Capela Maior, a Capela do Santo Cristo, o Zimbório e o Pórtico do Paraíso.

Ourense

Continuando pela bonita Plazuela de la Madalena, outrora claustro e cemitério, passámos pela Igreja de Santa María Madre, a mais antiga de Ourense, cujo pórtico conserva colunas do século VI e vestígios da primitiva catedral sueva dos tempos em que Ourense foi capital do reino germânico.

Seguimos pela Plaza de la Victoria para admirar o seu cruzeiro e dirigimo-nos para a Plaza das Burgas onde se encontram As Burgas que estão na origem do termalismo em Ourense e até da própria cidade. Águas brotam a cerca de 60º C e enchem os 200 m2 das duas piscinas: a burga de arriba e a burga de abaixo. No local há ainda um centro de interpretação do termalismo de Ourense.

Ourense

Após termos conhecido a zona histórica, regressámos à Rua do Progresso, passando pela Plaza Bispo Cesáreo onde se encontram as letras que dão nome à cidade. O Parque da Alameda fica no outro lado da rua e convida a uma pausa nos belos jardins.

Daqui, voltámos à Rua do Progresso e caminhámos até junto ao Rio Minho para ver a milenar Ponte Vella, a Ponte Romana de Ourense, ainda assente sobre as mesmas pedras da primitiva ponte construída pelos romanos no século I, ainda mantém seu arco central original, oferecendo uma vista impressionante do rio e da cidade. Esta ponte é, frequentemente, atravessada pelos peregrinos que percorrem o Caminho Sanabrés e a Vía de la Plata até Santiago de Compostela.

Ourense

Um pouco para jusante, encontra-se a Ponte do Milénio, cujo destaque vai para o design futurista e um passadiço elevado e ondulante para pedestres, proporcionando uma experiência visual impressionante, especialmente à noite, quando está iluminada.

Ourense

 

Ourense, a cidade termal da Galiza

O leque de escolha de fontes termais que alimentam as pozas em Ourense e arredores é vasto. Para sentir a essência da cidade, há que mergulhar literalmente nesta experiência de saúde e bem-estar. Com esta ideia na menta, fomos experimentar as Termas de Outariz e podemos confirmar que se trata de um espaço bonito de puro relaxamento para o corpo e para a mente que inclui diversas pozas com água termal a diferentes temperaturas, localizadas no exterior e no interior do edifício.

Ourense

Trata-se de uma experiência sensitiva que desperta os sentidos. Integrada numa paisagem verde, onde apenas se ouve a corrente da água do Rio Minho e algum burburinho por parte dos utilizadores, a sensação de relaxamento é a que mais se evidencia, para além do cheiro emanado pelas águas sulfurosas.

A maior parte das fontes termais estão localizadas nas margens do rio Minho, localizadas ao ar livre e de usufruto gratuito. Os espaços termais privados, com entrada paga, têm piscinas tanto no exterior como no interior, áreas de sauna e tratamentos de beleza.

Algumas das melhores termas de Ourense são:

  • Termas de A Chavasqueira: Localizadas à saída da cidade, possui piscinas gratuitas de uso público e um complexo privado de inspiração japonesa.
  • Termas de O Tinteiro: Termas situadas a apenas a 500 metros da anterior.
  • Burga do Muíño das Veigas: As piscinas públicas do Muíño das Veigas as águas saem a temperaturas entre 65ºC e 72ºC.
  • Termas de Outariz: Estância termal privada.
  • Termas de Outariz e Canedo: Situadas junto às Termas do Outariz, mas de utilização gratuita.

Ourense

Estes espaços termais encontram-se ligados pelo Passeio Termal ao longo da margem norte do rio Minho. Uma infraestrutura muito agradável, com muita sombra e zonas de descanso.

Ourense

 

Para Ficar

Casa Miño

Ourense é um destino famoso pelas suas termas naturais, pela sua rica cultura e pelas paisagens verde luxuriantes. Para quem procura uma experiência cómoda e acolhedora ao visitar esta cidade, o alojamento Casa Miño é a escolha perfeita.

Este bonito alojamento combina a atmosfera rústica galega com o conforto e as comodidades modernas, criando um espaço onde os hóspedes se sentem em casa enquanto exploram as belezas de Ourense e arredores.

Ler Mais >

Share this post

Sobre

Olá, somos a Carla, o Leonel, a Sofia, a Francisca, e adorámos partir à descoberta do mundo juntos!

Aqui, partilhámos os vários destinos que já visitamos, os hotéis onde ficamos hospedados e os restaurantes que experimentámos. Queremos inspirar quem nos visita, a viajar e a experimentar, pois consideramos que a vida é uma soma de experiências e uma constante procura. Nesta procura, buscamos locais, espaços, gastronomia, cultura, pessoas e, acima de tudo, a felicidade que é poder conhecer, valorizar e preservar o mundo maravilhoso que temos.

Artigos Recentes

Like Us on Facebook

Follow us on Instagram